aumentar taxa de conversão

Confira 5 passos para aumentar a taxa de conversão das suas vendas

Você tem conquistado os resultados que esperava com suas vendas digitais? Aumentar a taxa de conversão das suas vendas é a chave para ser bem-sucedido como afiliado. Afinal, este é um dos indicadores mais importantes para avaliar se suas estratégias de Marketing Digital estão no caminho certo. Isto é, se as ações planejadas convertem.

Se após analisar o seu plano de divulgação de produtos ou serviços, você percebe que há brecha para melhorias, é hora de adotar medidas para ter um melhor aproveitamento. Com isso em mente, vamos mostrar como melhorar a taxa de conversão em vendas e os erros mais comuns que devem ser evitados. Boa leitura!

O que é taxa de conversão e como medir?

A taxa de conversão em vendas é um dos principais indicadores para medir a eficiência do ciclo comercial — desde a qualidade na prospecção de leads até o envio de uma proposta de valor para fechar o negócio. Isso significa que ao otimizar essa métrica, você pode reduzir o custo na aquisição de novos clientes e aumentar a margem de lucro.

Um acompanhamento contínuo dessa taxa permite identificar possíveis gargalos no processo e, assim, definir ações para contorná-los. Na prática, a taxa de conversão é a porcentagem entre o número de visitantes e a quantidade de conversões geradas a partir deles. Também pode levar em conta as etapas do funil de vendas.

Portanto, pode ser acionada após o preenchimento de um formulário em sua Landing Page, interação via chat ou a finalização de uma compra, entre outros. No funil, durante a jornada de compra, avalia a conversão entre leads qualificados e vendas, por exemplo. 

Diferentemente do ROI, que mede o investimento em cada estratégia, a taxa de conversão calcula o sucesso das suas campanhas de marketing e ações. Então, você consegue determinar quantos leads são necessários para conquistar suas metas de faturamento. 

Como calcular

A conta é bem simples! Para medir a taxa de conversão, divida a quantidade de vendas pelo número de visitantes. Por exemplo, vamos supor que 1000 pessoas visitaram seu site, o que levou a 50 vendas. Então, sua taxa é de 5% (1000/50 = 0,05 ou 5%). A fórmula fica assim:

Taxa de conversão = (Visitantes ou Leads Qualificados ÷ Vendas) × 100

Como saber se 5% é bom ou ruim? Aliás, existe uma taxa de conversão ideal? Muitos fatores influenciam essa métrica, incluindo o nicho de mercado, o tamanho do seu negócio, a oferta, a etapa do funil. Esse percentual pode ser bom para uma grande concessionária, mas não ser tão expressivo para uma pequena padaria, por exemplo.

Por isso, uma forma de avaliar é buscando seu histórico de vendas e fazendo Benchmarking para comparar os resultados de seus concorrentes. Mas não se apegue! Afinal, uma boa taxa de conversão é a que traz os resultados que você estipulou no seu planejamento estratégico. 

Como aumentar a taxa de conversão nas vendas?

No mercado de afiliados, melhorar a taxa de conversão é essencial para guiar sua estratégia de divulgação dos seus produtos ou serviços. Se ela reduz o custo de aquisição por clientes e ainda aumenta a margem de lucro, é hora de conferir 5 passos para tornar seu indicador ainda mais eficaz nas vendas.

Aprenda a fazer testes A/B

O primeiro passo envolve testes, não apenas nas páginas visitadas pelos leads, mas também nos materiais de captura — anúncios, posts em mídias sociais, formulários em Landing Page. Um dos mais conhecidos no marketing digital é o teste A/B.

Consiste em trocar um dos elementos (CTA, título, cor de botão), preparar duas versões e segmentar o público para que cada grupo receba uma. A que tiver o melhor desempenho é a que você deve manter em sua estratégia.

Capriche na proposta de valor

A base para conseguir os dados de potenciais clientes é a troca. Em uma página de vendas, por exemplo, você pode oferecer um e-book com conteúdo relevante e que desperte o interesse dos seus leads. Para ter acesso ao material, eles devem preencher um formulário com algumas informações. 

Use o seu funil de vendas

O funil de vendas é essencial para otimizar seu ciclo de vendas, já que a ferramenta leva em conta a jornada de compra. Quem está no topo precisa passar por um trabalho de nutrição até chegar ao fundo, momento em que a conversão tem maiores chances de acontecer. As etapas ajudam e entender o momento de cada cliente.

Conheça técnicas de vendas

Para aumentar a taxa de conversão, é importante aprimorar suas técnicas de persuasão e vendas. Afinal, os hábitos de consumo, assim como o mercado, mudam constantemente. Até mesmo a sua persona pode mudar e, para acompanhar, é preciso buscar atualização a fim de fazer a melhor abordagem e agregar valor.

Planeje a sua Call To Action

A CTA (Call to Action, ou chamada para ação) é um dos elementos mais importantes em um e-mail, post no blog ou nas redes sociais e em uma Landing Page. É ela que indica ao lead o que fazer depois de ler um conteúdo, ser impactado por uma chamada nas ou preencher um formulário. Então, capriche no texto para chamar sua atenção.

Quais são os erros mais comuns e como evitá-los?

Há alguns erros comuns que ajudam a manter sua taxa de conversão em baixa. Quem faz um acompanhamento constante do seu planejamento de Marketing, mensurando todas as ações e buscando formas de otimizar os resultados, pode evitá-los. A seguir, vamos ver os mais comuns e como contornar a situação:

  • não levar em conta a jornada de compra: para aumentar a taxa de conversão, entenda as necessidades e interesses dos seus leads para interagir de acordo com cada etapa do seu funil de vendas;
  • não otimizar seu site para o mobile: o acesso via dispositivos móveis tende a crescer ainda mais, afinal é possível ver vídeos, fazer compras e interagir nas mídias sociais apenas com o celular. Então, foque em melhorar a experiência mobile;
  • não investir em uma CTA atrativa: a chamada para ação é o que leva o potencial cliente a baixar um e-book ou realizar uma compra. Por isso, prepare uma chamada que atraia sua atenção e deixe claro o que ele ganha ao clicar nela;
  • não eliminar barreiras que distraem: todos os elementos de uma página podem levar à conversão. Certifique-se de não exagerar com textos longos, formulários cheios de perguntas ou passos desnecessários.

Aumentar a taxa de conversão contribui para otimizar o ciclo de vendas, prevendo gargalos e ajudando na tomada de decisão. Agora que você já sabe como fazer o cálculo, bem como a importância de manter esse indicador em alta, siga as dicas que compartilhamos. Elas vão guiar suas vendas digitais, mostrando o que funciona e o que precisa de ajustes. 

Gostou de aprender sobre uma das métricas mais importantes para vender mais? Continue se aprofundando e saiba o caminho para trabalhar como especialista em vendas!

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