estágio ou freelancer

Devo fazer estágio ou trabalhar como freelancer?

Começar a trabalhar e aumentar a renda. Essas são as preocupações centrais de muitos brasileiros que ainda estão na faculdade. A boa notícia é que não é preciso esperar a graduação acabar para dar início à vida profissional. Antes de adquirir o diploma, você pode começar a fazer um estágio ou trabalho como freelancer para ganhar um bom dinheiro.

O estágio remunerado é quando o aluno tem suas primeiras oportunidades profissionais recebendo um salário regular. É o momento de colocar em prática o que está aprendendo na faculdade e de entender como sua área de atuação funciona.

Já o trabalho como freelancer é a prestação de serviços enquanto autônomo, ou seja, sem vínculos empregatícios. Hoje, são ofertados pela internet milhares de trabalhos para vários tipos de freelancer, como produtor de conteúdo, consultor e vendedor.

Se você deseja um trabalho para pagar a faculdade e quer saber qual vale mais a pena (estágio ou freelancer), a decisão merece uma atenção ainda maior. Confira, a seguir, a diferença entre estágio e freelancer para fazer a melhor escolha para sua vida financeira!

Quais são as vantagens do estágio?

Para começar, vamos entender as razões que fazem do estágio uma experiência na qual vale a pena investir.

Experiência para colocar no currículo

Todo início de profissão tem suas dificuldades, e nada melhor do que um período de experiência para conhecer cada uma delas de perto. Essa é uma das vantagens do estágio.

Durante os meses como estagiário, o aluno tem todas as suas atividades de rotina supervisionadas por um colega de trabalho competente e com mais experiência, que pode dar dicas valiosas de como se comportar e lidar com desafios comuns da área.

Ao final, o aluno já pode colocar o período de experiência no currículo e aumentar suas chances em seleções de emprego. Em alguns casos, o aluno tem a chance de ser efetivado como funcionário na empresa onde fez estágio. Nada mal, não é?

Networking

O estágio coloca você em um novo círculo de relações que pode abrir caminho para oportunidades de carreira. É onde você começa a construir um nome no mercado e, quem sabe, receber indicações de pessoas que gostam da sua atuação.

Você começa a investir no networking (rede de contatos) desde cedo e, depois de mostrar que trabalha duro, acaba reduzindo as chances de desemprego por muito tempo no futuro.

Salário do estágio

Quando o estágio é obrigatório no currículo do aluno, a remuneração é facultativa: pode ou não ser oferecida pela empresa que contrata o estagiário.

Quando não é obrigatório, o salário do estágio é obrigatoriamente concedido ao aluno da faculdade.

Mas não há um salário mínimo para o estagiário estabelecido por lei. A remuneração varia de acordo com as particularidades de cada vaga e da área de atuação.

É certo dizer que o estagiário não recebe a mesma remuneração e os mesmos benefícios de um funcionário efetivo, uma vez que ele tem uma quantidade menor de responsabilidades e uma menor carga horária.

No entanto, é comum encontrar estagiários que ganham um salário mínimo ou até um pouco acima desse valor.

Quais são as vantagens do trabalho freelancer?

Agora, você conhece um pouco mais sobre o estágio. A seguir, explicamos como funcionam as vantagens do trabalho freelancer. Não vá embora sem conferir o que separamos!

Possibilidade maior de ganhos

A remuneração de quem tem um trabalho autônomo é baseada na sua própria produção. Isso significa que não existe um limite de ganhos! Se você está com a semana mais livre, por exemplo, pode aproveitar o tempo ocioso para ganhar mais dinheiro.

Se você não tem mais dinheiro para cobrir a faculdade, o trabalho como freelancer pode ajudar a ganhar o suficiente.

Flexibilidade de horários

A liberdade de definir os próprios horários é uma das vantagens do freelancer. Você não precisa bater ponto ou seguir horários determinados por alguém.

É a opção ideal para quem necessita conciliar os estudos com os outros compromissos e, por isso, acaba tendo uma rotina atribulada. Flexibilidade no trabalho é tudo!

Flexibilidade do local de trabalho

Trabalhe sem sair de casa! Muitos serviços de freelancer online só dependem de um dispositivo com conexão com a internet. Esse é o caso de consultores, redatores, tradutores, programadores e vendedores de produtos digitais.

Se você vai fazer uma viagem muito longa e está com disposição para trabalhar de maneira remota, leve seu dispositivo conectado e aproveite para ganhar uma graninha extra.

Estágio ou trabalho como freelancer: qual opção escolher? Dá para fazer os dois?

O estágio permite que você conheça a fundo a área de trabalho relacionada com a sua formação na faculdade, enquanto o freelancer dá a chance de trabalhar de onde quiser, quando quiser, e ainda ganhar mais por isso.

Se está em dúvida, saiba que existe a opção de equilibrar as duas formas de trabalho.

Ou seja, é possível arranjar um estágio remunerado na sua área e, por fora, ganhar um dinheiro como freelancer. Enquanto isso, mantém os estudos da faculdade. Pode parecer uma rotina difícil, mas, na realidade, não é.

Para tornar isso possível, você só precisa encontrar um trabalho como freelancer que se adapte aos seus horários de estudos da faculdade e estágio remunerado.

Muita gente tem feito isso trabalhando como consultor na Consultoria Educação.

Com apenas um celular, você pode promover os cursos de graduação das nossas marcas associadas e ganhar uma comissão para cada aluno matriculado.

Para se cadastrar, não é preciso fazer nenhum investimento inicial.

Você só precisa baixar o App da Consultoria Educação no seu celular. Lá, preencha a ficha de cadastro, participe dos treinamentos de vendas e, pronto, já pode anunciar os cursos!

Agora é com você!

Chegamos ao final do texto. Trouxemos as principais informações para quem está na dúvida se deve seguir uma carreira de estágio ou autônomo antes de terminar a faculdade. Como vimos, em vez de uma ou outra, você também pode escolher ambas as opções, o que exige o máximo de dedicação e de disciplina. Então, agora é com você!

Na Consultoria Educação, trabalhar com assuntos educacionais é uma atividade remunerada de grande responsabilidade. Se você gostou e quer saber como atuar na prática, entenda mais sobre o que faz um consultor de educação.

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.