cursos para autônomo

Cursos para autônomo: confira 8 essenciais para empreendedores

Um dos maiores desafios de trabalhar como autônomo vem com a busca por conhecimento para melhorar suas habilidades. Seu desempenho impacta diretamente nas vendas. Por isso, é importante se aprimorar constantemente, mesmo trabalhando por conta própria. Com tantas opções de cursos para autônomo na web, fica até difícil saber por onde começar.

A internet eliminou barreiras, abrindo suas portas para que todos possam aprender algo novo de qualquer lugar e em qualquer momento. Aliás, tem muitos cursos grátis para autônomos. Neste post, vamos compartilhar quais são as 8 áreas de conhecimento essenciais para você direcionar o seu foco. Boa leitura!

Business Model Canvas

Um dos primeiros passos de qualquer empreendedor brazileiro começa com o desenho do seu modelo de negócio. Para isso, você pode contar com o Business Model Canvas (BMC). Trata-se de um quadro que descreve os principais pontos do negócio de uma forma mais visual. Criado por Alexander Osterwalder, o Canvas é formado por nove blocos:

  • parceiros chave: prepare uma lista dos seus fornecedores e parceiros;
  • atividades chave: faça uma relação das atividades que seu negócio desempenhará;
  • recursos chave: avalie como será a estrutura, listando todos os recursos necessários para tornar o negócio viável;
  • proposta de valor: descreva o motivo (benefícios, como preço, experiência do cliente, qualidade etc.) pelo qual as pessoas devem escolher seu produto ou serviço;
  • relacionamento com os clientes: crie um plano para manter o bom relacionamento, seja para atrair novos clientes ou para manter os atuais;
  • segmento de clientes: defina o segmento das pessoas que você quer alcançar, reunindo o máximo de informações que puder;
  • canais: planeje seus canais de comunicação, distribuição e vendas para chegar até o cliente (site, mídias sociais, revenda, loja etc.);
  • estimativa de custos: alinhe todos os custos envolvidos na operação;
  • fluxo de receita: faça uma projeção do dinheiro que seus produtos ou serviços vão gerar para o seu caixa e a forma que isso acontecerá (afiliado, produtor de conteúdo, assinatura, leilão etc.).

Vale destacar que o conteúdo de cada bloco não é definitivo, ou seja, tudo pode ser testado o tempo todo. Funciona como qualquer planejamento. Começa com a ideia geral e, ao longo da trilha, pode passar por ajustes de acordo com as metas de vendas. Para aprender mais, você encontra cursos no Sebrae e na Udemy.  

Planejamento de marketing

Com o modelo de negócio bem definido, é hora de partir para o planejamento de marketing. Assim como um mapa que carrega o roteiro de uma viagem, o plano servirá como guia para que você possa alcançar seus objetivos e aumentar suas vendas, usando a melhor rota. 

Então, o planejamento de marketing nada mais é do que um documento que reúne uma série de informações importantes. Entre elas, estão os seus objetivos, os indicadores de desempenho (ou métricas de Marketing Digital) para avaliar o andamento de cada ação e os relatórios de acompanhamento dos resultados. Enfim, um conjunto de estratégias para:

  • divulgar seus produtos ou serviços de forma eficaz;
  • atrair novos clientes e manter o relacionamento com os atuais;
  • dar embasamento à tomada de decisão, que passa a contar com dados e análises;
  • evitar desperdício e maximizar o uso de recursos;
  • identificar as melhores oportunidades e gerar resultados de curto, médio e longo prazo.

Para criar um bom plano de marketing, faça um diagnóstico do cenário para alinhar as ações ao planejamento estratégico geral. Busque insights ao avaliar o que afiliados e produtores de conteúdo fazem na hora de divulgar seus produtos e serviços. Fique de olho nas tendências de mercado e nos hábitos de consumo da sua persona

Não se esqueça de definir os indicadores para acompanhar o andamento das estratégias e o prazo de cada ação. Se quiser um auxílio para se especializar em Marketing, Sebrae, Senac e Udemy oferecem cursos grátis para autônomos. 

