algoritmo do instagram

Algoritmo do Instagram: entenda o que é e como funciona

Se você usa o Instagram para captar clientes e manter seu público engajado, é bem provável que se interesse em saber como ele funciona exatamente. O algoritmo do Instagram conta com características únicas que o diferenciam das demais redes sociais. Além disso, passa por atualizações frequentes que merecem atenção.

Neste post, preparamos um guia completo de como funciona o algoritmo do Instagram, além de estratégias para raquear o algoritmo e alcançar o seu público. Confira!

O que é o algoritmo do Instagram?

O algoritmo de uma rede social é um conjunto de regras que determinam quais conteúdos e quais páginas aparecem na linha do tempo. No Instagram, existe uma combinação de algoritmos que trabalham para personalizar a experiência do usuário.

A rede social Instagram inicialmente usava um algoritmo simples que exibia as postagens na ordem de como elas foram criadas, mas, nos últimos anos, a rede se tornou um sistema altamente sofisticado para determinar qual conteúdo exibir para cada usuário com base no que mais importa para ele.

Como o algoritmo do Instagram funciona?

De acordo com o próprio Instagram, cada parte do aplicativo usa seu próprio algoritmo. Isso significa que o algoritmo Feed funciona de maneira diferente do algoritmo da página Explorar. A página Explorar também usa um algoritmo diferente do Reels e dos Stories.

A justificativa para isso acontecer é simples: a maneira como os usuários normalmente interagem com diferentes partes do aplicativo varia. Por exemplo, as pessoas tendem a procurar histórias de seus amigos mais próximos no Feed, mas gostariam de descobrir novos conteúdos na parte Explorar do aplicativo.

Essa lógica garante que a experiência do usuário seja altamente personalizada de acordo com as preferências de cada um. Isso significa que dois usuários não verão a mesma coisa.

Da mesma forma, ainda que uma única pessoa gerencie contas diferentes, as recomendações de conteúdo não serão exatamente as mesmas.

Algoritmo do Feed e Stories

Os usuários querem ver o conteúdo de amigos e de familiares em seus feeds e Stories. Por isso, o processo de classificação do Instagram para esses dois espaços funciona mais ou menos da mesma maneira. O Feed e os Stories exibem apenas conteúdo de pessoas que você segue, além de anúncios.

Para classificar com precisão os conteúdos, o Instagram prioriza as seguintes características:

  • informações da postagem: o algoritmo do Instagram analisa a popularidade de uma postagem em quantidade de curtidas. O aplicativo também considera detalhes menores, como o tempo de postagem, duração de vídeos e localização (se houver);
  • informações sobre o perfil: para ter uma noção de quão importante uma pessoa é para o usuário, o Instagram considera a frequência com que ele interage com a pessoa e se essas interações são recentes;
  • atividade do usuário: o Instagram busca entender no que você pode estar interessado com base em fatores como o número de postagens curtidas e com quais tipos de conteúdo se envolve;
  • histórico de interação: o algoritmo do Instagram busca ter uma ideia melhor do seu interesse em ver o conteúdo de um usuário específico observando alguns sinais de interação, como se comenta ou não as postagens do usuário e vice-versa.

O algoritmo do Instagram usa essas informações para fazer previsões sobre a probabilidade de você interagir com uma determinada postagem.

Por exemplo, no Feed, o aplicativo analisa quanto tempo você passa olhando a postagem, qual a probabilidade de comentar, curtir ou salvá-la e qual a probabilidade de verificar o perfil. As postagens vistas no alto do Feed são aquelas com as quais o algoritmo considera que você provavelmente realizará alguma interação.

Algoritmo da página Explorar

Na página Explorar, o usuário busca coisas novas. A maioria das postagens vem de perfis que o usuário não segue, e os conteúdos são sugeridos com base no que ele está mais interessado.

Para demonstrar os conteúdos, o algoritmo analisa as postagens com as quais o usuário interagiu recentemente. Em seguida, o aplicativo descobre quem mais interagiu com essas postagens e em quais outras contas eles estão interessados.

