Consultor de Vendas Independente: veja como se registrar

A área de vendas é bem rentável e promissora para quem é microempreendedor individual (MEI). A função de consultor de vendas independente, inclusive, é uma das mais populares entre quem se cadastra nesse formato de atuação profissional.

O consultor é responsável por encontrar maneiras atrativas de oferecer um produto ou serviço ao consumidor. Logo, já dá para notar sua importância no mercado atual, com um público tão exigente e segmentado.

Contudo, por mais que seja uma atribuição muito requisitada, algumas pessoas não sabem iniciar a carreira nesse setor. Por isso, resolvemos explicar de um jeito prático como é possível se formalizar e começar hoje mesmo a trilhar esse caminho. Confira!

Quais são as vantagens de ser um consultor de vendas independente?

Muita gente começou a trabalhar enquanto consultor, ou consultor de vendas, como forma de ganhar uma renda extra, principalmente nesses tempos de crise. Porém, essa é uma ótima oportunidade de construir uma carreira promissora, com ótimos ganhos e outras vantagens.

Esse profissional, por exemplo, tem mais liberdade para definir seu horário de trabalho, com uma forte flexibilidade nesse sentido, somada à possibilidade de trabalhar de qualquer lugar. Além disso, quanto mais ele aprimora suas abordagens, melhores são suas comissões por vendas realizadas.

Como se registrar?

O mercado sempre vai privilegiar consultores formalizados, ou seja, que estão cadastrados como empresa para trabalhar dentro da lei — emitindo notas fiscais, por exemplo. Por isso, é essencial se registrar enquanto Microempreendedor Individual (MEI).

Isso também dá direito a benefícios previdenciários, além de acesso a empréstimos e crédito, sabia? A ideia é profissionalizar sua atuação, de modo a garantir melhores ganhos. A seguir, nós explicamos como proceder!

Faça seu cadastro de MEI

Para se cadastrar, é só entrar no Portal do Empreendedor e escolher a opção “formalize-se”. Você vai preencher seus dados para criar o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Conquiste seu alvará de funcionamento

Também é preciso conferir na prefeitura de onde mora quais são os documentos necessários à regularização. Assim, vai ser possível dar entrada no alvará de licença e funcionamento da sua microempresa — geralmente, o imóvel em que você reside fica registrado como endereço do negócio.

Obtenha permissão para emitir NFS-e

Ainda na prefeitura, você vai obter a permissão para poder emitir nota fiscal de serviço eletrônica, a NFS-e. Lembre-se de que, no momento de cadastro do MEI, é importante saber a atividade correta, para não ter problemas posteriores com essas emissões.

Para isso, é só conferir no site da CNAE, mas, geralmente, um consultor de vendas independente se encaixa na opção 7319-0/02 (promoção de vendas). Ela concede as seguintes atuações:

  • serviços de distribuição de folhetos;
  • serviços de distribuição de material profissional;
  • atividade de distribuição de material publicitário;
  • atividade de fulfillment;
  • panfletagem;
  • serviços de consultoria de vendas;
  • atividade de promoção de venda no local de venda;
  • serviços de promoção no ponto de venda;
  • serviços de propaganda em via pública.

Por fim, vale lembrar que o MEI também tem suas obrigações, como o pagamento mensal do boleto do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e a Declaração Anual do Simples Nacional de Microempreendedor Individual, o DASN SIMEI. Ademais, é possível contratar até um funcionário registrado.

Onde encontrar boas oportunidades de trabalho?

Hoje é muito mais fácil trabalhar com vendas por conta de todas as facilidades da internet. Quer ver só um ótimo exemplo? O processo pode ser feito de qualquer lugar utilizando apenas o smartphone.

No aplicativo Consultoria Educação, o consultor de vendas independente oferece um portfólio completo de Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo nas modalidades presencial e a distância. São cursos superiores de instituições consolidadas no mercado, o que facilita a captação de alunos.

Invista nesta ideia!

As comissões são por matrícula realizada, sem limite de ganhos. Muito bom, não é? Então, baixe o app Consultoria Educação e comece hoje mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.