afiliado ou produtor

Afiliado ou produtor de conteúdo? Confira prós e contras de cada um

Ganhar dinheiro na internet já é uma realidade para muita gente. Então, por que não fazer parte disso? Afinal, não faltam opções no mercado digital para conquistar seu lugar ao sol e ter bons ganhos. Entre as possibilidades de gerar uma nova fonte de renda, você pode se tornar afiliado ou produtor de conteúdo.  

Neste artigo, vamos mostrar as diferenças entre as duas áreas. O que faz, quais as vantagens e o perfil do produtor x afiliado. Além disso, você conhecerá alguns dos principais nichos de mercado em alta para alcançar a sua independência financeira.

Quer saber mais sobre as duas trilhas antes de dar o próximo passo e decidir ser afiliado ou produtor de conteúdo? Boa leitura! 

O que faz um produtor digital na prática?

Como o nome já mostra, o produtor digital é responsável por criar infoprodutos. Mas o que é infoproduto? Entre os formatos, temos e-books, whitepapers, cursos online, webinars, posts para blogs e mídias sociais, infográficos, consultoria, podcasts. Ou seja, é todo conteúdo que pode ser distribuído e consumido de forma digital. 

Perfil

Para ser um produtor de conteúdo, é preciso ter conhecimento sobre uma determinada área ou ter uma habilidade que possa ser compartilhada. Um professor, por exemplo, pode criar aulas online dentro da sua especialidade. Quem tem dotes culinários e gosta de passar o tempo na cozinha, pode compartilhar receitas por vídeo e/ou em um e-book. 

Esse é o primeiro passo para se tornar um produtor digital. Também inclui conhecer seu público, ter noções de técnicas de vendas, marketing digital e ferramentas online para ampliar o seu alcance na web. Entre as características mais comuns dos profissionais que atuam como produtores:

  • facilidade para ensinar;
  • especialidade em um nicho de mercado;
  • comprometimento em manter um ritmo de produção;
  • acompanhamento de todas as etapas (da produção de conteúdo à divulgação) com a possibilidade de contar com um afiliado. 

Então, se você se encaixa em uma ou mais características, compensa ser produtor digital ou ao menos cogitar a possibilidade de ingressar no mercado. Aliás, ainda vale destacar que ele é responsável por garantir a qualidade do produto e tirar dúvidas do consumidor. Em poucas palavras, o produtor de conteúdo é o “dono” do produto.

Uma das principais vantagens para quem escolhe a trilha da produção digital é o potencial de vendas em escala. Afinal, na web seu alcance não tem limites. Sem contar o baixo custo, já que não há preocupações com logística de entrega ou local para armazenar o produto. O maior desafio é a divulgação, saber se posicionar e fazer bom uso do Marketing Digital.

O que faz um afiliado digital?

Se o produtor é quem produz conteúdo, como é o trabalho do afiliado digital? Ele entra na parte da divulgação e da venda do produto. Assim sendo, é o profissional que desempenha o papel de promotor, fazendo a ponte entre o produto e seus potenciais clientes. Não há a necessidade de criar qualquer tipo de conteúdo.

Perfil

Para ser um afiliado digital, você não precisa ter conhecimento específico. Pode, inclusive, vender diferentes tipos de produtos ao mesmo tempo. Cursos online de diversas áreas, e-books com dicas de alimentação saudável e programas de mentoria sobre o mercado imobiliário são alguns exemplos. 

Os mesmos conhecimentos sobre a persona, técnicas de vendas e marketing digital se aplicam aqui. Também é importante entender o nicho de mercado de cada produto, bem como avaliar tendências de consumo e os canais de divulgação. Entre as habilidades mais importantes de um afiliado digital:

  • curiosidade para aprender sobre o nicho que escolher;
  • aprendizado constante sobre técnicas de vendas;
  • autonomia para diversificar seu catálogo de produtos digitais;
  • foco total em estratégias de divulgação em diferentes canais, seja por meio de anúncios ou tráfego orgânico.

Identificou-se com um ou mais pontos? Então, considere seguir o caminho de um afiliado digital. Para cada produto, você receberá um link exclusivo para divulgar na web. E a cada venda, a recompensa vem na forma de uma comissão. Um dos maiores benefícios da profissão é ter ganhos ilimitados sem ter que produzir o conteúdo.

O potencial de vendas em escala é ainda maior, já que você pode oferecer diversos produtos e ainda contar com o suporte de uma plataforma parceira. Aqui na Consultoria Educação, nossos consultores têm acesso a treinamentos semanais de vendas e Marketing Digital. Eles também podem trabalhar com horário flexível e total autonomia

Por que ser afiliado digital compensa mais?

Agora que você chegou até aqui, ainda está em dúvida se segue como afiliado ou produtor de conteúdo? A escolha depende muito do seu perfil e dos seus objetivos profissionais. Para ajudar, vamos mostrar por que ser afiliado digital compensa mais. Um dos motivos é ter a chance de trabalhar com vários produtos de forma simultânea.

Outra razão é não se preocupar com a produção de conteúdo. Basta escolher o infoproduto que quer promover e focar em sua divulgação. Além disso, o afiliado também recebe suporte da plataforma parceira, como treinamento de vendas e marketing digital. Pode trabalhar com autonomia, sem escala de horários, cobrança de chefe ou a necessidade de se deslocar.

Um dos maiores benefícios vem com a possibilidade de ganhos ilimitados, ao mesmo tempo em que não requer um investimento inicial. Nem de produção, nem financeiro. Você pode até adotar o uso de anúncios, mas o custo é administrado de acordo com a sua estratégia de divulgação. Então, é possível ter um controle do que entra e sai.

Quais são as áreas em alta para ser afiliado?

Com o avanço da tecnologia e a aceleração da transformação digital, o mercado digital se expandiu. Entre as áreas em alta, podemos destacar o setor de alimentação, que cresceu com o uso de aplicativos para pedir comida, por exemplo. Além disso, muitos recorreram a vídeos e e-books para aprender a cozinhar.

O mercado imobiliário também ganhou força, com a possibilidade de alugar imóveis em um processo 100% digital. O que dizer da educação a distância? Sem dúvida, é um dos maiores destaques do cenário atual e uma das áreas mais promissoras para um afiliado digital. 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve um aumento de 378,9% na procura de cursos EAD no ensino superior. Cursos online oferecem comodidade para quem quer estudar no conforto da sua casa e flexibilidade para acompanhar as aulas conforme a rotina de cada aluno.

Então, se animou com as possibilidades do mercado digital? Seja como afiliado ou produtor de conteúdo, não faltam oportunidades para você ganhar dinheiro com a internet. Se optar pelos benefícios do mercado de afiliados — autonomia, horário flexível e ganhos ilimitados — a Consultoria Educação pode ser a sua porta de entrada. Além de vender cursos online, os consultores têm acesso a treinamentos e suporte.

Quer se tornar um consultor? Faça o seu cadastro no nosso aplicativo e comece a rentabilizar agora mesmo! 

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.