empreender com pouco dinheiro

Empreender com pouco dinheiro: veja 5 opções para começar hoje

Você sabia que há muitas formas de ter renda extra trabalhando online? Muita gente não dá o primeiro passo por não saber por onde começar, ou por achar que precisa ter uma grande quantia financeira para investir. Com a aceleração da transformação digital, o que não falta é oportunidade para empreender com pouco dinheiro.

Vamos combinar que começar pequenos negócios lucrativos é o sonho de muitas pessoas, não é? Se é o seu também, chegou a hora de transformá-lo em realidade. Neste artigo, compartilhamos 5 ideias rentáveis para você colocar em prática, e sem precisar gastar muito. Tudo pronto para começar? Então, continue a leitura e inspire-se!

Produzir conteúdo digital

Abrindo a lista de ideias para empreender com pouco dinheiro está a produção de conteúdo digital. É uma área com demanda em alta, que consiste em oferecer materiais em diferentes formatos ou plataformas sobre um determinado tema. Logo, se você é especialista em um segmento, pode ser uma boa ideia de renda extra sem investimento.

Aliás, você precisará apenas investir no seu conhecimento para começar, seja por conta própria ou se estiver escrevendo para uma empresa. Inclusive, no mercado de afiliados. Nele, é possível divulgar produtos ou serviços de terceiros, ou se tornar um produtor de conteúdo. Neste caso, faz tanto a produção quanto a divulgação.

O objetivo de produzir conteúdo relevante — textos, imagens, vídeos e materiais ricos (como e-books e infográficos) — é criar autoridade. Desse modo, você atrai mais clientes ao mesmo tempo em que ganha visibilidade na web e fortalece seu nome como afiliado. 

O conteúdo compartilhado, por sua vez, ajuda o leitor a solucionar um problema, aprender mais sobre um assunto, sanar dúvidas e se aproximar de você. Para isso, é importante saber quem é a sua persona, segmentando o conteúdo de acordo com a audiência.

Trabalhar como freelancer

Outra opção que vem se destacando para quem quer empreender sem capital é trabalhar como freelancer, aproveitando a tendência do home office. Há diversas plataformas na internet com cadastro gratuito para divulgar seus serviços, bem como buscar por vagas. Sem contar o próprio LinkedIn, que também traz oportunidades remotas.

Entre as áreas com maior demanda, destaque para TI (Tecnologia da Informação), comunicação e marketing, design e educação. Aliás, o último segmento está em plena expansão. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve um aumento de 378,9% na procura por cursos EAD.

Mas o que faz um freelancer? Em poucas palavras, é um profissional autônomo, que pode atender um ou mais clientes, sem qualquer tipo de vínculo empregatício. Seu pagamento se baseia nas entregas, nas horas trabalhadas ou em um valor fixo (acordado com a empresa). 

Antes de começar, é importante definir sua área de atuação. Se você se identifica com um dos segmentos em alta, basta dar início ao seu planejamento. Defina carga horária, preço por serviço ou produto e ambiente de trabalho. Mesmo em casa, é aconselhável ter um espaço para separar o profissional do pessoal.

Fazer dropshipping

Para abrir um negócio com pouco dinheiro, você também pode optar pelo dropshipping. De forma resumida, funciona como uma loja virtual. A diferença é que você não precisa ter o produto físico em mãos, já que, após a venda, ele é enviado diretamente pelo fornecedor para a casa do consumidor. O ciclo é assim:

  • o cliente compra o produto com você;
  • você, então, encomenda o produto com o fornecedor;
  • ao receber o pedido, o fornecedor envia o produto direto para o cliente.

Entre as vantagens do dropshipping é que o negócio requer apenas um computador e uma boa conexão com a Internet. Além disso, o único custo é o do produto que será oferecido ao consumidor, já que armazenamento e envio ficam por conta do fornecedor. E você também pode vender produtos de mais de um fornecedor.

Oferecer serviços 

No tópico anterior, falamos mais sobre a oferta de produtos. Por isso, agora, nosso foco será a prestação de serviços. Afinal, se tem uma área que merece a sua atenção é o programa de afiliados. Em meio à pandemia, a internet se tornou uma grande aliada dos afiliados. E um dos maiores atrativos é a comissão com ganhos ilimitados.

Sua principal missão é divulgar produtos de parceiros em blogs, redes sociais e campanhas de e-mail marketing. Por isso, é importante escolher bem a plataforma para fazer parcerias, avaliando o catálogo de produtos, suporte e diferenciais. Você pode se afiliar a mais de um fornecedor, aumentando as chances de conversão.

Se a remuneração sem limites já é um atrativo por si só, oferecer serviços como afiliado traz outras vantagens. Liberdade para trabalhar de qualquer lugar, autonomia e flexibilidade para organizar seus horários são algumas delas.

Ser um consultor de educação

Fechando nossa lista de ideias para empreender com pouco dinheiro, queremos destacar o trabalho do consultor de educação. Afinal de contas, com o segmento em alta graças à busca por cursos online, esta pode ser uma opção bastante rentável. Para começar, basta acessar a plataforma Consultoria Educação e fazer o seu cadastro gratuito. 

Após preencher o formulário, você tem acesso ao catálogo de cursos nas faculdades do grupo Kroton: Unic, Anhanguera, Unopar, Pitágoras, Fama, Uniderp e Unime. Seu foco é desenvolver estratégias para divulgar os cursos e fechar novas matrículas. A cada novo aluno matriculado, você recebe uma comissão. Ou seja, não há limites para o quanto se pode ganhar.

Além disso, nossos consultores têm a chance de desenvolver técnicas de vendas e aprender mais sobre marketing digital. Ao concluir seu cadastro, você pode acessar nossa plataforma de treinamentos para se capacitar de forma contínua e gerar resultados cada vez melhores. E quando precisar de suporte, temos um chat disponível no próprio aplicativo.

Qual vai ser a sua opção para empreender com pouco dinheiro?

E aí, se identificou com uma das opções que compartilhamos? Produzir conteúdo, trabalhar como freelancer, fazer dropshipping, oferecer serviços enquanto afiliado digital ou ser consultor de educação. Ideias para empreender com pouco dinheiro não faltam. Se o seu sonho é ter renda extra sem investimento, as oportunidades estão à sua espera. Agora só falta dar o próximo passo para começar uma nova jornada.

Que tal fazer parte do nosso time de consultores de educação? Preencha o cadastro e comece sua trilha!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.