Ganhar dinheiro nas redes sociais: fotografia de uma pessoa segurando o celular. Na tela estão os ícones de redes sociais.

Conheça as opções de monetização para ganhar dinheiro nas redes sociais

O Instagram abriu as portas para marcas e influenciadores trabalharem juntos de forma criativa. Com o bom e velho poder do marketing boca a boca, os consumidores nunca antes estiveram tão propensos a comprar nas redes sociais.

Se você tem dúvida se o Instagram dá dinheiro, aqui está a resposta: sim, dá dinheiro. E queremos explicar para você como isso acontece na prática, que tal? Reunimos as melhores estratégias sobre como ganhar dinheiro no Instagram. Confira e tire suas dúvidas!

Como ganhar dinheiro nas redes sociais?

As redes sociais, como Twitter, Instagram e YouTube, tornaram-se as plataformas mais populares entre centenas de milhões de usuários em todo o mundo. Isso abriu oportunidades para as empresas se conectarem com os clientes de forma mais próxima e dinâmica. Grandes empresas atraem a atenção de muitos usuários e fecham parcerias com mega influencers com o objetivo de tornarem seus produtos mais populares.

Porém, não se engane, porque não são apenas as grandes marcas que conseguem ganhar dinheiro nas redes sociais. Há, inclusive, oportunidades de ganhar dinheiro sem a necessidade de vender nada.

Sim, isso mesmo. Você pode aproveitar um perfil com grande número de seguidores para divulgar os produtos de pequenas, médias e grandes empresas, criando conteúdo atrativo e direcionando-o para um público específico, e receber por isso.

Além disso, é possível monetizar diretamente nas plataformas. É o caso, por exemplo, do pagamento por reels no Instagram. Criadores de conteúdo com bom alcance podem se beneficiar dessa funcionalidade e receber US$ 125 a cada 50 mil views em seus reels.

Já no TikTok existe o Programa de Recompensas do Criador, que também permite que criadores de conteúdo ganhem dinheiro com base no desempenho de seus vídeos.

Para receber, os vídeos precisam cumprir com os requisitos do programa. As recompensas são baseadas nas visualizações qualificadas e no rendimento por 1.000 visualizações (RPM). Assim, os criadores que se destacam e mantêm bom desempenho podem ganhar mais, incentivando a produção de conteúdo de qualidade e o engajamento na plataforma.

Leia também: Comissões online: como gerar renda extra em 2024

Quais são as redes sociais que dão dinheiro?

Além do Instagram e TikTok mencionados anteriormente, outras redes sociais também oferecem oportunidades de ganhar dinheiro. Veja algumas delas:

  • YouTube: a plataforma de vídeos permite que criadores de conteúdo monetizem seus canais por meio do programa Google AdSense, exibindo anúncios nos vídeos.
  • Twitch: dedicada ao streaming de jogos, a plataforma permite que streamers ganhem dinheiro por meio de doações e inscrições pagas de seus seguidores.
  • Pinterest: com a ferramenta “Shop the Look”, criadores de conteúdo podem adicionar links para produtos em suas postagens e receber comissões quando alguém realiza uma compra.

Como ganhar dinheiro com monetização?

Mesmo que você não tenha uma empresa no sentido convencional, há muitos métodos que pode aprender sobre como ganhar dinheiro no Instagram. Com um nicho claro e um público no alvo das suas estratégias, é possível construir uma rede de seguidores, trabalhar divulgando marcas e tornar-se um influenciador.

Aqui estão alguns meios pelos quais milhares de pessoas estão colocando isso em prática e lucrando no Insta e outras redes.

1. Faça parceria com marcas

A parceria com marcas é provavelmente a maneira mais conhecida de criadores ganharem dinheiro no Instagram. Você precisa encontrar uma marca (pequena ou grande) que se alinhe com seus valores e seja atrativa aos olhos do público que você tem ou quer atingir.

A identificação com os valores da marca é uma parte é importante. Fazer parceria com uma marca que não tenha nada a ver com seu conteúdo regular, ou mesmo que contradiga o que você publica fará seu perfil parecer inautêntico.

A parceria com marcas pode assumir várias formas. As mais convencionais são duas: você pode ser pago para fazer uma postagem no Instagram que apresenta um produto específico ou receber produtos gratuitos em troca de conteúdo.

Para começar, faça postagens que apresentem suas preferências, como restaurantes e cuidados com a pele — nesse momento, o mais importante é que seja algo verdadeiramente do seu interesse. Use, então, essas postagens de exemplo quando estiver entrando em contato com as marcas.

