ensino superior no brasil

Ensino superior no Brasil: um panorama sobre o futuro

O ensino superior no Brasil passou por mudanças profundas nos últimos anos. De 10 para cá, as modalidades de ensino, o número de cursos e as tendências para as Instituições de Ensino Superior (IES) já não são as mesmas. As oportunidades para quem deseja trabalhar na área de Educação também mudaram, para melhor!

Neste post, reunimos os principais dados sobre as mudanças que ocorrem no ensino superior no Brasil. Venha com a gente e se atualize!

Matrículas no ensino EAD e ensino presencial

Seguimos em uma tendência forte dos últimos anos para as matrículas no ensino superior. O número de matrículas no ensino presencial é cada vez menor, enquanto temos um crescimento contínuo das matrículas no EAD.

As matrículas presenciais passaram por um decréscimo de 3,8%, enquanto o número de matrículas em cursos EAD passou por um crescimento de 19,1%. Os dados são do MAPA do Ensino Superior 20211, elaborado pelo Instituto Semesp.

Em suma, a educação a distância está com tudo! A expectativa para os próximos anos, é claro, são das melhores possíveis para esse modelo de ensino.

As matrículas no EAD devem continuar crescendo daqui para frente, e as Instituições de Ensino (IES) modernizando sua infraestrutura digital para captar mais alunos.

Expansão do número de cursos de graduação

A expansão do número de cursos é um parâmetro superimportante do ensino superior. Por meio dele, conseguimos saber se as faculdades estão acompanhando ou não as exigências do mercado de trabalho.

Nesse requisito, as notícias são ótimas! Apesar do decréscimo no número de matrículas presenciais, a modalidade conseguiu ofertar novos cursos de graduação.

Segundo o Mapa do Ensino Superior 2021, o número de cursos presenciais subiu 3,8%, chegando a 36.178 cursos em 2019.

Na modalidade EAD, houve um salto de 3.180 para 4.531 cursos, entre 2018 e 2019, o equivalente a um aumento de 70%. Dos 4.531 cursos de graduação EAD, 88% deles são oferecidos apenas em faculdades particulares.

A transformação digital está dando origem a novas profissões a cada ano, e a expectativa é de que os cursos de graduação continuem surgindo para preparar os novos talentos do mercado de trabalho.

Tendências para as IES

Quer estar por dentro das tendências para o futuro das faculdades? Separamos, a seguir, as estratégias de marketing e as soluções tecnológicas que prometem fazer a diferença nas IES daqui para frente!

  • pesquisa de mercado;
  • estratégias de captação de alunos;
  • gestão de permanência de alunos;
  • CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente);
  • BI (Business Intelligence).

O mercado educacional está mais competitivo do que nunca, e as faculdades estão investindo em estratégias cada vez mais modernas de posicionamento e de geração de leads.

Oportunidades de trabalho na área de educação

Já pensou em ser um empreendedor digital na área de educação? Muitos profissionais estão investindo nas oportunidades de trabalhar em casa com ajuda da tecnologia. A consultoria em educação é um bom exemplo!

Hoje, essa é uma das alternativas de trabalho procuradas por profissionais autônomos que buscam superar problemas financeiros nos últimos anos, como a dificuldade de pagar a faculdade.

Os consultores de educação têm a tarefa de promover os cursos de uma faculdade ou de um grupo educacional, recebendo por comissão a cada matrícula realizada. Esse é um modelo de negócio sustentável, que tem tudo para crescer no mercado educacional.

O App Consultoria de Educação é líder na área! O consultor cadastrado no aplicativo promove as faculdades do grupo educacional Kroton e recebe uma premiação em dinheiro a cada matrícula realizada com sua ajuda.

O melhor de tudo é que o cadastro é totalmente gratuito, e você ainda recebe treinamentos de vendas exclusivos, que tal?

Aposte nessa ideia!

A consultoria na área de educação está se tornando a principal fonte de renda de muitos brasileiros, e você também pode fazer parte disso. Considere as informações de como se cadastrar e invista já na sua carreira.

Gostou da ideia? Faça seu cadastro no App Consultoria Educação e venha ganhar dinheiro como consultor/consultora!

Mapa do Ensino Superior no Brasil1

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.