Passo a passo: saiba como emitir nota fiscal como MEI

A formalização do profissional autônomo foi um passo importante para os empreendedores. Além da profissionalização, eles conquistaram alguns benefícios, mas também acumularam dúvidas. A principal delas é como emitir nota fiscal como MEI. 

Quando falamos em gestão contábil ou financeira, nem todos sabem lidar com elas da forma adequada. O que podemos adiantar é que, por mais complicado que possa parecer, o processo é bem simples. Quer ver? Continue a leitura e confira o passo a passo para prestar contas!

O que é e qual a importância da NFe MEI?

Instituído pela Lei nº 128/2008, o Microempreendedor Individual veio com o objetivo de formalizar trabalhadores informais e oferecer alguns benefícios. Entre eles, podemos citar a obtenção de um CNPJ, aposentadoria, auxílio-doença, facilidade para abrir contas e a emissão de notas fiscais. Segundo o Sebrae, o país contabiliza mais de 7,7 milhões de MEI.

Dependendo do seu faturamento, você pode optar entre o MEI ou ME. No primeiro caso, o limite é de até R$ 81 mil por ano. Vale destacar que a nota fiscal do Microempreendedor Individual não é obrigatória quando o consumidor final é pessoa física. Porém, isso muda na venda de produtos ou prestação de serviços à pessoa jurídica

A emissão de NF MEI contribui para a prospecção de novos clientes, já que muitas empresas só podem contratar um serviço mediante nota fiscal. Sem contar que o documento ajuda a manter o controle mensal das receitas.

Como emitir nota fiscal MEI?

Ter a chance de trabalhar em casa, no quarto de um hotel, em um coworking ou café se tornou a realidade de muitos brasileiros em busca de formas de ganhar dinheiro na internet. Ao mesmo tempo, gerou muitas dúvidas sobre como emitir nota fiscal como MEI.

Apesar de ser um processo simples, a maioria dos empreendedores vai em busca de contadores antes de começar a emissão da NF MEI. Embora cada prefeitura tenha os seus procedimentos próprios, vamos explicar como você pode fazer isso por conta própria com um passo a passo das etapas gerais e comuns entre elas. Acompanhe! 

Faça o credenciamento junto à prefeitura

O primeiro passo é fazer o credenciamento na Secretaria da Fazenda (Sefaz) da sua cidade, órgão responsável por cadastrar o seu CNPJ na prefeitura. Com o aval dela, você pode emitir nota fiscal como Microempreendedor Individual. Outra forma é iniciar a formalização pelo Portal do Empreendedor, vinculado ao governo federal.

Mapeie os dados para o preenchimento

Para o cadastro, é preciso levantar algumas informações relacionadas ao negócio. Entre elas, nome da empresa, endereço comercial (que pode ser a sua casa) e relação de bens. No caso de quem quer atuar na rede de afiliados, a CNAE indicada para exercer a atividade como MEI é a de Promotor de Vendas Independente.

Acesse o sistema de emissão de notas

Seja pelo Sefaz ou Portal do Empreendedor, você receberá a liberação da prefeitura com a sua inscrição municipal, endereço eletrônico para emitir as notas, login e senha provisória. Basta acessar o sistema com os dados fornecidos e clicar em “criar nova nota”.

Preencha a nota fiscal MEI

Insira as informações necessárias — dados do seu cliente, descrição do serviço, código fiscal, CNAE e valor. Preencha tudo com bastante atenção para evitar erros, ter que cancelar a nota e gerar uma nova. Confira todos os campos antes de clicar em “emitir”.

Envie ao cliente e arquive o documento

Após enviar a nota fiscal, você pode fazer uma consulta no sistema. A recomendação é salvar uma cópia em PDF ou XML para manter tudo organizado e sob controle. Sem contar que ajuda na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda (IR). 

Se você tinha dúvidas sobre como emitir nota fiscal MEI, agora tudo ficou fácil, não é? O sistema é intuitivo e se torna ainda mais simples com o passo a passo que compartilhamos aqui. Para desfrutar os benefícios do CNPJ, atuar como afiliado, ter ganhos ilimitados e promover o acesso à educação no app Consultoria Educação, é importante buscar a formalização

Já que estamos falando em oportunidades, confira três passos para empreender sem sair de casa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.