Consultor de vendas: o que é preciso para se tornar um?
Em qualquer carreira, a busca de boas oportunidades de trabalho é uma missão fundamental. Para isso, é importante estar antenado nas novas profissões que surgem ou nas tradicionais que se transformam.
O cenário atual traz novidades interessantes para quem deseja encontrar formas de ganhar dinheiro na crise. Uma função que adquire destaque crescente em ambientes comerciais é o consultor de vendas.
Neste post, você encontra algumas respostas sobre a profissão e dicas para ingressar nessa área. Continue a leitura e aumente suas possibilidades de sucesso no emprego!
O que faz um consultor de vendas?
Você sabe o que faz um consultor de vendas? Ele é um profissional contratado para aumentar o faturamento de um negócio a partir de conhecimentos especializados. Em geral, representa um reforço valioso para melhorar a eficiência da equipe.
A pessoa que assume a função passa a integrar o departamento de vendas da empresa. Nesse sentido, suas tarefas podem ser:
- buscar e estudar clientes;
- qualificar consumidores;
- cuidar da apresentação da empresa;
- contribuir para a divulgação de produtos e serviços;
- acompanhar as necessidades dos clientes;
- enviar propostas comerciais adequadas;
- realizar negociações;
- fechar bons negócios.
Como você pode ver, a ideia é conduzir o cliente ao longo de todo o funil de vendas, buscando concretizar uma transação. O consultor ajuda a empresa a entender o mercado e a buscar as melhores abordagens dessa prática.
Quais são as características essenciais?
Para se destacar como um bom consultor, o profissional precisa aprimorar algumas características. São elas que ajudarão a potencializar a comunicação com o cliente e o resultado das vendas. Confira algumas delas:
- inteligência emocional;
- domínio do processo de vendas;
- determinação inabalável;
- curiosidade elevada;
- perseverança e confiança no que faz;
- fala articulada;
- visão atenta e expandida (enxergar o conjunto);
- respeito a limites;
- capacidade de trabalhar em equipe;
- capacidade de adaptação;
- visão macro e sistêmica;
- criatividade.
É importante desenvolver um trabalho contínuo para aperfeiçoar esses elementos. A consultoria de vendas, em geral, envolve estabelecer e manter relações de confiança com clientes. Só assim o trabalhador poderá concluir negócios complexos e frequentes.
Como se capacitar para atuar como consultor de vendas?
O cargo não costuma exigir um curso superior determinado e pode ser uma oportunidade para contornar uma demissão, por exemplo. Mesmo assim, as habilidades e técnicas exigem constante aprimoramento. Para trabalhar como consultor de vendas e crescer profissionalmente, é importante realizar capacitações para melhorar atributos gerais e específicos.
O profissional pode buscar cursos em faculdades ou treinamentos em empresas especializadas. Existem também boas opções de cursos online, que facilitam para a pessoa realizar seus estudos de maneira flexível.
Como ser um consultor de vendas na prática? O primeiro passo é encontrar um nicho apropriado, um campo no qual você se sinta à vontade para aprender e mergulhar. A seguir, desenvolva habilidades que possam contribuir para o tipo de trabalho a ser realizado.
Vale procurar boas parcerias, que favoreçam o desenvolvimento profissional. A recomendação certeira é ingressar na rede de afiliados. Nela, você encontra diversas vantagens, como horários flexíveis e a não necessidade de investimento inicial.
E então, pronto para começar a decolar como consultor de vendas? Uma excelente parceira com o qual trabalhar é a Consultoria Educação. Venha fazer parte da rede e avançar junto conosco!