como conciliar trabalho e estudo

Como conciliar trabalho e estudo: 7 dicas que vão te ajudar!

Ter uma rotina de estudos produtiva e eficiente depende, na maioria das vezes, de uma boa gestão de tempo. Para quem estuda e trabalha, saber aprimorar o dia a dia para que a produtividade não seja prejudicada é fundamental. Isso porque exercer essas duas tarefas pode ser difícil no começo, principalmente para as pessoas que não sabem como manter o foco e a organização.

Mas, afinal, como conciliar trabalho e estudo? Saber gerir o tempo ajuda a cumprir projetos e atividades dentro dos prazos preestabelecidos, tendo resultados satisfatórios. Para isso, é necessário evitar a procrastinação, dividir os períodos de lazer e organizar as listas de tarefas.

Quer saber mais sobre o assunto para se dar bem na faculdade e no trabalho? Então, continue a leitura!

Preste atenção nas matérias

Durante as aulas, você costuma dedicar toda a sua atenção na explicação do professor sobre a matéria ministrada? Apesar de parecer estranho, essa dica é fundamental para quem quer saber como conciliar trabalho, estudo e família. Afinal, manter o foco nas aulas e anotar as informações mais importantes faz com que você aprenda de maneira mais satisfatória, diminuindo o tempo necessário para estudar.

Outro ponto que merece destaque é o acúmulo de matérias. Se você deixa a revisão e os exercícios para última hora, será preciso empregar mais esforço do que necessário. Por isso, evite o estresse desnecessário e coloque o conteúdo sempre em dia.

Considere um emprego que pode ser feito em qualquer lugar

Muitas pessoas que estão em busca de flexibilidade no trabalho e de renda extra já devem ter se perguntado: não tenho dinheiro para a faculdade, o que fazer? Nesse caso, ir em busca da facilidade e procurar um emprego que pode ser feito de qualquer lugar é a melhor escolha. Então, que tal atuar como freelancer e trabalhar na internet?

O profissional conta com uma rotina mais autônoma, sendo possível exercer o trabalho até em casa. Assim, os horários são flexíveis, e você encontrará tempo para colocar os estudos em dia. Uma boa dica é buscar por plataformas específicas, como a Consultoria Educação, que forma consultores da educação.

O app pode ser baixado até mesmo no smartphone — ótima maneira de ganhar dinheiro na internet pelo celular, concorda? Com a plataforma digital, o profissional autônomo realiza indicações de estudantes para cursos de graduação de diversas faculdades de excelência do país. Para cada matrícula feita, você recebe uma comissão — maravilha, não é mesmo?

Tenha e respeite as suas prioridades

Com a rotina corrida, alguns aspectos da vida são deixados de lado. Os estudos e o trabalho são muito importantes e podem ser ferramentas para alcançar os objetivos de vida. A prioridade muda de acordo com a sua intenção em determinado período: ela pode ser para recuperar uma nota em uma matéria desafiadora, entregar um relatório no trabalho ou estudar para um teste difícil.

De qualquer modo, a hora de escolher entre qual fazer primeiro vai chegar, e é essencial estar preparado para saber o que é prioridade ou não. Logo, você fica mais tranquilo para fazer e entregar todas as suas obrigações com qualidade.

Evite distrações

Sabe quando você está com o caderno aberto ou com uma planilha de trabalho no computador, mas ainda assim resolve entrar nas redes sociais para responder algumas mensagens? Essa é uma distração clássica e pode prejudicar o seu rendimento.

Se o seu tempo já é corrido por ter que dividi-lo entre duas jornadas, tente não gastar os seus preciosos minutos com ações que não vão agregar a nenhuma das tarefas que são importantes. O ideal é separar momentos específicos para o lazer e desligar todas as notificações que não sejam urgentes do celular.

Use a tecnologia ao seu favor

Sabia que, quando bem usada, a tecnologia é uma grande aliada dos seus estudos? Você pode baixar diversos aplicativos para ajudar a gerenciar o tempo e acompanhar as suas atividades. Veja, a seguir, algumas opções!

RescueTime

Essa ferramenta é uma boa aliada para quem não consegue ficar longe das redes sociais. Ela envia um relatório semanal sobre quanto tempo você gasta online, além de ajudar a ser mais produtivo e a estabelecer metas.

Trello

O Trello é um app que ajuda a organizar as tarefas por status de realização ou importância. Com o uso de quadros, as atividades são divididas em “feitas”, “em andamento” ou “para fazer”. A plataforma também permite que elas sejam compartilhadas com outras pessoas.

Timeful

Outra boa opção para quem deve conciliar o trabalho com os estudos é o Timeful. O aplicativo traça um perfil do usuário, estabelecendo os períodos em que ele costuma ser mais produtivo durante o dia, além de atribuir as principais obrigações para esses horários.

Faça o bom uso dos intervalos

Outra dica é quebrar os conteúdos que precisam ser estudados em pequenos trechos, para serem revisados sempre que tiver um tempo livre. Exercícios de fixação funcionam muito bem com essa prática, já que apenas uma pausa de 15 minutos permite adiantar essa tarefa.

O transporte público também é um bom local para aproveitar o tempo ocioso. É possível assistir às aulas online ou gravar a revisão em áudio. Por isso, aproveite essas brechas para colocar o estudo em dia!

Conte com a ajuda dos seus amigos

Seus amigos de faculdade são uma peça muito importante quando o assunto é conciliar trabalho com as aulas. Eles podem ser úteis para dividir materiais extras e tarefas nos trabalhos em grupo e, também, para sanar dúvidas.

A mesma situação se aplica aos colegas de trabalho, que podem dar suporte em algumas funções enquanto você estiver em período de provas. Portanto, fazer networking nesses dois locais é fundamental.

Tenha um trabalho mais flexível!

Agora que você já conhece algumas dicas de como conciliar trabalho e estudo, saiba que é importante considerar opções de empregos mais flexíveis. Quem atua no Consultoria Educação, por exemplo, já começa na frente por entender e vivenciar a graduação, além de receber comissões por cada venda feita!

Gostou de saber que é possível trabalhar e estudar e quer complementar sua leitura? Então, conheça 8 trabalhos autônomos que dão dinheiro de verdade!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.