Como ganhar dinheiro no WhatsApp: fotografia focada nas mãos de uma pessoa utilizando o celular.

Passo a passo: como ganhar dinheiro no WhatsApp?

Vender pelo WhatsApp se tornou uma opção muito popular para aqueles que buscam maneiras de ganhar uma renda extra. Embora seja, a princípio, apenas uma ferramenta de bate-papo, o aplicativo também pode ser usado para finalidades comerciais e para aumentar as suas chances de sucesso em negociações.

É bem provável que os seus clientes tenham o App no aparelho. Segundo relatório recente, 99% dos smartphones no Brasil têm o WhatsApp instalado. Isso significa que você pode estar abrindo mão de uma poderosa máquina de vendas caso ainda não use o aplicativo para fins comerciais.

Explicamos tudo que precisa para mudar essa situação. Veja como ganhar dinheiro no WhatsApp, as vantagens do aplicativo e por onde começar!

4 maneiras de ganhar dinheiro pelo WhatsApp

Há várias maneiras de aproveitar o WhatsApp se você busca uma renda adicional ou quer impulsionar as vendas do seu negócio. Veja algumas sugestões:

1. Venda de produtos próprios

Vender produtos próprios pode ser uma maneira eficaz de utilizar o WhatsApp. Você pode compartilhar fotos dos seus produtos, informações detalhadas, e até mesmo criar um catálogo online acessível através de um link no seu perfil.

2. Serviços de consultoria

Oferecer consultoria em sua área de expertise é uma ótima maneira de monetizar seu conhecimento.

Utilizando o WhatsApp, você pode marcar sessões, compartilhar arquivos importantes e se comunicar facilmente com seus clientes!

3. Organização de eventos

O WhatsApp permite criar grupos onde você pode organizar eventos, workshops ou cursos. Cobrar uma taxa de participação pode ser uma fonte de renda enquanto você compartilha seu conhecimento ou entretenimento com os outros.

4. Vender como afiliado

Promover produtos ou serviços como afiliado é uma das formas mais populares de ganhar dinheiro no WhatsApp.

Você pode ganhar comissões compartilhando links que se convertem em vendas com seus contatos ou através de grupos relacionados ao seu nicho.

→ Aproveite para conhecer o app Consultoria Educação. Nele, você pode conhecer comissões de até R$ 300 por matrículas em cursos!

Fotografia destacando o aplicativo WhatsApp na tela de um celular.

Como começar?

O WhatsApp pode ser um dos seus principais canais para ter uma rotina de atendimento e conseguir levantar uma renda extra. Para fazer isso, conheça as melhores dicas para usar o aplicativo:

1. Baixe o Whatsapp Business

Em vez de usar a versão tradicional do aplicativo, baixe o WhatsApp Business, a versão comercial direcionada para micro, pequenas, médias e grandes empresas. A grande diferença está no conjunto de funcionalidades que ajudam a otimizar vendas, como a análise de métricas de desempenho.

Pelo WhatsApp Business, você vai pode avaliar, por exemplo, a quantidade de mensagens enviadas, quais mensagens foram entregues aos usuários e quais foram lidas por eles. Acompanhar esses números pode ajudar você a perceber a evolução da sua empresa no atendimento aos clientes pelo aplicativo.

Para não confundir a sua lista de contatos pessoais com os clientes, você tem a opção de dedicar um chip diferente para a sua conta comercial do WhatsApp — ou seja, ter um número exclusivo só para as vendas.

2. Use a função catálogo do seu WhatsApp Business

Desde 2019, o WhatsApp Business permite que as contas comerciais brasileiras usem um catálogo para apresentar mercadorias dentro do aplicativo. Nessa vitrine, os usuários podem encontrar os produtos e seus respectivos valores. Embora seja algo simples, essa funcionalidade pode agilizar muito o processo de vendas.

Se você já tem o Business instalado no seu celular, é muito simples ativar a função catálogo. Vá nas configurações da conta e aperte em Catálogo. Depois, basta colocar uma imagem do produto, nome, preço, a descrição e o link para direcionar o usuário à página de compra dentro de um site ou plataforma de afiliados, se necessário.

3. Organize os contatos com etiquetas

Sem uma boa organização, o esforço para realizar as vendas será ainda maior. Não deixe que a sua conta comercial tenha uma lista imensa de usuários sem qualquer método de classificação. Isso só faz você perder tempo procurando o contato de um cliente específico.

Então, aproveite um recurso do WhatsApp Business: as etiquetas. Com elas, você pode organizar os seus contatos de acordo com a jornada de compra do cliente ou simplesmente criar grupos com nomes diferentes, como “pedido em aberto”, “esperando resposta”, etc.

4. Divulgue seu contato

A ideia de usar o WhatsApp para vendas é atrair o máximo de clientes para lá. Portanto, não restrinja suas negociações aos usuários que você já tem na lista.

Lembre que não é uma prática agradável enviar uma mensagem para o usuário que ainda não tem seu número. É preciso pensar em estratégias de atração para fazer com que os clientes entrem em contato primeiro com você.

Uma ideia interessante é criar posts nas redes sociais, anúncios e Landing Pages com recompensas para quem entra em contato com seu número. Elas podem ser materiais ricos, como infográficos e e-books.