Depois de encontrar um grupo de postagens pelas quais o usuário possa se interessar, o Instagram as classifica usando as seguintes características:

  • informações de postagem: a popularidade de uma postagem é medida pelo Instagram com base no número de curtidas, comentários e salvamentos;
  • histórico de interação: o Instagram pode entender o quanto você está interessado em seu conteúdo com base no fato de ter interagido com suas postagens no passado;
  • atividade do usuário: o Instagram considera as postagens curtidas, compartilhadas e comentadas. O aplicativo também analisa o histórico de como você interagiu com outras postagens na página Explorar;
  • informações sobre o perfil: o Instagram considera informações sobre o perfil de outros usuários, como o número de interações que recebeu recentemente.

Todas essas características ajudam o algoritmo do Instagram a encontrar para os usuários conteúdos de alta qualidade na página Explorar.

Algoritmo do Reels

O Reels é feito para entreter. Muitos dos vídeos que você vê nesse espaço são de contas que não segue, assim como acontece na página Explorar. Mas a maior diferença entre os dois espaços é que, no Reels, o foco está em conteúdos capazes de entreter o usuário.

O Instagram faz previsões importantes, como a probabilidade de você assistir a um Reel até o final e se envolver com ele. As características mais importantes para Instagram Reels são:

  • atividade do usuário: o Instagram analisa os Reels com os quais houve interação recentemente para entender o conteúdo que pode ser relevante;
  • histórico de interações: alguns dos vídeos podem ser de contas novas, mas, se você já interagiu com eles, isso ajuda o Instagram a entender o quanto pode estar interessado no conteúdo;
  • informações do carretel: fatores sobre os elementos de conteúdo em um carretel também ajudam o Instagram a classificar os vídeos, como faixas de áudio e popularidade;
  • informações sobre o perfil: no Reels, criadores de conteúdos menores em termos de popularidade e novas contas têm a chance de alcançar um público mais amplo. A popularidade do vídeo é um fator importante para que o algoritmo exiba conteúdo de uma grande variedade de pessoas.

Quais foram as mudanças no algoritmo do Instagram?

As atualizações do algoritmo do Instagram acontecem em um ritmo acelerado. Em um mês, podem surgir várias pequenas mudanças que alteram a experiência dos usuários. Vejamos algumas modificações na ordem de visualização do Instagram que aconteceram recentemente:

  • os Reels vêm ganhando popularidade e novas funcionalidades rapidamente desde que o Instagram os introduziu em 2020;
  • a página Explorar está em constante evolução, com novas categorias de tópicos e funcionalidades de pesquisa avançada;
  • o Instagram disponibilizou, em março de 2022, três tipos de Feed: o formato tradicional Página Inicial, que mistura conteúdos de amigos e recomendações; Favoritos, que exibe publicações de contas que o usuário seleciona manualmente, em ordem cronológica, e Seguindo, que mostra postagens de todos que o usuário segue em ordem cronológica.

Como não ser prejudicado pelo algoritmo do Instagram?

Se você quer melhorar seus resultados com vendas digitais no Instagram, o melhor a fazer é gerar o maior número possível de interações: curtidas, comentários, salvamentos e cliques. Fazendo isso, em breve verá seu conteúdo aparecer para novos usuários.

Para o afiliado digital, essa é uma maneira inteligente de alcançar potenciais clientes interessados no seu produto ou serviço.

Você pode impulsionar as interações de várias maneiras. Por exemplo:

  • compartilhe constantemente no Reels do Instagram: criadores de conteúdos menores e perfis famosos apresentam praticamente as mesmas chances de viralizar;
  • use adesivos dos stories para alcançar pessoas relevantes para o seu negócio e com maior probabilidade de se envolver com seu conteúdo;
  • use hashtags para alcançar um público mais amplo;
  • use o Instagram Analytics para saber o que está funcionando e o que deve ser melhorado para gerar mais resultados.

Aproveite essas dicas e coloque-as em prática para aumentar suas chances de sucesso com o algoritmo do Instagram, seja você do mercado de afiliados, seja de qualquer outro segmento.

Mantenha-se em dia e melhore seus resultados!

Viu que dá para hackear o algoritmo do Instagram para melhorar seus resultados? Nossa última recomendação é salvar esse conteúdo nos seus favoritos para voltar aqui sempre que surgir uma dúvida sobre o algoritmo dessa rede.

Para acompanhar as novidades do Instagram e outras estratégias para melhorar seus resultados, fique de olho no blog da Consultoria Educação. Veja aqui um guia completo de como buscar uma renda extra sem sair de casa!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.