como pagar faculdade de medicina

Como pagar a faculdade de Medicina? Veja 3 dicas

Muitas pessoas sonham desde a infância com uma carreira médica. E não é por menos: é uma profissão valorizada no mercado, com remuneração média superior a R$ 10 mil1 e bastante gratificante. A possibilidade de ajudar o próximo e promover a saúde da população está entre os principais benefícios.

Porém, para alcançar seu espaço em clínicas, hospitais ou centros de saúde, é preciso passar pelos 6 anos de curso, antes de se dedicar à residência e à especialização. Como pagar a faculdade de Medicina durante tanto tempo? Afinal, o investimento é alto, o que afasta muitos profissionais desse caminho.

A boa notícia é que existem formas práticas e não muito difíceis de arcar com o valor da faculdade de Medicina. Listamos algumas dicas neste post. Confira!

Conheça bolsas e descontos das faculdades

Uma das principais formas de pagar a faculdade é contar com o auxílio das bolsas de estudo e outros descontos. Uma redução nas mensalidades é ideal, ainda mais quando você alia com outras estratégias –– como as que veremos na sequência.

A oferta de bolsas de estudo e descontos na faculdade de Medicina dependem dos programas oferecidos pela instituição. Veja os mais comuns:

  • programas governamentais –– algumas faculdades aceitam a nota do Enem para custear parte ou a mensalidade toda de estudantes de baixa renda;
  • desempenho no Enem –– o exame serve como forma de ingresso ou complemento da nota para ingressar na faculdade. Algumas instituições ainda oferecem abatimentos para estudantes que tiram excelentes pontuações;
  • transferência externa –– é um incentivo para que o estudante se transfira para a faculdade, aproveitando matérias da grade e com o benefício do desconto;
  • pontualidade –– são porcentagens de desconto para quem paga a mensalidade até determinado dia do mês;
  • convênio com empresas –– profissionais que trabalham nas organizações parceiras da faculdade ganham desconto. É uma forma de incentivar a qualificação no país.

Há ainda os financiamentos e empréstimos. Nesse caso, também dependem das regras de funcionamento da faculdade e podem reduzir bastante as mensalidades. Após a conclusão do curso, você paga o restante a juros baixos, segundo o que foi acordado no momento do contrato.

Recorra à renda extra

Trabalhar para pagar a faculdade é a realidade de muitas pessoas. No caso dos estudantes de Medicina, pode não sobrar espaço para aceitar um cargo CLT, de 8 horas seguidas de dedicação, por exemplo. Por isso, as opções de renda extra são mais indicadas, principalmente pelos horários flexíveis e atuação remota.

Prepare seu projeto de renda extra e escolha entre as categorias a seguir!

Trabalho freelancer

O freelancer é o profissional que realiza serviços para empresas sem qualquer vínculo empregatício. A prestação é combinada, assim como os valores, e o profissional geralmente emite notas fiscais a cada trabalho concluído. Para a organização, é uma forma de reduzir custos com contratações sem perder a qualidade.

Para o profissional, é uma oportunidade de se dedicar a diferentes serviços, fazer sua reputação no mercado e até se tornar especialista em uma área. Quem estuda ou deseja fazer faculdade de Medicina pode escolher entre diversas opções, de acordo com as próprias expertises:

  • dar aulas de reforço para estudantes do fundamental ou médio. Pode ser daquelas matérias que você dominava (Biologia ou Química, por exemplo);
  • escrever para blogs de saúde, com foco em SEO. O Marketing de Conteúdo ainda oferece espaço para revisão, tradução, edição, análise técnica etc.;
  • dar consultorias para editoras ou empresas na produção de materiais sobre saúde.

O mercado freelancer é muito mais amplo que isso. Se você tiver domínio ou familiaridade com outras áreas, ainda pode prestar serviços de programação, gestão de redes sociais, cuidador de crianças ou pets e assim por diante.

Como você pode observar, são serviços que você só aceita quando pode e organiza os próprios horários. Se tiver algum desencontro, basta negociar com o ofertante ou recusar o trabalho, sem grandes problemas. O mais trabalhoso aqui é se destacar no mercado e encontrar os clientes –– algo que pode ser feito com ajuda das redes sociais, por exemplo.

Afiliação digital

Você também pode trabalhar como afiliado digital. Os investimentos são baixos ou até inexistentes! Basta encontrar as melhores plataformas e boas empresas para fazer a parceria. Nesse caso, o serviço é estudar os produtos oferecidos pela marca e promovê-los, atraindo clientes interessados. Em troca, recebe comissões ou bônus pelas compras.

O afiliado digital recebe um link próprio, contendo todos os produtos da empresa. Quando um cliente adquire por causa dessa indicação, acumula a porcentagem para o profissional –– que pode ser revertida em dinheiro, vale-presente em lojas ou o que for informado pela plataforma.

Como você está em busca de renda extra, procure os programas de afiliados que ofereçam comissão em dinheiro. Também fique de olho na reputação da marca, pois uma imagem positiva facilita bastante as suas vendas. Por fim, escolha produtos com os quais têm mais afinidade, que podem ser desde infoprodutos a cosméticos.

Conheça o app Consultoria Educação

Quer uma forma ainda mais simples de conquistar a renda extra e, de quebra, contribuir para a educação no país? Apresentamos a Consultoria Educação. Ao se tornar um de nossos consultores, você passa a vender cursos de graduação das faculdades parceiras e recebe comissão a cada matrícula realizada.

Os ganhos são ilimitados e você recebe todo o apoio do app Consultoria Educação. Antes de dar início às indicações, passa pelos treinamentos exclusivos sobre vendas e divulgação, para potencializar o seu serviço –– e seus ganhos também, claro. Dessa forma, fica muito mais fácil conseguir o dinheiro para fazer faculdade de Medicina!

Se você já tiver começado o curso e se preocupa com o tempo de dedicação, o app Consultoria Educação é a solução ideal. Você pode encontrar interessados nas graduações sem sair de casa, pelas redes sociais. Basta ter disposição e um dispositivo com acesso à internet.

Invista nessa ideia!

Agora que você conhece as dicas de como pagar a faculdade de Medicina, corra atrás desse objetivo. Não tem mais desculpa para adiar a sua matrícula! Mesmo que seja um curso integral, que demanda muito de seu tempo, muitas das opções apresentadas são possíveis de se encaixar na sua agenda.

Gostou da ideia do app e quer entender melhor como funciona esse mercado? Conheça tudo sobre o universo da consultoria em educação!

1 Portal Vagas

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.