como ter tempo para estudar

Saiba como ter tempo para estudar e melhorar sua performance

O dia a dia corrido e a rotina com muitas responsabilidades demandam cada vez mais das pessoas. Assim, com tantos compromissos, 24 horas parecem não ser suficientes para se dedicar a todas as atividades, não é mesmo? Outra dificuldade que muitos estudantes enfrentam é saber como ter tempo para estudar.

A falta de foco e as distrações no ambiente são grandes desafios. Contudo, ao organizar a rotina e o local de estudos, é possível ter um bom desempenho na faculdade.

Ficou interessado e quer saber como ter tempo para estudar e socializar? Então, não deixe de conferir as nossas dicas!

Tenha uma boa gestão de tempo

A gestão de tempo é um conjunto de procedimentos utilizado para aprimorar o seu estudo, de maneira que a eficiência e a produtividade sejam sempre mantidas. A primeira etapa para trabalhar com essa ferramenta é saber o que estudar primeiro e o que pode ser deixado para mais tarde.

Uma boa dica para colocar o conceito em prática é planejar o dia com muita antecedência. Logo, faça uma lista de tarefas registrando as atividades importantes que devem ser realizadas em apenas um dia em relação ao tempo que deve ser destinado para cada demanda.

A responsabilidade com maior urgência precisa estar no topo, seguindo daquelas que não são importantes no momento. Também é possível montar um checklist com as regras que planejar, como:

  • conclua as atividades no prazo preestabelecido;
  • assinale as tarefas que já concluiu;
  • não estude um novo tópico sem ter terminado o conteúdo anterior;
  • conclua os trabalhos pendentes um por um.

Organize seu momento de estudo

Muitos estudantes não param para pensar quais são as suas atribuições e o que eles fazem durante a semana. Isso ocorre de modo tão automático que nem mesmo refletimos quando estamos livres ou ocupados.

Para dar conta de todas as tarefas, é essencial anotar o que você costuma fazer todos os dias. Com isso, é possível visualizar os principais compromissos e separar um tempo da rotina para estudar.

Após descobrir quais são essas brechas, esforce-se para não procrastinar nesse tempo livre. Encaixe um momento de estudos nessas folgas, considerando-o um compromisso fixo. Com isso, você criará um hábito, algo muito importante para quem quer saber como ter tempo para estudar.

Intercale momentos de descanso com lazer

Um fator que pode atrapalhar bastante a sua produtividade é a condição psicológica e física. Em muitas situações, o estudante fica tão focado em uma matéria, sem parar para descansar, que acaba esgotado em menos tempo.

O ensino superior na pandemia, com as aulas remotas, por exemplo, deixou muita gente desprevenida. Isso porque a dinâmica das aulas online é outra, e o aluno precisa ter familiaridade com os recursos. O déficit de acesso às tecnologias e as longas horas em frente ao computador fazem com que a pessoa fique ainda mais cansada.

Por essa razão, momentos de diversão e de descanso são fundamentais para manter a capacidade cognitiva e a disposição em alta. Quando isso não ocorre, o processo de memorização e de aprendizagem é afetado, além de diminuir o rendimento no trabalho.

Mantenha uma rotina saudável

O corpo também deve estar bem-preparado para os estudos, pois assim é possível aumentar a produtividade. Logo, é essencial manter uma alimentação equilibrada e saudável, praticar atividades físicas e dormir bem durante a noite.

Por mais simples que essas dicas sejam, elas são uma maneira de se concentrar com mais facilidade. Com o organismo forte e preparado, você consegue ir mais longe, otimizando os seus estudos.

Estabeleça uma meta diária

Quando o estudante estabelece objetivos a longo prazo, eles acabam parecendo bem distantes, não é mesmo? Assim, uma boa dica é definir metas diárias, possibilitando o acompanhamento do seu progresso mais de perto.

De maneira constante e gradativa, você terá a sensação de dever cumprido, algo essencial para se manter motivado. Nesse caso, tente se comprometer com o estudo de algum assunto que ache difícil: estude o conteúdo cerca de 20 minutos por dia.

Depois, aumente a meta conforme ela é atingida. Logo, quando for fácil aprender essa matéria, aumente o tempo de estudo para 30 ou 40 minutos, e assim sucessivamente.

Prepare o seu local de estudos

O aluno que quer garantir um bom resultado e estudar de maneira eficiente deve investir em um bom local para colocar as atividades em prática. O ideal é apostar em um ambiente tranquilo, silencioso, arejado e bem-iluminado.

Por mais que você consiga manter a concentração em um lugar bagunçado e barulhento, os ganhos são bem inferiores. Isso porque a assimilação dos conteúdos não é tão eficiente com conversas ao fundo ou barulho de televisão, por exemplo.

Essas e outras distrações diminuem a sua produtividade e o seu rendimento. Por isso, escolha um local da sua casa tranquilo para obter um resultado mais satisfatório.

Busque por trabalhos mais flexíveis

Muitos estudantes precisam trabalhar durante o dia inteiro para conseguir uma renda extra, e os estudos acabam ficando em segundo plano. Assim, é importante buscar por flexibilidade no trabalho, permitindo que a pessoa possa atuar de onde estiver.

Nesse caso, uma excelente opção é trabalhar na internet, como freelancer. Os profissionais contam com uma rotina autônoma, sendo possível exercer as atividades até em casa. Logo, os horários são flexíveis, e você terá bastante tempo livre para estudar.

Para isso, busque por uma plataforma específica, como a Consultoria Educação, ótima alternativa se você pretende começar a empreender com pouco dinheiro. O aplicativo pode ser baixado no computador, no tablet ou no smartphone, sendo uma excelente alternativa para ganhar dinheiro na internet pelo celular.

Com essa plataforma, o autônomo indica vários estudantes para cursos de graduação de faculdades reconhecidas no mercado. Para cada matrícula efetuada, você receberá uma comissão — perfeito, concorda?

Organize a rotina e tenha mais tempo para estudar!

Agora que já sabe como ter tempo para estudar, lembre-se de colocar as nossas dicas em prática para melhorar a sua produtividade. Além disso, busque por trabalhos que sejam mais flexíveis e que permitam que você exerça as atividades de onde estiver!

Gostou do post e quer complementar a sua leitura? Então, conheça 7 dicas de como conciliar trabalho e estudo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.