Canal no Telegram: fotografia com foco nas mãos de uma pessoa segurando um celular com a tela de abertura do Telegram.

Aprenda a criar o seu próprio canal no Telegram para vendas

O canal do Telegram é uma ótima maneira de transmitir mensagem a um grande número de pessoas. Muitos empreendedores já descobriram que esse recurso pode servir para propósitos de vendas e, não à toa, estão captando e fidelizando clientes por lá.

E você, também quer criar seu próprio canal para vender no Telegram? Bom, existem algumas estratégias e truques que você vai precisar dominar se quiser resultados significativos com esse recurso do aplicativo.

É justamente isso que você encontrará neste post. Vamos explicar o passo a passo para criar seu canal, quais são as vantagens de usá-lo para fins comerciais e muito mais. Acompanhe!

Como criar um canal no Telegram?

Seja você um afiliado digital, dono de e-commerce ou outro tipo de vendedor, a comunicação pelo Telegram pode aproximar seu público de fechar negócio.

Para aproveitar todas as vantagens do aplicativo, veja como criar um canal:

  1. com o Telegram aberto, toque no ícone de novo chat;
  2. selecione Novo canal;
  3. toque em Criar canal;
  4. dê um nome ao seu canal e uma breve descrição;
  5. escolha se o canal será público ou privado.

Feito isso, basta confirmar e pronto! Agora, você tem um canal no Telegram.

Quem pode criar?

Qualquer pessoa pode criar um canal no Telegram, desde que respeite as diretrizes da comunidade e não divulgue conteúdo inadequado. Além disso, é preciso, é claro, ter uma conta ativa no aplicativo.

Porém, para utilizar o canal com fins comerciais, é importante seguir algumas estratégias para aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes. Isso inclui a criação de conteúdo relevante e interação frequente com os usuários do canal.

Fotografia de uma mulher digitando no celular enquanto trabalha.

Qual a diferença entre grupo e um canal no Telegram?

Imagine que você vai lançar um produto e quer usar o Telegram para atrair potenciais clientes e criar um relacionamento próximo com eles até o dia do lançamento.

O que você deve criar nesse momento, um grupo ou canal? Sem saber qual é a diferença entre um e outro, vamos dizer que você acabou criando qualquer um deles. “Tanto faz!”.

Felizmente, seus anúncios chegaram a muitas pessoas! Milhares de usuários agora estão usando seu link de convite para receber suas mensagens no Telegram.

Por algum motivo, o aplicativo começou a barrar a entrada de novos usuários quando chegou a uma certa quantidade.

“O que aconteceu?” Você acabou criando um grupo, em vez de ter criado um canal para comportar os potenciais clientes no Telegram.

O grupo tem um limite de usuários diferente do canal e, por conta disso, você acabou perdendo centenas ou, talvez, milhares de clientes loucos para comprar seu lançamento.

Nesse exemplo, dá para ver o quão importante é distinguir um canal de um grupo no Telegram. Agora, entenda as principais diferenças entre esses dois recursos e evite riscos!

1. Número de usuários

Os grupos do Telegram podem ter até 200 mil membros, enquanto os canais podem ter um número ilimitado de inscritos.

O grupo no Telegram tem a finalidade de unir comunidades menores de usuários — não tão menores assim, dado que 200 mil usuários é muita gente! O canal tem uma finalidade diferente do grupo: permitir a comunicação com um número infinito de pessoas.

2. Acesso ao histórico de conversas

Quando novos assinantes ingressam em um canal do Telegram, eles podem acessar imediatamente todo o histórico de mensagens.

Nos grupos do aplicativo, essa funcionalidade também é acessível. Porém, se você não quiser que os novos membros vejam as mensagens mais antigas, basta desativar o recurso de histórico de bate-papo nas configurações do grupo.

3. Funcionamento das conversas

As mensagens que você posta no seu canal do Telegram são assinadas pelo nome e logo do próprio canal, e não pela sua conta pessoal. O canal funciona como um mural em que os usuários podem ler as informações e apenas o dono do canal atualiza com novidades.

Apesar disso, você tem a opção de adicionar administradores para também enviar as mensagens no canal e realizar outras tarefas de gestão.

Se quiser receber feedback dos assinantes, existe a opção de adicionar um grupo de conversa ao canal. A partir daí, aparecerá um botão de comentários em cada post, para que os assinantes deixem seus comentários.

Os grupos do Telegram, por outro lado, possuem um funcionamento muito mais parecido com os grupos do WhatsApp. O criador do grupo pode enviar mensagens assinadas pela sua conta pessoal e a comunicação não é unidirecional: todos os membros podem trocar mensagens entre si.

