comissão venda

Comissão em vendas: entenda como funciona

Quem deseja trabalhar como autônomo e transformar a vida de pessoas por meio da educação precisa entender o que é a comissão em vendas. Essa forma de remuneração é um percentual do valor total, como parcela variável.

Essa é uma das possibilidades de renda extremamente vantajosa, já que os ganhos são obtidos a partir do nível de esforço do vendedor. Torna-se uma motivação a mais para o trabalho.

Se você deseja saber o que é a comissão de venda, não perca o nosso post. Boa leitura!

O que é o comissionamento de vendas?

O comissionamento é uma maneira de incentivo aos vendedores que, além de auxiliar a impulsionar as vendas, recebem uma recompensa por meta. O objetivo é estimular a pessoa a alcançar os melhores resultados e a se dedicar na oportunidade de vender.

Com esse incentivo, o vendedor pode passar a adotar diferentes técnicas de venda e a se esforçar cada vez mais para mudar sua abordagem, aprimorando sua atuação.

Como essa comissão funciona?

Apesar de parecer um pouco contraditório, na comissão de vendas paga-se um valor extra ao vendedor para gerar uma quantia maior de dinheiro no caixa. Com a pessoa se sentindo mais valorizada e observando o seu esforço reconhecido, é comum que ela aprimore sua estratégia para converter mais clientes.

Com a comissão, a margem de lucro aumenta de forma significativa. O consultor de vendas, por exemplo, é contratado para aumentar o faturamento de um negócio, representando um esforço valioso para melhorar a eficiência da equipe. Assim, o profissional ajuda no aumento das negociações de uma empresa.

Como a comissão de vendas é calculada?

O cálculo da comissão de venda envolve o cumprimento de normas preestabelecidas pela empresa e a remuneração média oferecida pelo mercado. Nos casos de um cargo CLT nessa área, o salário dos vendedores que cumpriram a meta é calculado da seguinte maneira: comissões + remuneração fixo.

Na maior parte das vezes, a comissão envolve um percentual do montante provocado pelo negócio feito. Um exemplo é o seguinte: se um produto é comercializado no valor de R$ 100,00 e o comissionamento do vendedor é de 5% sobre o total da mercadoria vendida, a pessoa receberá R$ 5,00 pela venda.

Quais são os diferentes tipos de taxa de comissão de venda?

Existem diferentes tipos de comissionamento da força de vendas. Veja, a seguir, quais são.

Comissionamento recorrente

Esse tipo é bastante usado por empresas que comercializam software as a service ou um plano de assinatura das soluções oferecidas ao cliente. Nessa situação, os vendedores também recebem a comissão da venda efetuada de modo recorrente.

Comissionamento por equipe

Caso a pessoa escolha o comissionamento coletivo, um percentual poderá ser aplicado às vendas totais da equipe. Nesse tipo, uma tendência é a criação de uma responsabilidade maior do grupo em alcançar a meta estabelecida. Assim, quanto menos se dedica, menor é o valor da comissão.

Comissionamento escalonado

Nesse caso, o valor da comissão depende da capacidade de os vendedores atingirem a meta de venda. Logo, quanto mais próximo da meta, maior será o comissionamento. Por exemplo, caso o profissional consiga cumprir menos da metade das metas, ele não receberá a comissão.

Invista nesta ideia!

Agora que você já sabe o que é a comissão de venda, lembre-se de continuar se informando sobre o assunto. Além disso, se quer aumentar a sua renda, entenda melhor como vender pela internet e alavancar os lucros!

Gostou deste post? Então, não deixe de baixar app Consultoria Educação e tenha vários benefícios, como acompanhamento das premiações, geração de boletos, realização da inscrição dos alunos no vestibular e muito mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.