como vender como afiliado

Como vender como afiliado? Veja o processo na prática!

O programa de afiliação é um modelo de negócio que se transformou com a internet e continua trazendo vantagens para todos os envolvidos. É bom para quem vende, para quem compra e para a empresa que oferece o produto.

Quem tem interesse em se tornar um consultor não precisa de muito. É no site oficial dos programas de afiliação que costuma ocorrer todo o processo de inscrição e a realização de treinamentos. Por conta da facilidade de ser online, muitos brasileiros encontram nesse modelo de negócio uma maneira eficaz de levantar uma renda extra.

Quanto mais você vende, mais comissões recebe. O que pode aumentar os seus rendimentos é estudar o produto da empresa, conhecer bem o programa de afiliação e saber lidar com os clientes. Quer saber como isso funciona na prática? Então, veja nossas dicas de como vender como afiliado!

Encontre o programa de afiliados ideal para seu perfil

No programa de afiliação digital, um vendedor (consultor) tem a tarefa de divulgar os produtos ou serviços de uma empresa e conduzir o processo de compra do cliente.

É uma forma de empreender sem investimento nem custos de logística ou armazenamento, no caso de produtos físicos. Na maioria dos casos, a cada venda bem-sucedida, o consultor recebe uma comissão.

Podemos dizer que existem inúmeros programas como esse na internet. Você pode ganhar dinheiro com todo tipo de produto, como vender cursos online ou peças de vestuários. Mas os modelos de afiliação não são tantos.

Então, conhecê-los é um bom ponto de partida para quem deseja ingressar nesse modelo de negócio. Veja quais são logo abaixo:

  • CPA (Custo por Aquisição) — esse é o modelo mais comum de afiliação. Nele, o consultor recebe uma comissão apenas quando o cliente finaliza a venda. Dentre os modelos mais comuns, esse costuma oferecer as melhores comissões;
  • CPC (Custo por Clique) — esse modelo é menos exigente que o CPA, pois o afiliado recebe uma comissão quando o cliente clica em um link compartilhável para iniciar o processo de vendas. É um modelo mais simples, mas que costuma oferecer comissões pouco rentáveis;
  • CPL (Custo por lead) — modelo baseado na aquisição de leads (usuários que oferecem seus dados pessoais em troca de materiais educativos ricos). A comissão é recebida sempre que o afiliado conquista um lead para a empresa. É um modelo que vem caindo em desuso, pois as estratégias de aquisição de leads estão cada vez mais automatizadas.

Considere os três principais modelos no momento de escolher um programa de afiliação.

Estude o nicho

O nicho de mercado representa uma parte dos consumidores com necessidades específicas que ainda não foram atendidas por produtos ou serviços. Para entender melhor esse conceito, pense em uma empresa que vende artigos de natação. As necessidades específicas desse público-alvo são sungas e maiôs. Portanto, aí já temos um nicho.

Outro exemplo: as faculdades precisam atrair um público que ainda não tem uma graduação. Nesse caso, os cursos de nível superior formam um nicho de mercado.

Quanto mais você entende o nicho que quer alcançar, mais entende sobre as necessidades do cliente. Fazendo isso, fica mais fácil encontrar soluções e caminhos para concretizar as vendas.

Faça um roteiro de vendas

Outra dica importante de vender e ganhar dinheiro como afiliado é ter um roteiro de vendas ou script. Esse é um documento que descreve o plano de operação de um vendedor, ou seja, orientações de como agir em uma venda de acordo com a experiência de compra do cliente.

O roteiro, nesse caso, funciona mais como um guia, pois ele não visa tornar o processo totalmente mecânico. O próprio cliente pode surgir com questões imprevistas no seu planejamento, uma vez que cada um valoriza um detalhe na experiência de compra, e cabe ao vendedor identificá-lo.

O roteiro geralmente reúne conexões entre as necessidades de compra e as vantagens de um produto ou serviço. A conexão entre uma coisa e outra é feita de maneira orgânica pelo vendedor, a partir de sugestões e percepções de como os clientes vão reagindo.

Prospecte clientes

Prospecção é buscar pessoas interessadas no que você tem a oferecer. Essa é a atividade que ocupa boa parte do tempo de um vendedor, principalmente nos primeiros meses como afiliado digital.

Estudar o nicho de mercado pode ajudar a entender em quais canais o público-alvo busca suas necessidades de compra. As redes sociais para os afiliados são ótimos canais de troca com possíveis clientes. Nesses casos, selecione as redes que mais concentram os usuários interessados no que você tem a oferecer.

Apresente o produto

O ponto mais importante que você precisa saber sobre apresentar o produto é entender bem quem se beneficiar com ele. Outra vez, a experiência de compra do cliente acaba falando mais alto.

Se você entende as motivações do seu público, cumpriu boa parte do caminho. Então, a chave para apresentar o produto é conhecer a experiência de cada cliente. Faça perguntas nesse sentido, como “Quando você planejou investir nisso?” ou “Qual dessas opções você acha mais legal?”.

A questão é deixar o cliente falar. Isso vai mostrar a você quais aspectos do produto mais vão chamar a atenção dele.

Organize seus ganhos

Parte da tarefa de quem mexe com vendas como afiliado é organizar-se do ponto de vista financeiro, o que envolve registrar os ganhos e monitorar os resultados com as vendas.

Mas um bom ponto de partida é definir metas financeiras para alcançar a cada semana ou mensalmente. Defina metas realistas, baseadas no seu rendimento atual ou em possibilidades reais de ganho.

Para registrar e monitorar os resultados, você pode usar aplicativos no celular, planilhas ou até registrar tudo manualmente. O importante é acompanhar de perto!

Agora é com você!

Essas foram as nossas dicas de como vender como afiliado. Esperamos que as sugestões ajudem você a dar os primeiros passos nesse modelo de negócio! Não desista no começo e priorize uma regularidade para conseguir resultados. Além disso, jamais abandone a organização financeira e o monitoramento dos resultados.

E aí, quer começar a ganhar dinheiro como consultor? Então, aproveite para conhecer mais sobre a Consultoria Educação e venha empreender com a gente!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.