Como vender no TikTok como afiliado: fotografia de uma mulher segurando o celular com o símbolo do TikTok na frente de um computador.

Saiba como vender no TikTok como afiliado

Para quem tem interesse em atuar no marketing de afiliados, as redes sociais são um dos melhores espaços para divulgar links e construir uma base de seguidores e consumidores. Hoje, o TikTok tem uma média de 1 bilhão de usuários mensais, o que faz dele o espaço perfeito para vender como afiliado.

Para te ajudar a começar, a Consultoria Educação preparou um passo a passo completo, desde a criação da sua conta até a divulgação dos seus links. Você também vê 3 dicas práticas para vender mais. Confira!

Como ganhar dinheiro no TikTok sendo afiliado?

O marketing de afiliados está sempre se reinventando, e o uso das redes sociais para divulgar o link de afiliado é bastante conhecido. Quanto uma nova rede começa a fazer sucesso, portanto, é hora de entender como ela pode te ajudar a aumentar — ou começar a construir — uma base de consumidores!

A seguir, você confere o passo a passo completo para vender no TikTok como afiliado. Continue lendo!

1. Defina qual produto você vai vender

Para começar a vender no TikTok como afiliado, é fundamental ter um produto em mente. Afinal, diferente de outras redes sociais, o TikTok entrega o seu conteúdo para um grupo de pessoas que tem afinidade com os assuntos sobre os quais você fala mesmo quando elas não te seguem

Ou seja: quanto mais definido o seu nicho, maior as chances de os seus potenciais consumidores te encontrarem com facilidade.

Lembre-se, porém, que, para quem está começando a vender como afiliado, pode ser interessante focar em produtos de ticket baixo — ou seja, que não custem muito caro. Isso porque você ainda está construindo a sua reputação e precisa que as pessoas aprendam a confiar na sua marca.

Leia também: Conheça os 7 melhores produtos para vender como afiliado!

2. Crie sua conta no TikTok

Uma vez definido o seu produto, é hora de colocar a mão na massa e criar a sua conta no TikTok. Para isso:

  1. Baixe o aplicativo do TikTok na sua loja de aplicativos;
  2. Clique em Criar uma conta;
  3. Clique em Usar telefone ou e-mail;
  4. Preencha os dados pessoais solicitados;
  5. Defina a sua senha;
  6. Defina o seu apelido, isto é, o nome da sua conta.

Mantenha em mente que esta conta será o rosto da sua marca para quem for comprar com você pelo TikTok. Por isso, escolha um nome de conta estratégico — uma vez criado, ele só pode ser alterado depois de 30 dias.

3. Personalize a sua conta no TikTok

Para atrair ainda mais a atenção dos seus futuros consumidores, é importante personalizar a sua conta corretamente. Isso inclui:

  • Usar uma foto de perfil relacionada ao nicho do seu produto, que comunique aos outros usuários o que você vende;
  • Uma descrição estratégica, de preferência com um CTA para que o usuário saiba onde encontrar os seus produtos e você possa começar a vender.

4. Comece a postar

Por fim, é hora de começar a postar! São muitos os tipos de conteúdo que você pode fazer no TikTok, e cada nicho terá uma estratégia específica. Para descobrir a melhor estratégia para o seu, uma boa opção é fazer uma pesquisa de concorrência — ou seja, encontrar outras contas que vendem produtos semelhantes.

Lembre-se, porém, de que o TikTok é uma rede de vídeos curtos e, em geral, divertidos, e quanto mais você conseguir refletir essas características nos seus conteúdos, maior a chance de a sua comunidade se fortalecer.

Leia também: Afiliado ou produtor de conteúdo? Confira prós e contras de cada um

Como divulgar o link de afiliado no TikTok?

Agora que você já tem a sua conta no TikTok e já começou a produzir conteúdo, pode começar a divulgar o seu link de afiliado para vender. Nessa etapa, você tem duas opções: criar uma conta corporativa ou usar um QR code em todos os vídeos. 

Abaixo, explicamos melhor como cada uma delas funciona.

Tenha uma conta corporativa

A maneira mais simples de divulgar o seu link de afiliado no TikTok é colocando esse link na bio, assim como acontece no Instagram. A diferença fundamental, neste caso, é que, no TikTok, essa opção só aparece para quem tem uma conta comercial.

Para mudar a sua conta de pessoal para comercial:

  1. Vá até o seu perfil no TikTok;
  2. Clique no menu superior, no canto direito da tela;
  3. Selecione a opção Configurações e privacidade;
  4. Clique em Conta;
  5. Clique em Trocar para conta corporativa;
  6. Siga as demais instruções na tela.

Pronto! Agora você pode colocar o seu link de afiliado na bio do TikTok e começar a vender. E não se preocupe: você pode optar por voltar para uma conta “pessoal” a qualquer momento.

Divulgue o QR Code

Para quem não quer criar uma conta corporativa no TikTok, outra opção é usar um programa que transforme links em QR Code. Desse modo, você pode colocar a imagem em todos os seus vídeos e os seus seguidores podem escaneá-la para encontrar o produto mencionado.

A vantagem desta opção é poder usar o TikTok como parte de uma estratégia mais robusta, com um funil de vendas definido. Assim, o link para vendas pode aparecer apenas em posts focados em conversão.

3 dicas para vender no TikTok como afiliado

Apesar do seu sucesso estrondoso, o TikTok ainda é uma rede social consideravelmente nova, sobretudo para as gerações mais antigas. Por isso, para começar a vender no TikTok como afiliado, é fundamental entender bem como essa rede funciona e como você pode aproveitá-la ao máximo.

A seguir, nós te damos 3 dicas fundamentais. Confira!

1. Use hashtags

Assim como em diversas outras redes sociais, o TikTok permite o uso de hashtags nas suas postagens. Elas são uma forma de atrair pessoas que buscam por um nicho ou uma palavra-chave específica, e também ajudam o seu perfil a se destacar e ter mais chances de aparecer no feed de quem pode se interessar por aquele assunto.

Por isso, não tenha medo de usar hashtags quando criar conteúdo. Mas, é claro, faça isso estrategicamente: nada de lotar a sua legenda de hashtags, sobretudo se elas não tiverem nada a ver com o conteúdo que você apresentou.

2. Aposte nas tendências

O TikTok também é uma rede social de tendências, onde conteúdos viralizam o tempo todo. Seja usando áudios populares ou memes, apostar em algumas dessas tendências é uma forma orgânica de fazer o seu produto aparecer mais. 

É claro que nem sempre podemos participar de todas as tendências, mas pense nisso como um exercício criativo: como você consegue adaptar o seu conteúdo para que ele viralize, mas ainda faça sentido?

3. Faça conteúdos diferenciados

Por fim, uma dica “básica”, mas que muitas vezes é deixada de lado: fazer conteúdos únicos e inovadores é uma das melhores maneiras de vender no TikTok como afiliado. Afinal, isso atrai um público maior para a sua página e faz com que as pessoas lembrem da sua marca. Assim, vale a pena dedicar um tempinho a criação desses conteúdos.

Agora que você já sabe como vender no TikTok, aproveite para se tornar um afiliado da Consultoria Educação! Baixe o nosso aplicativo e comece a fazer uma renda extra agora mesmo, do conforto da sua casa!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.