2. Venda sua própria marca

Outra maneira é investir no Instagram para promover suas próprias vendas digitais. Você pode transformar sua conta no Instagram em uma ponte para levar os usuários à sua loja virtual ou outra página onde eles podem finalizar uma compra.

Outra opção é criar uma vitrine com os produtos dentro da própria plataforma. Esse já é um recurso possível para os usuários que possuem um perfil comercial no Instagram.

3. Ganhe dinheiro sendo afiliado digital

Nunca pensou em ingressar em um programa de afiliados? Saiba que você pode estar perdendo uma grande oportunidade de ganhar dinheiro no Instagram.

Basicamente, os programas de afiliados pagam para você divulgar os produtos de outras empresas. A cada venda realizada com sua ajuda, você ganha uma comissão. A venda pode ser feita com um link específico, um código de desconto ou qualquer outro meio que identifique você como afiliado digital.

De início, o seu papel enquanto afiliado digital é usar as melhores estratégias de marketing para atrair o maior número de clientes em potencial — e isso inclui, é claro, ter uma presença forte no Instagram.

Assim que uma pessoa interessada entrar em contato com você, sua missão passa ser conduzi-la ao objetivo final: fazer a compra.

Fotografia mostrando a tela de um celular com os ícones de diversas redes sociais.

Como usar o Instagram para marketing de afiliados?

Depois que um afiliado entende exatamente quais benefícios pode obter com o Instagram, fica mais fácil dar os primeiros passos.

Podemos listar as estratégias para os usuários do Instagram que desejam ingressar no mercado de afiliados e transformar um simples perfil do Instagram em uma máquina de vendas. Confira as estratégias logo abaixo!

Escolha um nicho

O objetivo é ser conhecido como uma fonte confiável de informações, notícias ou entretenimento no nicho de mercado em que você vende produtos afiliados. Você não conseguirá fazer isso “atirando para todos os lados”.

Na verdade, o ideal é ter um nicho claro e entender as necessidades do público para produzir conteúdos dentro desse segmento.

Publique quando seu público estiver ativo

Não há muito sentido em postar conteúdos no Instagram se seus seguidores não estiverem por perto para vê-lo. Encontre os horários ideais de postagem.

Seja consistente

Ajude as pessoas a saber o que esperar quando clicarem no botão “Seguir” pela primeira vez. O compartilhamento consistente de conteúdos também oferece aos seguidores mais oportunidades de engajamento, um fator considerado no algoritmo do Instagram.

Use hashtags para expandir seu alcance

Para construir um negócio de marketing de afiliados que seja a sua renda extra (ou a sua renda principal), você precisa criar um fluxo sustentável de novos seguidores no Instagram. As hashtags ajudam a expandir seu público sem muito esforço extra.

Os usuários do Instagram podem seguir hashtags dentro do aplicativo, o que significa que seu conteúdo aparece no feed deles mesmo sem seguir sua conta. Para encontrar hashtags do Instagram, comece com a pesquisa de concorrentes. Marcas, blogueiros e editores costumam usar hashtags para expandir o próprio alcance.

Invista em anúncios

O básico ainda funciona, ok? Anunciar no Instagram é uma das maneiras de ganhar dinheiro na plataforma. Você pode transformar qualquer postagem em um anúncio impulsionando-a, e suas análises do Instagram dirão quanta diferença o impulso fez.

Quais são os outros canais digitais interessantes? 

Além do Instagram, onde investir? Bom, aqui estão algumas sugestões que você pode incluir na sua rotina como afiliado digital.

Blog

Crie conteúdos educativos sobre as necessidades do seu público em um blog. Isso vai ajudar a levar suas páginas para as primeiras páginas dos resultados de busca do Google.

E-mail

Sim, o e-mail não morreu. Na verdade, está mais vivo do que nunca. Em 2022, 4,03 bilhões de pessoas usam o e-mail em todo o mundo.

Se você ainda não está usando e-mail na sua estratégia de marketing digital, provavelmente seu concorrente está. Então, não perca tempo!

Aplicativos de mensagem instantânea

WhatsApp e Telegram são ótimos meios de fortalecer ainda mais a relação com seus clientes e fechar negócios como afiliado.

Mantenha-se em dia com o marketing nas redes sociais!

Na próxima vez que ouvir a pergunta “Instagram dá dinheiro?”, mostre este conteúdo para quem perguntou. Esperamos que as dicas que explicamos até aqui ajude você a monetizar essa incrível rede social.

Aproveite para baixar o app Consultoria Educação para começar a trabalhar como afiliado e gerar renda extra!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.