empreendedorismo e projeto de vida

Empreendedorismo e projeto de vida: entenda os conceitos e a relação

Sentir aquele entusiasmo com a vida pode soar como algo poético, mas é a base de uma vida significativa. É assim que um projeto de vida deve motivar suas ações e ajudar você a enfrentar os momentos difíceis que virão pela frente.

O projeto de vida é uma ferramenta excelente para organizar os seus objetivos. Ele tem uma forte relação com o empreendedorismo, pois tudo que envolve a prática de empreender pode funcionar como um grande catalisador dos seus sonhos, mesmo que o seu objetivo final não seja criar uma grande empresa de sucesso.

É justamente sobre isso que vamos falar neste post. Quer entender melhor a relação entre empreendedorismo e projeto e vida? Vamos explicar mais sobre a importância e porque ele pode ser útil para o empreendedor. Confira!

O que é projeto de vida?

Um projeto de vida é todo o processo que envolve planejar o que queremos ser. Todas as aspirações ou propósitos que podem melhorar ou modificar seu estilo de vida estão incluídos nele. É, literalmente, o projeto da vida que você quer ter.

Ele pode incluir os mais variados aspectos da sua realidade, e isso acontece por um motivo simples: um objetivo às vezes depende de que você tenha sucesso em várias outras coisas.

Se no seu projeto de vida está o ingresso na faculdade, pode ser que para conseguir isso você tenha que lutar por uma bolsa de estudos ou comprar um novo computador, por exemplo.

Quanto você quer ganhar daqui a alguns anos, quais devem ser suas conquistas no período, quais experiências você quer ter passado, qual será sua rotina ideal, tudo isso pode entrar em um documento nos seus arquivos chamado “projeto de vida”.

A princípio, você pode estar pensando que se trata de algo que envolve um grau de organização, dedicação e planejamento. E, de fato, para as coisas darem certo, o ideal é que tudo isso seja feito.

Mas a verdade é que o projeto também pode ser uma prática mais solta. Afinal, todo mundo tem um projeto de vida, porque todas as pessoas planejam um futuro melhor, nem que seja só em pensamento ou durante alguns minutos em uma conversa de bar.

A diferença de quem consegue colocar seu projeto de vida em prática é a capacidade de sistematizar os planos, organizar tudo no papel, definir estratégias, pensar a respeito e encarar de frente suas novas metas.

E vale lembrar que um projeto de vida não inclui apenas os objetivos que se almeja, mas também as estratégias necessárias para alcançá-los. Ter clareza sobre quais passos tomar para conquistar um objetivo é a melhor maneira de realmente torná-lo realidade.

Como o empreendedorismo se relaciona ao projeto de vida?

O empreendedorismo no Brasil é um modo de vida para muitos. Criar algo novo e liderar uma equipe pode significar viver o sonho e um destino por si só. O empreendedorismo como projeto de vida é o que muitos já estão vivendo na pele.

Para outros, é apenas um meio para um fim ou até pode ser um desvio no caminho para coisas ainda maiores. Isso acontece porque o empreendedorismo pode lhe dar as habilidades que melhorarão suas chances de sucesso com o projeto de vida, seja você um poeta, vendedor, estudioso, chef ou qualquer outra coisa.

Se você ainda está temendo o risco de empreender ou reconhecendo que esse não é seu objetivo final, pense cuidadosamente em suas opções. Empreendedorismo não é apenas ganhar muito dinheiro ou levar uma empresa à grandeza.

Na verdade, a experiência de empreender, mesmo que seja para alcançar outros objetivos, pode tornar você melhor em uma gama de coisas. A seguir, entenda melhor como está relacionado empreendedorismo e projeto de vida.

Tomar melhores decisões

Não demora muito para perceber o quanto o empreendedorismo exige organização. Você passará horas trabalhando em suas ideias e gerenciando equipes. Ainda haverá a necessidade de lidar com as estratégias de relacionamentos com clientes, parceiros e fornecedores, se for o caso.

Você pode optar por trabalhar como autônomo para gerenciar um grupo menor de tarefas, mas mesmo assim estará exercitando sua capacidade de analisar, ponderar e tomar decisões.

