bolsa integral

É difícil conseguir bolsa integral? Conheça as opções

A graduação é o desejo de muita gente que vê no ensino superior uma oportunidade de mudar de vida e crescer profissionalmente. No entanto, sofrer com a falta de dinheiro para pagar as mensalidades de um curso é uma realidade de vários brasileiros.

Mesmo assim, existem modos eficientes de conseguir entrar na faculdade e seguir esse sonho. Por meio de uma bolsa integral, diversos estudantes conseguem ingressar em uma instituição de ensino. Nesse caso, a ajuda é concedida a pessoas de baixa renda ou que estejam em dificuldade para arcar com os custos da graduação.

Conquistar uma bolsa integral é difícil e concorrido, mas saiba que é bem possível! Continue a leitura para saber mais!

Quais são as etapas para conquistar uma bolsa integral?

Uma das formas de pagar a faculdade é optando pela bolsa integral. A melhor maneira para conseguir realizar esse sonho é estudando muito! Isso porque é necessário apresentar um bom desempenho escolar e ter nota suficiente para concorrer ao auxílio em alguma faculdade privada.

Outro ponto essencial que deve ser analisado é a condição financeira. O recomendado é que o estudante tenha uma renda familiar de até um salário mínimo por pessoa.

Com uma bolsa 100%, os estudantes seguem pagando a mensalidade com o desconto até o fim do curso. Depois de concluir a graduação, não existem custos a serem quitados.

A principal opção de bolsa que pode chegar a 100% em algumas faculdades reconhecidas e de qualidade é a Bolsa Enem. Essa opção é válida durante toda a graduação regular para o candidato que apresentar nota do Enem válida. Quanto maior for a nota, maior será o percentual de desconto.

Quais são os critérios para conquistar 100% de desconto na mensalidade?

Existem dois jeitos de cursar uma graduação com bolsa 100%. A primeira consiste em pesquisar se você se encaixa em algum programa de incentivo ao ensino superior do Governo Federal. Isso porque ele concede bolsas parciais e integrais para estudantes com baixas condições socioeconômicas.

Outra alternativa é recorrer a programas sociais que incentivam o estudo, apoiados por organizações não governamentais, entidades filantrópicas e grandes empresas. Além disso, diversas instituições de ensino proporcionam desconto de faculdade e bolsas institucionais nas mensalidades, facilitando a continuidade nos estudos.

A boa notícia é que muitas faculdades privadas se mobilizam para garantir que mesmo os estudantes com alguma limitação financeira conquistem o tão sonhado diploma. As possibilidades de como conseguir bolsa integral envolvem o requisito de ter baixa renda familiar e, de modo geral, exigem um bom desempenho na prova do Enem.

Não consegui bolsa integral, e agora?

Você não tem condições de pagar faculdade, tentou ingressar em um curso superior por meio de uma bolsa 100% e não conseguiu? Calma, nem tudo está perdido! Algumas instituições de excelência oferecem várias formas de ingresso, para que os futuros estudantes de baixa renda consigam realizar o sonho de fazer uma graduação.

Para receber esse benefício, os alunos precisam realizar a inscrição no vestibular e atender aos critérios exigidos. Além de aproveitar os programas de bolsa e descontos, também é possível ter uma renda extra e desafogar as contas — maravilha, não é mesmo?

Confira, abaixo, algumas opções!

Aproveite os programas de bolsa

Além da Bolsa Enem, é possível concorrer a outras opções que são parciais. Embora não sejam 100%, rendem ótimos descontos no seu curso. Confira!

Bolsa Transferência

O estudante que resolve se transferir para um curso presencial de faculdades reconhecidas podem receber uma bolsa de 50% de desconto na mensalidade. Já para as graduações EAD, o valor pode chegar a 20% de desconto.

Bolsa Convênio

Também é possível cursar a graduação e pagar menos por meio de convênios entre a faculdade e empresas. Como corporação conveniada, é possível oferecer um desconto aos funcionários, bem como cônjuges de até 24 anos, na mensalidade do curso.

Bolsa Incentivo

A Bolsa Incentivo é uma alternativa destinada a quem está com dificuldade de iniciar um curso superior. O calouro que escolhe essa opção no ato da inscrição do vestibular e atende aos critérios estabelecidos pela faculdade, como dificuldade financeira, pode concorrer à bolsa.

Conquiste um desconto na mensalidade

Outra alternativa é conseguir um desconto nas mensalidades. Para isso, é importante fazer a inscrição no vestibular e atender aos critérios exigidos. Veja!

Desconto na pré-matrícula

É possível fazer a pré-matrícula já na inscrição para a prova do vestibular. Além de ficar isento da taxa de inscrição, o aluno também garante a vaga no curso e na turma escolhidos.

Desconto pontualidade

Quem paga as mensalidades em dia também consegue um desconto. Essa opção é oferecida a todos os estudantes matriculados na modalidade EAD dos cursos participantes da oferta e que quitam a mensalidade até o quinto dia útil do mês.

Desconto para funcionários públicos e militares

Essa opção é destinada a servidores públicos municipais, federais e estaduais, assim como filho e/ou cônjuge de até 24 anos. O desconto é de até 30% sobre o valor das mensalidades da graduação elegida.

Trabalhe como consultor da Consultoria Educação

Além dessas alternativas, você também pode optar por começar a ganhar uma renda extra em um trabalho freelancer, exercendo as atividades nos horários que forem mais convenientes e sem prejudicar os estudos.

O consultor de vendas autônomo tem o objetivo de prospectar novos clientes, por meio de publicidade e contatos, para que a pessoa fique interessada e motivada a adquirir determinados produtos ou serviços. O profissional é responsável por divulgar e demonstrar de maneira diferenciada o item, para que a clientela tenha o interesse em consumi-lo.

Um setor muito aquecido é o educacional e você pode exercer o trabalho no App da Consultoria Educação. Nesse caso, o consultor oferece um portfólio completo de Tecnólogo, Licenciatura e Bacharelado nas modalidades a distância e presencial. São cursos superiores de faculdades bem conceituadas no mercado, facilitando a captação de alunos.

A cada matrícula feita, você receberá excelentes comissões em dinheiro. Quanto mais estudantes matriculados, maior serão os seus ganhos! Portanto, não perca a chance de receber uma ótima grana para conseguir pagar a faculdade!

Agora é com você!

Agora que você já entendeu se é difícil conseguir uma bolsa integral, saiba que o importante é se dedicar bastante aos estudos para concorrer às opções. Lembre-se também de considerar ter uma renda extra, trabalhando como consultor da Consultoria Educação!

Gostou de saber como conseguir bolsa integral e quer ficar por dentro das novidades? Então, siga a gente nas redes sociais. Estamos no YouTube, LinkedIn, Instagram e Facebook!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.