como pagar dívida da faculdade

Afinal, como pagar a dívida da faculdade com tranquilidade?

Você começa a graduação com que tanto sonhou. Assiste às aulas, faz os trabalhos, aprende com os profissionais e tira suas dúvidas sobre carreira. Mas, então, chega um momento em que as mensalidades começam a apertar o seu bolso e não dá mais para pagar, gerando a dívida da faculdade. E agora, o que fazer?

É importante ressaltar que estar em dia com as parcelas permite a você terminar o curso e conquistar o seu diploma. Esses valores que a faculdade recebe de cada estudante é que tornam possível aquela infraestrutura completa que vemos, a contratação de professores altamente qualificados e toda a qualidade para sua formação. Por isso mesmo, um profissional graduado costuma receber mais que quem só concluiu o ensino médio.

Ainda assim, as questões financeiras podem ser um desafio. Para que elas não o afastem da sua conquista, ajudamos com dicas de como pagar a dívida da faculdade — e melhor: organizar o orçamento para não ter mais problemas. Vamos lá?

Quais são as melhores práticas para quitar a faculdade?

Se você já pensou “não tenho mais dinheiro para a faculdade“, saiba que não está sozinho nessa. Muitos estudantes, inclusive, buscam opções para diminuir o valor das mensalidades. Essa é a sua primeira grande aposta. Uma boa ideia é procurar a modalidade EAD para o seu curso, caso seja oferecido.

No EAD, as parcelas são mais baixas por conta da infraestrutura aproveitada do presencial. Ou seja, você se forma com a mesma qualidade de ensino, mas pagando menos por isso — sem contar outros benefícios, como a flexibilidade de estudos. Outra forma é ver a possibilidade de bolsas e descontos na mensalidade. Fale com a sua faculdade!

Mas essas são dicas que ajudam somente uma parte da questão. A seguir, veja possibilidades para resolver a outra!

Consiga uma renda extra

Para arcar com a mensalidade da faculdade, nada melhor que buscar uma fonte de renda extra. Esse será um investimento que não vai atrapalhar os seus estudos — afinal, dá para se dedicar a ele em horários alternativos, para conciliar todos os seus compromissos diários. Se estuda à noite, por exemplo, pode usar a tarde para o trabalho.

Existem diversas formas de conseguir a renda extra. Você pode, por exemplo, fazer refeições, salgados ou doces em casa e vender na faculdade. As redes sociais também são uma boa plataforma para divulgação. Esse investimento costuma pedir uma quantia inicial para comprar os ingredientes, mas acaba sendo vantajosa. Só precifique corretamente os produtos, combinado?

Outra possibilidade é dar aulas particulares, tanto para estudantes do ensino médio quanto para seus colegas de faculdade. Se você domina alguma matéria, nada mais justo que ajudar outras pessoas a entenderem também, recebendo por isso, concorda? Geralmente, os tutores estipulam um valor por hora ou fazem pacotes com encontros semanais.

Atue como freelancer

Trabalhar como freelancer é uma das boas maneiras de conseguir renda extra. Nesse caso, você presta serviços para empresas, mas sem manter um vínculo empregatício por isso — diferentemente do que acontece nos cargos CLT. No geral, as organizações procuram certos profissionais para finalizar ou dar início a um projeto, cobrir uma demanda e assim por diante.

Como não há esse vínculo, você também fica sem aqueles direitos do CLT, como férias e 13.º salário. Mas dá para conquistar alguns direitos quando se busca a formalização como MEI. Com impostos na média de R$ 60,00, o profissional fica assegurado com salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão e muito mais.

Veja algumas possibilidades de atuação freelancer que você também pode conciliar aos estudos:

  • programação de sites, aplicativos, sistemas, softwares etc.;
  • design de páginas, produtos e peças publicitárias;
  • planejamento e produção de conteúdos para favorecer o Marketing das empresas;
  • revisão de conteúdos, documentos e outros;
  • edição ou roteirização de vídeos;
  • vendas de cursos para estudantes interessados;
  • gestão de redes sociais para organizações.

Cuide das suas finanças

Antes mesmo de começar na busca pela renda extra, é preciso ter em mente quanto você precisa para quitar as dívidas. Se preciso, entre em contato com a faculdade, manifeste o interesse no pagamento e verifique as oportunidades de desconto ou parcelamento. Com um número certo em mãos, fica mais fácil decidir os próximos passos.

Assim que começar a entrar aquele valor extra no seu orçamento, o cuidado deve ser redobrado. Por quê? Simples! É fácil você colocar outras prioridades sem perceber, deixando de pagar a dívida da faculdade. Dessa forma, lá se vão os seus esforços nesse quesito.

Por isso, é importante ligar aquela chave na mente de economia e observação. Que tal fazer uma planilha com seus ganhos e gastos? Isso ajuda a visualizar melhor onde dá para poupar. O primeiro passo é fazer uma lista com esses valores, sem deixar nada de fora. Depois, veja aquelas despesas que podem diminuir ou ser cortadas.

Quer um exemplo? O delivery é um grande aliado daqueles dias de preguiça, mas, se vira rotina, a ideia de economizar vai embora. Por isso, tente reduzi-lo para uma vez na semana ou somente em momentos de correria, em que não dá para cozinhar em casa. Se não for possível, veja opções mais em conta, com frete grátis e cupons de desconto.

Como a Consultoria Educação pode ajudar você a pagar a dívida da faculdade?

Vimos que uma das possibilidades de conquistar a renda extra para pagar a dívida da faculdade é vender cursos para interessados. Essa é a proposta da consultoria em educação. Você aprende tudo sobre determinadas graduações e incentiva as pessoas a se matricularem no ensino superior, rumo a uma carreira de sucesso.

Aqui na Consultoria Educação, você tem mais tranquilidade, pois sabe que as faculdades parceiras são de excelência — o que facilita a sua atuação, inclusive. Isso sem falar no apoio que recebe para começar as indicações, tanto dos treinamentos exclusivos quanto do contato com nossos consultores para solucionar dúvidas.

Para ser um consultor, é fácil. Faça o cadastro gratuito no portal da Consultoria Educação, participe dos treinamentos e comece a divulgar! A cada matrícula que conseguir, você recebe uma ótima comissão de vendas.

Comece agora mesmo!

Agora que você tem uma ideia de como pagar a dívida da faculdade, analise qual a forma de conquistar a renda extra mais adequada à sua rotina. Só evite aumentar o valor do débito a ponto de não conseguir quitar, combinado? Para incentivar a formação de novos profissionais no país e ainda garantir o seu diploma, torne-se um consultor na Consultoria Educação!

Quer aproveitar esta oportunidade e se cadastrar para a Consultoria Educação? Então, acesse o nosso portal agora mesmo!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.