conseguir emprego antes de se formar

Veja 6 dicas para conseguir emprego antes de se formar

Começar uma carreira profissional é um verdadeiro desafio para vários estudantes que, apesar de terem vontade de aprender e bastante energia, muitas vezes são eliminados nas entrevistas de trabalho por falta de experiência. No entanto, conseguir emprego antes de se formar é algo fundamental, até mesmo para custear a faculdade e dar início a um rendimento financeiro.

Seja qual for o motivo, esse processo deve ser realizado com muito cuidado e estratégia. Afinal, essa será a primeira experiência a ser colocada no currículo. Portanto, é importante que seja a mais positiva possível, concorda?

Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas de como conseguir emprego antes de se formar e ter mais experiência. Confira!

1. Converse com os seus colegas de classe que estão trabalhando

Um dos caminhos mais rápidos para conseguir emprego durante a faculdade é por meio das pessoas que você conhece. Os colegas de classe que já iniciaram um trabalho recentemente são um ótimo recurso, pois poderão oferecer algumas dicas de como dar o primeiro passo e descrever como é a rotina de trabalho.

Portanto, não deixe de conversar com eles e falar sobre o seu interesse. Tais pessoas podem não conseguir uma vaga para você, mas provavelmente fornecerão o seu contato para gestores e recrutadores em seus locais de atuação. Além disso, como acabaram de passar por processos seletivos, podem compartilhar excelentes estratégias para você se dar bem. Maravilha, não é mesmo?

2. Procure o programa de apoio ao aluno da sua faculdade

Muitas faculdades oferecem um programa de apoio ao aluno por meio do serviço de orientação de carreira. Essa é uma excelente oportunidade para quem está em busca de emprego sem faculdade e não sabe direito quais passos seguir.

O programa oferece serviços de orientação para pessoas em processo de escolha profissional, transição e planejamento de carreira, além de servir como um espaço de pesquisa e ensino na área de aconselhamento e desenvolvimento.

Logo, se a sua faculdade proporciona o serviço, não há motivos para não aproveitar! É bem provável que o orientador possa ajudar a melhorar seu currículo e tenha muitos contatos e ideias para oferecer.

3. Reconheça os seus objetivos profissionais futuros

Quem disse que é cedo para você pensar onde deseja chegar em relação à sua carreira? Em muitos casos, o erro é não fazer planejamento e deixar-se levar. Anos depois, a pessoa pode se sentir arrependida, cansada e frustrada.

Para que isso não aconteça, separe um tempo para reconhecer os seus objetivos profissionais futuros. Pense: onde desejo estar daqui a 3 anos? Qual cargo quero ocupar daqui a 6?

Essa é uma atividade que pode ser realizada com metas definidas, que auxiliam no alcance de objetivos. É claro que o seu plano de carreira pode mudar com o tempo, mas a base sempre estará lá. Com esse guia, é possível saber onde se quer chegar, em quais áreas procurar um emprego e como se desenvolver para alcançar o sonho.

4. Comece um trabalho freelancer

Outra excelente alternativa para conseguir emprego antes de se formar é trabalhar como freelancer. Este é, com certeza, um dos passos mais importantes para quem deseja entrar no mercado de trabalho. Desse modo, é possível fazer ótimos contatos, desenvolver experiências e ganhar uma boa renda extra para ajudar a pagar as mensalidades da faculdade.

É possível contar com plataformas específicas para essa atuação. Além de conquistar o próprio dinheiro, ser freelancer também proporciona outras vantagens, como a flexibilidade de horários.

Como você não tem vínculo empregatício, pode trabalhar em casa e no momento mais conveniente, sendo o seu próprio chefe. Além de conciliar a vida pessoal com a profissional, essa facilidade contribui para a produtividade. Afinal, é possível trabalhar no momento do dia que for mais produtivo para você!

5. Invista em networking

O ambiente da faculdade é muito rico em oportunidades para conhecer pessoas. Aproveite isso para construir conexões com valor, seja com professores, com colegas de graduação ou até mesmo com estudantes de outros cursos.

Logo, tenha abertura para demonstrar sua autenticidade e invista nas relações pautadas em honestidade. Um dos aspectos do mercado de trabalho é conhecer os indivíduos certos e certificar-se de que eles sabem o seu valor. O ponto é que podemos não saber quem realmente são as pessoas certas. Portanto, não perca nenhuma chance de fazer contatos.

6. Seja um parceiro da Consultoria Educação

Já pensou em trabalhar onde e quando quiser, no conforto de casa e ainda ajudar a transformar a vida das pessoas por meio da educação? Saiba que esse sonho pode se tornar realidade por meio da Consultoria Educação!

Ao se tornar um consultor, você terá acesso às informações dos cursos de graduação nas modalidades a distância e semipresencial de faculdades de excelência e bem-conceituadas do mercado. O consultor de vendas, como é conhecido, atua com a promoção do app.

Ao incentivar a busca pelo desenvolvimento de uma carreira e pela formação no ensino superior, o consultor cria estratégias de divulgação, além de prospectar alunos. Para cada matrícula feita com a sua ajuda, você receberá ótimas comissões em dinheiro.

Assim, se você quer se tornar um consultor digital, saiba que é necessário fazer o cadastro na plataforma, que é 100% gratuito. Para isso, é preciso inserir algumas informações pessoais no formulário de cadastro e participar de um curso de treinamento exclusivo.

A partir disso, já pode divulgar os cursos em suas redes sociais para atrair os usuários. É uma oportunidade e tanto para quem quer conseguir emprego antes de se formar, não é verdade?

Seja um consultor de vendas!

Agora que você já conhece algumas dicas de como conseguir emprego antes de se formar, saiba que ter uma fonte de renda nesse período é fundamental para pagar a faculdade e conquistar uma boa grana. Portanto, trabalhe como consultor de vendas da Consultoria Educação e receba ótimas comissões em dinheiro!

Gostou de saber como conseguir um emprego sem faculdade e quer ficar por dentro de dicas sobre educação? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.