aumento de salário

Aumento de salário: 5 formas de aumentar seus ganhos

Ter um bom salário está entre as prioridades de qualquer trabalhador, seja qual for a sua área. É isso que permite o planejamento financeiro e, consequentemente, a realização de muitos objetivos de vida. Mas principalmente quando você está no universo autônomo ou freelancer, saber como ganhar mais dinheiro é essencial.

Essa prática ajuda bastante nos momentos de escassez do seu trabalho principal. Com o destaque no mercado, você garante que essas situações não aconteçam ou, ao menos, se reduzam. Neste conteúdo, trouxemos algumas dicas sobre como ganhar renda extra e buscar o aumento de salário.

Acompanhe e coloque as dicas em prática hoje mesmo!

1. Conheça os seus clientes

Esta é uma dica que vale para a vida toda. Para chamar a atenção de um cliente e torná-lo fiel a seus serviços, é preciso conhecer suas necessidades e preferências. A princípio, é importante conversar e fazer reuniões de alinhamento para entender a demanda. Após as primeiras entregas, o feedback também é muito bem-vindo.

Mantenha uma relação amistosa e, se possível, próxima ao cliente. Dê abertura e incentive os feedbacks, mostrando o quanto essa prática traz benefícios para ele. Assim, ninguém fica insatisfeito, e você ainda conquista a confiança — e, então, o caminho até o aumento do salário se encurta.

Por fim, outro benefício de conhecer bem um cliente é saber a hora de aumentar o valor de seus serviços. Isso porque os trabalhos pontuais podem se encerrar a qualquer momento, mas não quando ele vê valor nessa troca, concorda? Nossa dica é guardar as suas fichas para o momento certo, em que o consumidor entenderá e dará apoio às mudanças.

2. Apresente um bom desempenho

Outra prática de como aumentar o salário é extrair o melhor dos seus serviços. Durante a atuação como autônomo, há dias de produtividade e outros em que a inspiração parece fugir. Foque esses bons momentos para oferecer a maior qualidade a seus clientes, buscando seu aprimoramento constante.

Quando um profissional apresenta trabalhos qualificados, de acordo com as exigências e os direcionamentos do cliente, de forma recorrente, as chances de se destacar são bem grandes. Você, inclusive, pode pensar em reajustes anuais nos seus preços cobrados, que serão justificados por esse bom desempenho.

Se você sentir que o seu serviço não está muito bom, pense em formas de melhorá-los — nem que isso demande a solicitação de um novo prazo ao cliente. Explique a sua estratégia para entregar excelência, e ele certamente entenderá. Afinal, ele deseja a qualidade tanto quanto você. Só não torne essa uma prática recorrente.

Caso a sua boa atuação esteja apresentando mais desafios do que antes, saiba que é hora de se reinventar. Isso nos leva ao próximo tópico.

3. Faça uma especialização

Quando se fala em aumento de salário, muito se fala de preço e pouco se lembra do valor. Um trabalho bem-feito, que o cliente não encontra em qualquer lugar, vale bem mais para ele do que as aquisições de baixo custo. Se você tem diversas especializações na sua área de atuação, torna-se referência da prática no mercado.

Para um consultor de vendas independente, por exemplo, uma graduação em Marketing pode ser um grande diferencial. Em um futuro não muito distante, já que é um curso de curta duração, dá até para fazer uma pós em técnicas de vendas ou redes sociais para expandir seus negócios e, assim, ter o aumento de salário.

A especialização também vem dos seus esforços contínuos de leitura e pesquisa. Vale ler as notícias sobre tendências e desafios da sua atuação, participar de eventos, compartilhar ideias com outros profissionais etc.

4. Mude a sua área de atuação

Chega um momento em que determinada área de atuação fica estagnada — seja pelos avanços da tecnologia, que a deixam defasada, seja pelo grande número de profissionais ofertando serviços. Se você já não sente realização nesse segmento e percebe o potencial de uma mudança de carreira, essa é a hora.

De fato, não é fácil e exige uma boa dose de coragem. Mas, para ter uma renda extra e o aumento de salário que tanto deseja, é preciso encarar os desafios. Aqui, valem as mesmas orientações que você provavelmente usou para escolher a sua área atual: compreender suas habilidades e avaliar o mercado.

Pense em hobbies, matérias do colégio em que se destacava, sonhos de infância e fatores nessa linha de raciocínio. Depois, pesquise quais segmentos de mercado servem para essas atuações e se existe espaço para mais profissionais. Se tiver ideias inovadoras para oferecer esse tipo de serviço, melhor ainda!

5. Tenha mais de uma fonte de renda

Se não for o caso de mudar a área de atuação, uma boa ideia é buscar outras formas de conquistar renda para o seu orçamento. A boa notícia é que dá para trabalhar em casa, com toda a flexibilidade de que você precisa para conciliar diferentes compromissos. Também há opções para diferentes talentos e preferências.

Veja algumas opções de trabalhos autônomos que dão dinheiro de verdade:

  • produzir conteúdos para blogs de empresas, de textos simples a materiais ricos;
  • cuidar das redes sociais de uma pessoa física ou organização, respondendo a comentários e planejando publicações;
  • revisar trabalhos acadêmicos, conteúdos para a web, projetos de livros etc.;
  • traduzir documentos, conteúdos, legendas de filmes, entre outros;
  • trabalhar em projetos de tecnologia, com serviços pontuais para software, aplicativos, e-commerce, produção de sites etc.;
  • revender cosméticos, roupas, calçados, acessórios e assim por diante.

Se você quer uma opção que, além de garantir a renda extra, ainda contribui para a educação no país, saiba que pode vender cursos online para estudantes do Brasil todo. Com a Consultoria Educação, é só se cadastrar, participar dos treinamentos exclusivos e ir em busca de interessados em faculdades de excelência no mercado!

A cada matrícula que você incentivar, pode ganhar comissão de vendas de até R$ 300,00. Da sua própria casa, em diferentes horários, é possível investir nesse projeto — divulgando nas redes sociais, conversando e tirando dúvidas dos estudantes, entre outras atribuições.

Seja um consultor em educação!

Agora que você conhece as principais formas de ter um aumento de salário, não fique parado! É importante se adaptar às demandas do seu mercado de atuação e se destacar sempre que possível. Se nada disso adiantar, a renda extra com a Consultoria Educação é uma excelente maneira de conquistar seu objetivo.

Se gostou dessa oportunidade, faça o seu cadastro para ser um consultor e seja parte do time Consultoria Educação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.