como conseguir um estágio a distância

Afinal, como conseguir um estágio a distância? Confira nossas dicas

Está à procura de um estágio? Sua vaga pode estar a poucos cliques de distância, e, o melhor, você pode cumprir as horas como estagiário sem sair de casa. O número de vagas de estágio a distância aumentou nos últimos anos, e essa é uma oportunidade para estudantes de todas as modalidades de ensino: 100% online, semipresencial ou presencial.

O estágio é uma etapa importante, e quase sempre obrigatória, para quem passa pelo ensino superior. Porém, como todo compromisso, as atividades como estagiário exigem disciplina com os horários. E isso ressalta a preocupação com atrasos e faltas.

É por isso que fazer o estágio online pode ser um alívio para você. O estagiário ganha mais tempo na rotina e pode encaixar esse compromisso na sua agenda sem tanta correria.

Mas, junto às vantagens, essa opção impõe desafios. Acompanhe nosso post para entender melhor como conquistar uma vaga de estágio a distância!

Afinal, como é o estágio a distância?

A Lei do Estágio (Lei n.º 11.788/2008), responsável por regular a atividade de estágio em todo o Brasil, não fala diretamente sobre como a atividade pode ser realizada de forma remota. Por não mencionar a possibilidade, a lei também não proíbe a sua realização.

Mas tudo mudou em 2020, quando o Ministério da Educação (MEC) precisou formular novas diretrizes para a continuidade das atividades pedagógicas em escolas e faculdades devido à pandemia. Então, o parecer CNE/CP n.º11/2020 ofereceu, entre outros assuntos, um norte para a oferta de estágios a distância.

Na prática, essa opção de estágio funciona como qualquer outra vaga de estágio. O objetivo é que estudante tenha contato com a rotina de trabalho de uma área de atuação, realizando atividades que contribuam para o seu desenvolvimento profissional.

As responsabilidades variam de acordo com o cargo do estagiário, e as atividades são adaptadas para as plataformas da instituição ou empresa que ofereceu a vaga.

Quando é obrigatório, o estudante é supervisionado por um funcionário, e a empresa pode ou não oferecer o salário de estágio a cada mês. Ao final, o estagiário precisa redigir um relatório para explicar como foi a experiência e os ganhos obtidos.

Como conquistar vaga em um estágio a distância?

Apesar das vantagens, nem sempre é fácil conquistar uma vaga de estágio a distância. É um desafio que demanda o esforço de procurar uma vaga de trabalho como qualquer outra.

Confira dicas que podem ajudar você nessa jornada.

Avalie as possibilidades divulgadas pela faculdade

O professor que ministra a disciplina de estágio pode divulgar para os alunos vagas em instituições parceiras da faculdade. Muitas vezes, a própria faculdade tem um canal de comunicação para anunciar vagas de estágio à comunidade acadêmica.

Busque vagas no LinkedIn

Se você ainda não tem um perfil no LinkedIn, é hora de criar o seu. Essa rede social serve para trocar experiências profissionais, bem como divulgar e buscar oportunidades de emprego e estágio. Por isso, sua vaga de estagiário pode estar lá esperando.

Otimize seu currículo

Em vez de fazer um currículo do zero no Word, que tal testar modelos mais interativos e modernos? Existem empresas que disponibilizam modelos de currículos pagos e gratuitos.

Os modelos podem deixar as informações do currículo mais claras e harmônicas, facilitando a leitura dos recrutadores.

Preste atenção às orientações para a seleção

Para selecionar candidatos bem-preparados, é normal que as empresas criem processos de seleção com duas ou até mais etapas. Por isso, é importante prestar a atenção às regras da seleção como um todo e entender o que a empresa vai avaliar em cada etapa.

Prepare-se para a entrevista virtual

Seu currículo foi selecionado. Agora, chegou a hora de arrasar na entrevista virtual e impressionar os recrutadores. Mas como fazer isso?

Uma boa preparação para entrevista de emprego envolve alguns aspectos. Por exemplo, conheça bem a empresa contratante, como seus valores e últimas novidades, e pense no que você espera aprender caso tenha a aprovação.

Como aumentar o salário enquanto faz estágio a distância?

Você obteve a tão sonhada aprovação e conquistou o estágio virtual. De quebra, ainda vai receber um salário como estagiário. Agora, os desafios são outros. Para começar, é preciso conciliar o estágio e o tempo para estudar as outras disciplinas da faculdade.

Além disso, considerando que o salário do estagiário não é alto, muitos estudantes querem/precisam procurar outra atividade remunerada. Mas como buscar outro emprego sendo estagiário? E como conciliar tudo isso com os estudos?

Uma opção muito comum é buscar atividades remuneradas enquanto freelancer. São oportunidades de trabalho com horários flexíveis e que podem ser feitas pela internet.

Tem interesse? Veja algumas opções de ganhar dinheiro em casa além do estágio.

Assistir a anúncios

Você pode se cadastrar em plataformas como Kwai e Make Money para ganhar dinheiro assistindo a vídeos. As plataformas são seguras e oferecem moedas virtuais que podem ser convertidas em real.

Para assistir aos vídeos, você só precisa de um dispositivo conectado à internet e muita disposição!

Responder a pesquisas online

Uma atividade parecida com a remuneração dos anúncios é ganhar dinheiro respondendo a pesquisas na internet.

Leva mais ou menos 10 minutos para você responder o conjunto de perguntas e, dependendo da plataforma que coordena a pesquisa, ainda existe a possibilidade de ganhar em moeda estrangeira.

Participar de um programa de afiliados

Já ouviu falar sobre Marketing de Afiliados? Essa é uma estratégia de marketing digital que vem ajudando muita gente a driblar a crise e a juntar uma grana extra.

Funciona assim: você se inscreve em uma rede de afiliados e passa a indicar produtos de uma empresa em troca de comissões em dinheiro. A cada compra feita com a sua ajuda, você recebe um percentual. É ou não uma boa ideia?

Agora é com você!

Chegamos ao final do post e esperamos que você consiga usar nossas dicas de como conseguir um estágio a distância. Ainda é possível desenvolver outras atividades profissionais e aumentar a renda durante o período de estágio. Então, não perca tempo!

Se você precisa de uma grana extra para pagar seu curso superior, venha conhecer também 7 alternativas de ganhar dinheiro trabalhando para faculdades!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.