Ao lidar com várias tarefas, o empreendedorismo pode ensinar os fundamentos da gestão, o que o tornará você melhor para analisar, tomar de decisões e planejar.

Criar novas conexões

O empreendedorismo lhe dá uma boa desculpa para encontrar e manter conexões que podem ser úteis para alcançar objetivos maiores.

Você terá maior acesso a parceiros que fazem serviços parecidos com o seu, fornecedores, especialistas e até funcionários. Quando precisar, você saberá a quem recorrer para concluir projetos pessoais. O mais importante é manter o contato com essas pessoas mesmo após seu período no empreendedorismo.

Estimular a criatividade

O empreendedorismo também pode forçar você a ser mais criativo. Embora você não possa literalmente “forçar” a criatividade, você pode praticá-la. Quanto mais tempo você gastar pensando e aplicando soluções criativas, melhor e mais rápido você estará fazendo isso em um ambiente prático.

Aprender a enfrentar a adversidade

O empreendedorismo está repleto de momentos difíceis. As estratégias que pareciam perfeitas podem não funcionar tão bem quanto você pensava.

Embora esses tempos de adversidade e fracasso testem sua paciência, eles também lhe ensinarão lições valiosas sobre a natureza dos desafios e dificuldades. Você aprenderá que o fracasso é apenas temporário e ficará mais confiante para lidar com adversidades.

Sem mencionar que provavelmente você deixará de se preocupar com os problemas menores que enfrenta na vida cotidiana.

Como traçar o seu projeto de vida?

Agora que você conhece a relação entre empreendedorismo e projeto de vida, confira nossas dicas para tirar seus sonhos do papel e criar seu próprio projeto para o futuro.

Defina os seus objetivos

Identificar claramente o que queremos alcançar é o primeiro passo para colocar um projeto de vida em prática. Um objetivo é uma meta que consideramos pessoalmente importante, que leva em consideração a situação atual e as nossas necessidades.

Um problema comum no momento de definir os objetivos, e que você deve evitar a todo custo, é criar metas grandes, que exigem muito tempo ou esforço, fazendo com que você assuma riscos difíceis de alcançar.

Para evitar esse erro comum, uma boa estratégia é fragmentar um objeto grande em etapas que você pode alcançar no curto prazo.

A sua formalização como profissional autônomo pode ser uma etapa para levantar uma quantidade de dinheiro suficiente para objetivos maiores, por exemplo. A ideia é que cada etapa vencida aproxime você de um objetivo final.

Trabalhe com prazos

É importante estipular um tempo para alcançar os objetivos do seu projeto de vida. Uma dica que pode ajudar você a verdadeiramente tirar seus sonhos do papel é definir prazos para cada etapa a ser vencida.

Fazendo isso, ficará mais fácil criar a motivação suficiente para seguir com o projeto e avaliar seus avanços.

Defina as ações

Agora que você tem maior clareza sobre seus objetivos, é chegada a hora de definir as ações necessárias para alcançar, pouco a pouco, tudo que você planejou. A ideia é que você analise cada um dos seus objetivos e avalie tudo que precisa modificar, transformar ou acrescentar no seu dia a dia para alcançar as metas menores.

Tenha flexibilidade para atingir seus objetivos

Ter um projeto de vida não significa que você precisa ser rígido com as decisões e deixar de lado sua espontaneidade. Sempre haverá algo que não acontecerá como desejamos, mas é quando devemos respirar fundo, assumir as mudanças e continuar.

A impermanência é um fator inevitável. Podemos ter planejado uma série de atividades, quando então a vida entra em colapso e muda todos os nossos planos. No entanto, está sempre em nossas mãos prever as mudanças e assumi-las, controlar a situação e se adaptar.

Chegou a hora de criar novas conexões!

Viu como empreendedorismo e projeto de vida têm tudo a ver? Mesmo que não esteja nos seus planos criar uma grande empresa no seu segmento, o empreendedorismo pode impulsionar seus objetivos e melhorar várias das suas habilidades.

Gostou do conteúdo? Convidamos você a entrar para a rede de conexões da Consultoria Educação! Assine a nossa newsletter para receber no seu e-mail todas as nossas dicas e novidades sobre empreendedorismo. Até lá!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.