CNAE para afiliados: fotografia de uma mulher trabalhando com seu computadro de home office.

Afinal, qual é o CNAE certo para afiliado digital?

Nos últimos anos, a regulamentação do marketing digital gerou algumas mudanças para quem atua no marketing de afiliados. A principal delas foi a alteração do CNAE para afiliados, que passou a ser o CNAE 7490-1/04.

Quer entender o que motivou essa mudança e o que ela implica para os afiliados? Continue lendo!

Qual é o novo CNAE para empresa de afiliados?

Desde setembro de 2021, o CNAE geral correto para quem atua no marketing de afiliados e deseja abrir uma empresa para regularizar a sua atuação como autônomo é o CNAE 7490-1/04, de “Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários”.

Por que o CNAE para afiliado digital mudou?

Com o crescimento do marketing de afiliados, houve também maior regulamentação do mercado digital e da sua tributação. Para isso, a Receita Federal incluiu a atuação de afiliado digital em um novo CNAE.

Assim, até setembro de 2021, era comum que os afiliados precisassem interpretar a sua atuação e escolher o CNAE que melhor se adequasse a ela. Embora fosse consenso geral que o CNAE “correto” era o de Marketing Direto (CNAE 7319-0/03), havia também quem optasse pelo CNAE de Promoção de vendas (CNAE 7319-0/02), o que gerava confusão dentro da categoria.

Para resolver essa questão a Receita Federal definiu, então, que o CNAE 7490-1/04, de “Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários”, passaria a englobar a atividade de “divulgação de serviços na Internet (afiliados digitais)”, exceto nos casos de “provedores de conteúdo”.

O que muda com o novo CNAE para afiliado?

A principal mudança está no fato de que esse CNAE não pode ser enquadrado na categoria de Microempreendedores Individuais (MEI).

Nesse caso, se você optar por abrir uma empresa, a contabilidade para afiliados fica mais complexa: antes, o pagamento de impostos estava restrito ao Simples Nacional e a declaração de impostos era feita através da Declaração Anual do MEI. Agora, pode ser necessário buscar a ajuda de um contador ou de uma empresa de contabilidade para manter os papeis em dia.

Por fim, o maior benefício da mudança está na renda máxima permitida. Como os afiliados com esse CNAE passaram para a categoria de micro empresas, agora a renda máxima permitida é de até 180 mil reais por ano, em vez dos 81 mil anuais do MEI. Isso significa uma maior margem de lucro e a possibilidade de fazer o negócio crescer muito mais.

E se meu CNPJ for anterior ao novo CNAE para afiliados?

Caso você tenha um CNPJ cadastrado em um CNAE diferente do CNAE 7490-1/04 e deseja fazer a alteração, é necessário solicitar uma mudança de enquadramento de atividades da empresa

Por outro lado, se você tem um CNPJ porque tinha um MEI como afiliado e deseja fazer a transição de MEI para ME, pode acessar o próprio Portal do Empreendedor do Governo Federal. Em seguida, você também deve mudar o CNAE cadastrado.

Agora que você já sabe qual é o CNAE correto para se cadastrar, aproveite para entender quanto ganha um afiliado e se preparar melhor para começar nessa nova carreira!

CNAE para afiliados digitais na Consultoria Educação

Embora a Receita Federal tenha definido que o CNAE 7490-1/04 é o mais adequado para afiliados digitais, há algumas empresas e setores que utilizam classificações diferentes, dependendo da natureza específica de suas atividades. Um exemplo disso é a Consultoria Educação, que utiliza o CNAE 7319-0/02, referente a “Promoção de vendas“.

Por que a Consultoria Educação utiliza o CNAE 7319-0/02?

A escolha do CNAE 7319-0/02 pela Consultoria Educação está alinhada com suas atividades específicas de marketing e promoção de vendas. Esse CNAE é adequado para empresas que se concentram na promoção de produtos e serviços, incluindo campanhas de marketing e atividades promocionais que visam aumentar as vendas e a visibilidade dos serviços oferecidos.

O que isso significa para os afiliados da Consultoria Educação?

Para os afiliados digitais que trabalham com a Consultoria Educação, o uso do CNAE 7319-0/02 significa que suas atividades estão enquadradas dentro de uma categoria mais específica de promoção de vendas, diferenciando-se do CNAE 7490-1/04, que é mais geral. Isso pode impactar a maneira como esses afiliados estruturam suas operações e relatam suas atividades às autoridades fiscais.

Agora que você já sabe mais sobre o CNAE específico utilizado pela Consultoria Educação, continue se informando para garantir que sua atuação como afiliado digital esteja sempre em conformidade com as regulamentações atuais.

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.