como vender pelo whatsapp

Como vender pelo WhatsApp: veja 7 erros para não cometer

Nos últimos anos, o processo de vendas digitais passou por uma série de mudanças a fim de se adaptar aos novos hábitos de consumo. A transformação digital — impulsionada pelos avanços da tecnologia e o cenário da pandemia — abriu o caminho para a adoção de ferramentas online. Com tudo isso em mente, responda com sinceridade: você sabe como vender pelo WhatsApp?

Entre os recursos disponíveis, as vendas pelo wpp ganharam destaque pela facilidade de uso, alcance, possibilidade de segmentar o público, entre outras vantagens. Afinal, o app é parte do nosso dia a dia para enviar mensagens, fazer ligações, pagamentos e, por que não, vender? Confira, a seguir, os 7 erros mais comuns que você deve evitar! 

Não fazer planejamento de vendas

Por trás do sucesso, sempre há um bom planejamento. Vale para programar uma viagem, equilibrar seus gastos, otimizar a produtividade e, claro, vender. Não é à toa que existe o ditado: “Planejamento é a alma do negócio”. 

Você já ouviu falar em funil de vendas? Todos os potenciais clientes passam pela jornada de compra antes de converter. A trilha começa no topo (atração), avança pelo meio (consideração) até chegar ao fundo (decisão). O conceito está presente nas estratégias de Marketing Digital, mas também é válido na hora de vender pelo WhatsApp.

No app, você encontrará vários tipos de clientes. Cada um em uma etapa do funil — os que já conhecem sua marca e converteram, os que estão cogitando comprar e os que estão chegando agora (primeiro contato). Aqui entra o planejamento:

  • topo: prepare um conteúdo mais genérico e educativo. Por exemplo, na área da educação, você pode falar sobre a importância de investir em um curso do ensino superior para o desenvolvimento profissional;
  • meio: incentive a compra, mas sem falar da marca diretamente. Seguindo o mesmo exemplo, apresente as profissões em alta ou compartilhe dicas de carreira;
  • fundo: envie conteúdo com foco na venda, já que, nesta etapa, o futuro aluno está pronto para investir em um curso. Por isso, fale sobre os cursos do seu catálogo e os diferenciais da faculdade.

Além disso, não se esqueça de planejar o pós-venda. Afinal, seu trabalho não termina depois da conversão. Aproveite a proximidade do aplicativo para manter o relacionamento com seus clientes atuais. Com o tempo, eles podem indicar sua marca para amigos e familiares, deixar depoimentos e divulgar seus produtos ou serviços de forma espontânea.

Não fazer uma coleta honesta dos contatos

Um dos erros mais comuns em vendas no Wpp Business é não pedir permissão do cliente para entrar em contato com ele. Optar pelo caminho contrário pode ser invasivo e, ao invés de aproximar, você afasta potenciais leads e ainda passa uma imagem negativa. Então, não envie nada antes de ter a autorização para entrar em contato.

Após isso, salve o número, nome e sobrenome para oferecer um atendimento personalizado e para segmentar grupos de acordo com o momento de compra de cada um. E, para evitar surpresas, deixe claro que você enviará mensagens. Por fim, não use listas prontas. Isso vai contra as boas práticas do marketing. Sem contar que também é invasivo.

Não gerenciar a lista de contatos

Já que falamos em listas, nossa dica é que você adote as listas de transmissão. Com elas, é possível enviar uma mensagem para vários clientes de uma vez só. Cada um recebe o texto de forma individual, diferentemente do que acontece em grupos do WhatsApp. Não gerenciar sua lista de contatos pode levar a uma abordagem invasiva.

Quando você segmenta as listas, cada cliente recebe uma mensagem de acordo com o momento na jornada de compra. Parece que o conteúdo foi enviado apenas para ele, de forma personalizada. Isso passa credibilidade e aumenta as chances de conversão. Apenas tome cuidado para não fazer muitos envios em um curto espaço de tempo.

Não ter um cronograma de envios

Por falar nisso, para evitar exagero e manter a dosagem certa de interação, é importante ter um cronograma de envios. Inclusive, essa etapa pode entrar na fase do planejamento de vendas, levando em conta o momento de cada cliente no funil. 

Sem um cronograma, é fácil perder o controle e, sem querer, acabar bombardeando seus leads. Além disso, você não consegue acompanhar quais conteúdos já foram enviados e corre o risco de enviar a mesma mensagem mais de uma vez. 

Não usar a linguagem adequada

Não planejar, não pedir permissão, não organizar listas e não preparar um cronograma: o que vimos até aqui envolve boas práticas sobre como fazer vendas pelo WhatsApp. Mas a lista segue com outro ponto importante e que também pode entrar no planejamento.

Todo conteúdo tem uma linguagem adequada, que varia conforme o perfil da sua persona. Quem é leigo na sua área de atuação precisa de uma abordagem mais genérica e de fácil compreensão. Já para clientes de fundo de funil, vale a pena se aprofundar no conteúdo e trazer informações mais específicas.

Não acompanhar os resultados

Outro erro bem comum a se evitar é não acompanhar os resultados. O que isso significa? Que não basta planejar ações no WhatsApp para atrair e reter clientes. É preciso definir objetivos e, a partir deles, avaliar métricas de desempenho.

Aliás, o próprio WhatsApp Business oferece estatísticas com base no envio de mensagens, como visualizar quantos usuários receberam ou leram o conteúdo. Isso gera insights para os próximos passos, permitindo ações mais eficientes e mais vendas.

Não aprender automatização

Uma das principais diferenças entre fazer contato pelo WhatsApp e as vendas no Wpp Business é a possibilidade de automatizar o envio de mensagens para respostas rápidas. Ao não fazer isso e optar pelo modo manual, você pode perder oportunidades de vender mais ou fortalecer o relacionamento. 

Com as facilidades da web, tudo acontece muito rápido. Então, o tempo de resposta para uma dúvida, por exemplo, se mostra crucial para fechar negócio. Sem contar que a automatização aumenta a produtividade, deixando mais tempo para as estratégias.

Pronto para vender pelo WhatsAp?

Viu só como vender pelo WhatsApp? O aplicativo é um grande aliado na hora de atrair novos clientes e reter os atuais. Além disso, oferece uma forma de comunicação direta com quem tem interesse pela marca, com a possibilidade de personalizar o envio de mensagens. E ainda ajuda a ampliar seu alcance, melhorar a credibilidade do negócio e dar agilidade às vendas, desde que você evite esses 7 erros pelo caminho.

Quer receber mais insights direto na sua caixa de entrada? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades para potencializar suas vendas!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.