5. Use as linhas de transmissão

A linha de transmissão é um incrível recurso do WhatsApp Business. Ela permite que você envie uma única mensagem para vários usuários ao mesmo tempo e, assim, aumente sua produtividade.

Cada usuário vai receber a mensagem individualmente, nas conversas fechadas e particulares. Assim, você não precisa personalizar cada mensagem e pode usar o tempo a seu favor, planejando melhor as estratégias de vendas.

6. Preste atendimento rápido e personalizado

O WhatsApp Business facilita a comunicação rápida e direta com os clientes, permitindo que você ofereça um atendimento personalizado e eficiente.

Use mensagens prontas para saudações, agradecimentos ou respostas frequentes, mas sempre busque personalizar a interação entendendo as necessidades específicas de cada cliente. Um atendimento atencioso pode ser o diferencial que fideliza o cliente à sua marca.

7. Realize vendas flash e promoções exclusivas

Uma estratégia eficaz para impulsionar vendas é realizar eventos de vendas flash ou oferecer promoções exclusivas aos seus contatos do WhatsApp. Essas ofertas por tempo limitado criam um senso de urgência e podem encorajar decisões de compra imediatas.

Compartilhe cupons de desconto, ofertas de frete grátis ou serviços exclusivos para a sua lista de contatos do WhatsApp, incentivando-os a agir rápido.

8. Peça avaliações e feedbacks

Após a conclusão de uma venda, incentive seus clientes a enviar feedbacks e avaliações sobre o produto ou serviço adquirido. Isso não só mostra que você valoriza a opinião deles, mas também fornece insights valiosos para melhorar seu negócio.

Além disso, avaliações positivas podem ser usadas como prova social para atrair novos clientes.

9. Use status do WhatsApp para engajar

O recurso de status do WhatsApp é uma excelente ferramenta para engajar seus clientes e mantê-los atualizados sobre novos produtos, ofertas especiais e notícias da sua empresa.

Os status são visíveis por 24 horas, criando uma oportunidade perfeita para compartilhar conteúdos dinâmicos e promocionais que incentivem seus contatos a interagir com a sua marca.

Fotografia mostrando um homem mexendo em seu celular.

Quais são as vantagens de vender no WhatsApp?

Existe um público interessado no seu produto, mas que ainda não sabe como alcançá-lo. É preciso criar vínculos com esses clientes e mostrar por que eles precisam do que você vende.

De todos os canais digitais que existem para fazer isso, o WhatsApp merece destaque. Veja alguns motivos logo abaixo!

Clientes interessados

As pessoas não divulgam o número do WhatsApp para qualquer um. Então, se você passou por essa etapa e recebeu o número, quer dizer que o cliente tem um interesse genuíno na sua proposta.

Em outras palavras, os usuários que estão no seu WhatsApp são potenciais clientes de alto interesse. Sabendo disso, fica mais fácil se comunicar com ele e deixá-los à vontade na negociação.

Comunicação próxima

O WhatsApp não é igual ao Facebook ou Instagram, onde você precisa disputar a atenção do cliente com diversos outros gatilhos. Trata-se de um ambiente de pouca concorrência, que facilita uma comunicação mais próxima com os usuários. Da mesma forma que eles respondem com rapidez, esperam respostas ágeis de empresas.

A proximidade do aplicativo também permite uma troca mais personalizada. Os clientes esperam que você faça o atendimento de maneira exclusiva e amigável, mas sem perder o profissionalismo e o equilíbrio. Conhecendo bem o público-alvo, é possível adequar a linguagem de acordo com o perfil.

Baixo custo operacional

Utilizar o WhatsApp como ferramenta de vendas possui um benefício significativo relacionado ao custo operacional.

Ao contrário de outras plataformas de e-commerce ou sistemas de CRM que demandam um investimento inicial e manutenção constante, o WhatsApp requer apenas um smartphone e uma conexão com a internet. Isso torna possível iniciar e gerir vendas sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura tecnológica ou taxas de serviço.

Flexibilidade e disponibilidade

O WhatsApp permite uma flexibilidade incomparável na comunicação com os clientes. Como o aplicativo está disponível para uso a qualquer momento e lugar, você pode responder às consultas, processar pedidos e fornecer suporte pós-venda imediatamente.

Essa disponibilidade constante ajuda a construir uma relação de confiança e satisfação com o cliente, levando a uma maior lealdade à marca e a recompra.

Segmentação eficiente de clientes

Com o uso de etiquetas e a organização cuidadosa das conversas, o WhatsApp facilita a segmentação de clientes de forma eficaz.

Isso permite que você envie mensagens direcionadas com ofertas e informações relevantes para grupos específicos de clientes, aumentando as chances de venda. Uma comunicação mais direcionada significa também uma experiência mais personalizada para o cliente, algo altamente valorizado no mercado atual.

Agora é com você!

Esperamos que goste das dicas de como ganhar dinheiro no WhatsApp. Resumindo: se quiser ter bons resultados com o aplicativo, não tente empurrar suas soluções a todo custo, use a função catálogo, organize seus contatos, adote a linguagem do seu público e não se esqueça de automatizar alguns processos.

Gostou das nossas dicas? Vá em busca de capacitação profissional para aprimorar suas competências de vendas e fechar mais negócio. Se você ainda não sabe por onde começar, confira algumas opções de cursos gratuitos!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.