como economizar na faculdade

Aprenda como economizar na faculdade e ter dinheiro extra

Nem todos os estudantes têm uma estabilidade financeira, não é mesmo? Afinal, despesas do dia a dia, mensalidades e contas a pagar podem dificultar bastante a experiência universitária. Muitos deles devem ficar atentos para não gastar muito e acabar prejudicando a conquista do diploma.

Por isso, saber como economizar na faculdade é fundamental para não ultrapassar os limites do mês e se endividar. É comum que, nesse período, o aluno receba ajuda da família enquanto estuda, mas saber cuidar das próprias finanças é importante para ter uma vida equilibrada.

Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas de economia na faculdade. Confira!

É possível economizar na faculdade?

Se você alguma vez já se queixou: “não tenho dinheiro para fazer faculdade, e agora?”, saiba que é possível economizar e ainda ter uma renda extra durante o período. Para isso, é essencial adotar algumas medidas simples no dia a dia e mudar hábitos para ficar longe das dívidas.

Saiba que não é necessário deixar de comprar roupas, visitar restaurantes ou manter o lazer de lado. O importante é saber equilibrar as atividades diárias e definir algumas prioridades em sua vida. Com isso, você não vai passar aperto durante os semestres e ainda terá uma grana sobrando para investir ou fazer a viagem dos sonhos — maravilha, não é mesmo?

Quais as formas de economizar na faculdade?

Já deu para entender que economizar dinheiro durante a faculdade é possível, certo? Agora, chegou a hora de saber como fazer isso. Confira, a seguir, algumas dicas fundamentais!

Pegue livros na biblioteca

A leitura é uma prática que faz parte da vida de todos os estudantes, e as matérias costumam ter materiais de referência para o aluno estudar. Então, para conseguir economizar, uma dica é buscar os livros na biblioteca da faculdade.

Na internet, você também encontra boas fontes de informação, sendo que diversas obras são disponibilizadas online ou são mais baratas na versão e-book.

Faça uso da tecnologia

Uma maneira de facilitar o seu planejamento financeiro pessoal é usar tecnologias de controle de gastos, incluindo tanto Apps de finanças para smartphones quanto planilhas convencionais. A primeira alternativa costuma ser mais prática e flexível, já que existem aplicativos que classificam e organizam os seus gastos de acordo com os registros que você faz durante as compras.

As classificações podem ser por tipos de despesas, como lazer, contas da casa, alimentação etc. Isso auxilia bastante no momento de perceber para onde o seu dinheiro está indo.

Compre materiais usados

Além dos livros didáticos, outros materiais também são requisitados durante os semestres para facilitar o aprendizado dos alunos. Isso é muito comum em graduações que oferecem aulas práticas e teóricas, o que demanda recursos extras para que os estudantes realizem as atividades propostas.

Já que adquirir tudo novo sai caro, uma opção é procurar materiais usados e que estejam em bom estado de uso. Assim, pergunte aos amigos e aos colegas de faculdade e converse com pessoas na internet para comprar algo que você esteja necessitando com um preço mais em conta.

Ter uma renda extra na faculdade vale a pena?

Se você tem dúvidas se vale a pena ter uma renda extra enquanto faz faculdade, saiba que a resposta é sim! Isso porque pagar as mensalidades do curso já é um verdadeiro gasto. Além disso, é necessário cobrir outras despesas consideráveis, como alimentação, transporte, material didático, entre outros.

Então, nada melhor do que procurar alguma ocupação, mas que não interfira na rotina de estudos, certo? Uma excelente dica, nesse caso, é conseguir uma grana extra ao trabalhar como freelancer e de maneira online.

A rede de afiliados, por exemplo, é uma boa opção. Ao se tornar um afiliado digital, você atuará com a divulgação de produtos de uma corporação em troca de comissões de vendas. Essa carreira está em alta e vem atraindo muitas pessoas, principalmente por conta das oportunidades, dos salários atrativos e da possibilidade de trabalhar de onde estiver.

Na Consultoria Educação, você recebe comissões sempre que indicar um curso superior e ele for efetivado. O trabalho consiste em divulgar a graduação nas redes sociais, de maneira a alcançar clientes em potencial e aumentar sua chance de uma venda bem-sucedida.

Achou interessante? Então, saiba que não é preciso fazer investimentos iniciais e, para trabalhar como afiliado, basta fazer a inscrição na plataforma e participar de um treinamento de vendas. Com isso, é possível ter uma renda extra ainda na faculdade e conquistar um aumento de salário com o tempo!

Quais são as melhores formas de ganhar dinheiro na faculdade?

Para não passar aperto durante os anos de graduação, é importante optar por um trabalho que permita conciliar com a rotina de estudos. Veja algumas opções!

Venda salgados e doces

Uma boa alternativa para ganhar dinheiro durante o ensino superior é vender salgados e doces. Muitas vezes, a cantina da faculdade cobra um alto valor pelos quitutes, e os alunos costumam levar o próprio lanche.

Contudo, nem todos têm tempo para fazer em casa. Assim, que tal preparar sanduíches frios, brigadeiro, beijinho, bolos no pote, empadas ou tortas e oferecê-los no intervalo das aulas? Saiba que a saída desses lanches é grande.

Seja redator freelancer

Se você está em busca de um trabalho flexível, existe a possibilidade de escrever diversos tipos de conteúdos como redator freelancer. Os textos produzidos são de diferentes campos do conhecimento, sendo que algumas áreas têm relação com a faculdade cursada.

Por isso, essa fonte de renda é uma boa forma de aprendizado e estudo. A vantagem principal é que o estudante pode escrever quando tiver algum tempo livre, sem atrapalhar suas obrigações diárias, e não terá custos adicionais com transporte.

Venda objetos artesanais

Se você tem alguma habilidade manual, é possível começar a vender objetos artesanais para complementar a renda. Existem diversas opções a serem comercializadas, como bordados, esculturas, bijuterias, entre outras.

O importante é soltar a imaginação e aproveitar o tempo para vender as suas produções para os colegas de turma.

Agora é com você!

Agora que já sabe como economizar dinheiro na faculdade, lembre-se de que optar por uma renda extra faz toda a diferença no orçamento. Por isso, escolha uma ocupação que não prejudique os seus estudos e que permita que você receba ótimas comissões pelo trabalho!

O que está esperando? Que tal aumentar a sua renda para não passar aperto durante a faculdade? Inscreva-se no App da Consultoria Educação!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.