Conquiste a estabilidade financeira em 5 passos

Saber como alcançar estabilidade financeira é uma preocupação que atravessa gerações. Agora, em meio a uma crise econômica mundial, muita gente se vê diante de uma situação que parece impossível — sobretudo para quem ainda está no início da vida adulta.

Com tantas incertezas em relação aos estudos e à carreira, a estabilidade financeira na juventude se torna praticamente um feito inalcançável. Acontece que, mesmo em tempos de crise, é possível garantir essa segurança com algumas ações, sabia?

Quando aprendemos a cuidar do nosso dinheiro e adotamos medidas simples de educação financeira, tudo é possível. Atuar enquanto profissional autônomo, por exemplo, é uma delas. Veja o que preparamos a seguir, entenda como gerar estabilidade financeira e tenha mais tranquilidade hoje e em relação ao futuro!

Tenha um planejamento de longo prazo

As contas e boletos do dia a dia nos prendem no momento presente, mas a estabilidade financeira diz mais sobre o longo prazo do que apagar incêndios. Isso quer dizer que você precisa buscar a sua veia organizadora e traçar objetivos que alcancem um futuro próximo e também distante.

Quais são seus planos para 5 ou 10 anos, por exemplo? Você já se vê com um diploma na mão e atuando em alguma profissão específica? Deseja comprar um carro, um apartamento ou fazer uma viagem especial? Essas metas ajudam a traçar uma rota para que sua estabilidade financeira não só seja possível, mas traga benefícios duradouros à sua vida.

Mantenha o controle financeiro diário

Para que esses objetivos maiores se concretizem junto à sua estabilidade financeira, você precisa desenvolver o que chamamos de autocontrole financeiro. A melhor forma de lidar com isso é mapear todos os seus gastos e confrontá-los com a sua renda atual.

Sobra algum dinheiro? As dívidas consomem cada centavo do que você ganha? Analise com cuidado a situação e comece controlar seus gastos de forma inteligente. De preferência, corte os impulsos e aqueles supérfluos que dão prazer momentâneo, mas que só deixam você longe da sua estabilidade financeira.

Busque oportunidades de renda extra

Se mesmo com controle financeiro o dinheiro está escasso, não adianta esperar que o aumento do salário ou que a promoção na carreira caia do céu e salve suas economias. Portanto, busque possibilidades de fazer uma renda extra.

Já passou pela sua cabeça que um hobby pode se transformar em bons rendimentos no fim do mês? Cozinhar, fotografar, fazer artesanatos, enfim, o que não faltam são ideias para colocar em prática. A internet está cheia de oportunidades e exemplos inspiradores que podem funcionar muito bem para você.

Tenha uma reserva financeira

A renda extra é muito bem-vinda quando queremos acelerar alguns objetivos, que no momento não cabem no orçamento atual. Porém, ela também é uma forma de criar aquela reserva de emergência que pode salvar você em situações delicadas, como uma demissão, um período de doença, entre outros contratempos.

Os especialistas em finanças recomendam que as pessoas separem em torno de 20% dos seus ganhos mensais para a reserva. Contudo, se essa quantia não for possível no início, você pode ajustá-la à realidade do momento e aumentar aos poucos — principalmente se começar a fazer renda extra.

Considere o trabalho como autônomo

O trabalho autônomo é uma das principais alternativas dos brasileiros e uma tendência mundial. O seu lado empreendedor pode ser a saída não só para o dinheiro extra do mês, mas tem a chance de se tornar até mesmo sua renda total.

O trabalho com uma rede de afiliados, por exemplo, é uma ótima opção de atuar de forma autônoma — e o melhor: sem sair de casa. A ideia é bem simples, pois se trata de plataformas que reúnem produtos ou serviços aos anunciantes. Você escolhe o que deseja indicar, faz a divulgação e, a cada venda convertida, ganha uma gratificação.

Viu só como alcançar estabilidade financeira é possível até mesmo na juventude? Basta ter organização e disposição para começar e, como tempo, você vai ver que os resultados aparecem.

Gostou e quer mais dicas? Então, antes de ir embora confira como ganhar dinheiro na crise!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.