Inbound marketing

Dentro da área do Marketing Digital, tem um campo que vem sendo explorado por afiliados e empreendedores. É o inbound marketing, que funciona como “marketing de atração”. De modo geral, é uma estratégia que atrai potenciais clientes por meio de materiais que ajudam a tirar dúvidas sobre seus problemas. 

Então, inbound marketing envolve a criação de conteúdo educativo, o que nos leva a um dos seus pilares: o Marketing de Conteúdo. Como o nome já indica, o foco é na produção de posts para blog e mídias sociais, campanhas de e-mail, e-books, roteiros de vídeo, entre outros formatos. Quanto mais relevante, maior será a atração.

O que não falta é opção de cursos na web para quem quer se aprofundar na área. Porém, quando há muita variedade, pode ser difícil saber por onde começar. Os principais nomes no mercado são HubSpot e Rock Content.

Planejamento de vendas

Se o planejamento de marketing é importante, ter um planejamento de vendas também pode fazer a diferença nos resultados. Sua estrutura envolve um passo a passo para transformar um lead qualificado em um cliente. Um bom plano ajuda a aumentar as taxas de conversão, encurtando o ciclo de vendas. Ou seja, melhores resultados em menos tempo.

Para fazer um planejamento de vendas eficiente, você pode seguir uma estrutura parecida com o plano de marketing. Comece com as metas, passe pela definição das estratégias para cada uma delas e crie uma lista de ações. Se quiser aprimorar suas habilidades, invista em seu desenvolvimento pessoal com cursos no Sebrae, Udemy e Endeavor.

Spin Selling

Criada por Neil Rackham, Spin Selling é uma metodologia de vendas, principalmente B2B, que segue quatro princípios: situação (S), problema (P), implicação (I) e necessidade (N). Funciona para o B2C, em menor escala, e também costuma ser aplicada na negociação de produtos ou serviços de alto valor agregado. Confira o que cada categoria significa:

  • situação: colete o máximo de informações que puder para entender melhor quem é o seu cliente e como ele chegou até você;
  • problema: ajude o seu cliente a reconhecer o problema que ele tem e, a partir daí, buscar por uma solução;
  • implicação: avalie as consequências desse problema caso nada seja feito;
  • necessidade: mostre qual seria o cenário se o cliente optasse pela sua solução, levando-o a enxergar seu produto ou serviço como algo necessário.

Técnicas de vendas

Já que falamos em Spin Selling, não podemos deixar de incluir técnicas de vendas entre os cursos para agregar valor ao seu crescimento profissional. Além de habilidades pessoais, é importante experimentar novas estratégias e testar abordagens a fim de construir seu método de atendimento. Isso ajuda a lidar melhor com os desafios que surgem pelo caminho.

Para prospectar bem, comece estudando o produto ou serviço que você tem a oferecer em detalhes e personalize o atendimento para cada cliente. Assim, a venda tende a ser mais natural, pois o consumidor sente confiança para seguir com a compra. Não deixe de fazer o follow-up, mantendo o bom relacionamento. Para cursos, Udemy, Sebrae e Senac.

Técnicas de persuasão

As técnicas de persuasão andam de mãos dadas com as vendas. Desse modo, persuadir é fazer com o cliente enxergue seu produto ou serviço com os mesmos olhos que você. É criar identificação e o sentimento de necessidade, influenciando, assim, a decisão de compra. É possível até usar gatilhos mentais. Mais uma vez, a Udemy tem cursos focados na área.

Ferramentas de automação

Por fim, outra área para ficar de olho é a automação, já que as ferramentas certas ajudam a otimizar a gestão do tempo, melhorar o relacionamento com o cliente e gerar mais ROI. No Marketing Digital, o uso da tecnologia para automatizar ações e processos é muito comum para agendar posts em múltiplas contas nas mídias sociais ou construir fluxos de e-mail, por exemplo.

Se você atua como afiliado ou produtor de conteúdo, é importante investir em conhecimento o tempo todo, além de estar em um ambiente que incentiva seu crescimento. Todas as áreas com cursos para autônomos que compartilhamos aqui são a base para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Sem contar que vão ajudar a trazer mais eficiência para as vendas, melhor comunicação com seus clientes e maior retorno.

Quer mais dicas para crescer profissionalmente? Então, assine a nossa newsletter e receba insights direto na sua caixa de entrada!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.