Porém, assim como acontece no canal, você tem a opção de adicionar administradores e definir as restrições de cada um para a gestão do grupo.

Como funciona?

O canal do Telegram funciona de forma semelhante a uma lista de transmissão no WhatsApp. Você pode enviar mensagens para todos os assinantes do seu canal de uma só vez, mas eles não podem interagir entre si.

Além disso, o canal permite que você envie links e arquivos para seus assinantes, facilitando a divulgação de informações sobre seus produtos ou serviços.

Tem como ganhar dinheiro com canal no Telegram?

Sim, é possível lucrar com o canal no Telegram. Ao criar um canal para fins comerciais e atrair potenciais clientes, você pode utilizar estratégias de marketing digital para promover seus produtos ou serviços por meio do aplicativo.

Além disso, você também pode utilizar o canal como uma plataforma de vendas diretas, oferecendo seus links de afiliados diretamente aos assinantes do seu canal.

Outra opção é oferecer conteúdo exclusivo e cobrar mensalidade dos assinantes para ter acesso a ele.

Com criatividade e boas estratégias de divulgação e monetização, é possível ter sucesso financeiro com um canal no Telegram. Porém, é importante lembrar que o conteúdo e a interação com os assinantes devem ser priorizados para garantir uma base fiel de clientes.

Leia também: 8 lugares para divulgar seus links de afiliado

Fotografia de um homem mexendo no celular enquanto trabalha.

Quais são as vantagens?

Conheça as razões pelas quais um canal do Telegram pode se transformar em uma poderosa máquina de vendas para seu negócio.

1. Atração de potenciais clientes

Estima-se que há mais de meio bilhão de usuários ativos mensais no Telegram. Embora não chegue perto da marca de 1,5 bilhão de usuários ativos do WhatsApp, o Telegram já se tornou o segundo aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do país.

Para quem atua no mercado de afiliados e outros segmentos, isso significa que há um canal promissor para captar, engajar e fidelizar clientes, com recursos adicionais que ainda não estão disponíveis no principal aplicativo de mensagens instantâneas do país, o WhatsApp.

2. Automação

Você pode criar chatbots e distribuí-los sem pagar nada nos seus canais do Telegram. O WhatsApp, ao contrário, ainda não tem uma solução de bot que funcione corretamente, embora ainda seja uma ótima ferramenta para vendas.

Com os bots do Telegram, você pode automatizar uma série de tarefas manuais e tornar a comunicação com clientes muito mais rápida — mais à frente, explicamos como isso funciona na prática.

3. Engajamento dos seus clientes

O Telegram foi projetado para que empresas conquistem a fidelidade do cliente. Quanto mais úteis e exclusivas forem as informações que você enviar para sua base de usuários, mais resposta você receberá do público.

Como começar a vendar pelo canal do Telegram?

Está pensando em vender com a ajuda do Telegram? Aqui estão algumas dicas para criar uma estratégia de gerenciamento eficaz do seu canal.

1. Nomeie administradores

Você pode adicionar administradores ao canal e atribuir os poderes de cada um. No geral, um administrador pode alterar as informações do canal, enviar, editar e excluir mensagens, mas não pode adicionar usuários e novos administradores.

2. Use hashtags

O usuário do Telegram pode inserir uma hashtag na caixa de pesquisa e ver todas as mensagens com essa tag em chats e canais. Se você não usar hashtags para marcar o conteúdo temático, seus assinantes não poderão encontrá-lo facilmente quando precisarem.

3. Mantenha seu canal público

Os canais públicos podem ser encontrados na busca do Telegram ou pelo link t.me/ publicado em qualquer lugar (nas redes sociais, em um site, enviado por mensagem privada etc). Qualquer um pode se juntar a eles.

Se você quer atrair o número maior de potenciais clientes, a melhor recomendação é manter seu canal público. Com um canal privado, por outro lado, os usuários podem ser adicionados apenas por um administrador.

4. Cuidado com as notificações

Se você postará com frequência, é melhor desativar as notificações push e transmitir as mensagens no modo silencioso. Caso contrário, os usuários podem silenciar seu canal ou até mesmo deixá-lo.

Como você pode ver, o canal do Telegram abre uma infinidade de oportunidades. Você poderá atrair uma quantidade ilimitada de potenciais clientes e aproximá-los da decisão de fechar negócio.

Gostou das dicas? Aproveite para saber tudo sobre trabalhar como um especialista em vendas. Confira o post e veja se você tem o perfil para essa função!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.