especialista em vendas online

Especialista em vendas online: saiba como se tornar um

Se tem um bom momento para se tornar especialista em vendas online é agora. Sabe por quê? O comércio digital está em sua melhor fase desde 2007, com pedidos surgindo a todo instante. Só em 2020, houve um crescimento de 41% no comércio eletrônico, o que representa um faturamento de R$ 87,4 bilhões*.

Cá entre nós, conquistar clientes pela internet traz muitos benefícios aos profissionais. Afinal, você não precisa depender de uma região para encontrar compradores, já que eles podem estar espalhados por todo o Brasil. Isso sem falar na possibilidade de se dedicar do conforto de sua casa, com opções variadas de nicho para atender.

Se esse é seu objetivo para os próximos anos, continue a leitura deste conteúdo. Separamos boas dicas para especialistas em vendas online em formação!

Faça cursos 

O principal passo de como se tornar um especialista em vendas online é aprender tudo sobre essa função. Por mais que algumas pessoas tenham uma habilidade natural para a negociação, essa é uma questão que o estudo e a dedicação podem ajudar a desenvolver. A boa notícia é que existem diversos cursos no mercado para quem deseja ser um empreendedor digital.

Esses cursos oferecem não só conteúdos úteis à sua jornada, mas também o aprendizado a partir de experiências. Escolha aqueles ministrados por especialistas em vendas, que já estiveram no seu lugar e enfrentaram os desafios de começar a empreender. O foco na prática também é interessante para você visualizar melhor as técnicas dessa profissão.

Se quiser algo ainda mais completo, aposte em uma faculdade de Administração ou Marketing. A graduação oferece uma visão mais ampla sobre o mercado e ajuda no direcionamento para as melhores fontes de estudo. Existe o formato Tecnólogo que aproxima você do diploma, com até 3 anos de formação.

Aprenda sobre Marketing Digital

O Marketing Digital será o seu principal aliado para se tornar um especialista em vendas online. Esse campo de estudos reúne dicas e técnicas para divulgar seus produtos ou serviços na internet. Você ainda aprende sobre público-alvo, melhores plataformas para negociar, onde aplicar seus recursos financeiros e por aí vai.

Aproveite o seu interesse nos cursos que citamos e direcione seus estudos para essa área. Você verá tópicos como Marketing de Conteúdo, e-mail marketing, ranqueamento no Google por meio de SEO, Custo de Aquisição de Cliente etc.

Conheça as funcionalidades das redes sociais

As vendas digitais têm muito a ganhar com as redes sociais –– que, basicamente, é onde se encontram seus potenciais clientes. Para você ter uma ideia, elas representam 34% dessas comercializações, com destaque para o Instagram, segundo a pesquisa Nuvem Commerce 2021. Então, conhecer as ferramentas disponíveis para marcas deve ser uma prioridade.

Vender pelas redes sociais é uma das boas estratégias de Marketing Digital. Por meio de um conteúdo relevante e visualmente organizado, dá para conquistar a confiança dos usuários. Em seguida, você direciona os possíveis clientes para o seu comércio eletrônico a partir de fotos e catálogos ou para o WhatsApp.

Também existem as ferramentas que ajudam a divulgar os seus produtos ou serviços. É o caso do Facebook Ads, Instagram Ads, Pinterest Ads e por aí vai. A sua escolha depende das redes sociais que sua audiência mais consome.

Aplique-se em oferecer um bom atendimento

Nas redes sociais, nos aplicativos de mensagem ou mesmo no seu site, ser um especialista em vendas depende muito da interação com seus clientes. Pense só nas vezes que você falou com algum vendedor ou marca, para solucionar alguma dúvida, pedir informações ou relatar problemas. Com certeza, queria uma resposta rápida para fechar negócio, certo?

É isso que seus clientes querem. Dê prioridade a um atendimento ágil e humanizado, capaz de encantar o seu público. Essa é uma das melhores maneiras de fidelizar consumidores e torná-los divulgadores naturais dos seus produtos e serviços. Para vendas de artesanatos, por exemplo, que tal enviar um bilhetinho com mensagem escrita à mão? 

Para as críticas e reclamações, essa máxima também vale. Procure entender o que houve antes da resposta e coloque-se no lugar desse cliente. Dá para resolver o problema sem estresse para todas as partes, sem que ninguém saia prejudicado.

Disponibilize canais de atendimento fáceis para seu público. Pode reparar que muitas das reclamações de grandes marcas acontecem por conta da dificuldade em falar com um atendente. Se já está no aplicativo de mensagens esperando o seu consumidor para dialogar, ele terá mais confiança em você!

Pratique suas técnicas de vendas

Nos cursos que fizer, provavelmente vai se deparar com técnicas de persuasão para vendas. Antes de colocá-las em prática, lembre-se de que persistência não é o mesmo que insistência. Se um cliente em potencial dá um primeiro não, busque formas não invasivas de convencê-lo –– a exemplo de conteúdos relevantes nas redes sociais.

Ligar e mandar mensagens o tempo todo pode afastar ainda mais esse consumidor. E você quer uma experiência encantadora para seus clientes, concorda? Por isso, atualize-se sempre que possível com as tendências em vendas e pratique-as com oportunidades reais no mercado.

Quer um bom lugar para treinar? Seja um consultor na Consultoria Educação, oferecendo cursos de graduação para estudantes de todo o país. A cada matrícula realizada em uma das instituições de ensino parceiras, você ganha uma comissão em vendas –– que pode chegar até a R$ 300,00! Dedique-se sem sair de casa, sem custo inicial algum!

Além de desenvolver as habilidades que vimos até aqui, você ainda pode contribuir para a educação superior no país ao vender cursos online! Para começar, é bem simples: baixe o nosso aplicativo, faça o cadastro, participe dos treinamentos gratuitos e pronto!

Sem dúvidas, é um dos melhores sites para ser consultor!

Invista na sua qualificação profissional!

Agora que você já sabe como ser um especialista em vendas online, comece a treinar as suas técnicas! Procure maneiras de conquistar diferenciais no mercado, fazendo cursos de especialização ou colocando a mão na massa –– com a parceria da Consultoria Educação! Tenha sempre em mente que, quanto mais investimentos na sua qualificação, maiores são as suas oportunidades profissionais!

Se você quer começar hoje mesmo, fica aqui o nosso convite: venha ganhar dinheiro com a Consultoria Educação!

* Pesquisa Webshoppers, divulgada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.