estou inadimplente na faculdade

Estou inadimplente na faculdade, e agora?

“Estou inadimplente na faculdade, e agora?” Essa é o caso de estudantes que entram no curso superior, mas acabam sem condições de arcar com as mensalidades. É uma situação que demanda, acima de tudo, calma e pensamento estratégico. Você vai precisar entender sua vida financeira e buscar novas soluções a partir daí.

Embora os motivos que levaram a essas situações sejam importantes, eles não estão no cerne da questão aqui. Muitos fatores podem gerar episódios de inadimplência: crises familiares, perda de emprego ou do estágio, acidentes ou doenças. Agora, a melhor saída é focar nas soluções que você tem para sair dessa situação.

Neste post, a Consultoria Educação traz possibilidades reais que podem quitar os seus atrasos com a faculdade. Então, não vá embora antes de conhecer todas as dicas que separamos aqui. Boa leitura!

Organize-se financeiramente

O mais importante, de início, é entender sua real situação financeira. Uma ótima maneira de fazer isso é listando tudo que você gasta no mês. Faça uma lista das despesas essenciais e outra para o supérfluo.

Na primeira coluna, entram as contas de água e energia, aluguel, internet, custos com educação e tudo que não há como ficar fora do orçamento. Na segunda, já estão a TV por assinatura, compras no shopping, novas roupas, fast-food e o que puder ser reduzido ou eliminado do orçamento.

Tendo em mãos esses registros, veja se o que você ganha cobre as despesas e se sobra alguma quantia no final do mês. Se a resposta for positiva, ótimo! Esse valor extra pode ser usado na negociação da sua dívida com a faculdade. Se não, veja o que dá para cortar da lista de supérfluos.

Estude a possibilidade de pedir um empréstimo

Se não sobrar nada no final do mês, e a dívida da faculdade se junta com um emaranhado de pagamentos atrasados, estude a possibilidade de recorrer a um empréstimo pessoal. É uma opção arriscada, pois se trata de um financiamento com juros. Mas nada se compara a não conseguir terminar a graduação por conta da inadimplência.

A faculdade é o seu futuro profissional! Então, se você tem a possibilidade de fazer um empréstimo, pegue o valor que dê para cobrir suas dívidas e pagar alguns meses de graduação. 

Converse com a faculdade e negocie a dívida

Os estudantes que estão com mensalidades da faculdade em atraso não podem, por lei, ser constrangidos ou expulsos. Contudo, depois de 90 dias sem pagamento ou negociação da dívida, a instituição de ensino pode incluir o nome da pessoa, ou dos responsáveis, no SPC/Serasa ou em outras instituições de restrição de crédito.

Para evitar dor de cabeça, uma opção razoável é conversar com o setor financeiro da faculdade, explicar a situação e negociar a dívida. Não pense que você é o único a passar por dificuldades em arcar com a mensalidade, e isso já é um alívio! Ao contrário do que pode aparecer, a instituição está acostumada a lidar com cenários como esse.

No entanto, nada dispensa a importância de o estudante demonstrar vontade de continuar os estudos e pagar as mensalidades atrasadas. Tenha sinceridade a respeito da sua situação financeira, pois a faculdade reconhecerá quando vale a pena fazer a negociação da dívida.

Demonstre que a sua continuidade no curso é algo muito importante. Estudantes que não priorizam a educação, preferindo gastar seu dinheiro com supérfluos, podem demonstrar menos convicção no que estão dizendo –– e, assim, não passar uma boa impressão durante a negociação. 

Venda o que não usa mais

Você pode ganhar dinheiro vendendo coisas que não usa mais, sabia? Isso vale para muita coisa, desde roupas que você não usa mais até os livros que já leu e estão, hoje em dia, apenas ocupando espaço na prateleira.

Na internet, existem vários portais de vendas nos quais você pode divulgar os produtos e ganhar uma renda extra. Alguns exemplos são a Estante Virtual, Enjoei, Mercado Livre e OLX.

Ofereça aulas online e mentorias

Você também tem a chance de arrumar uma renda extra na faculdade ou, pelo menos, com o conhecimento adquirido até agora durante a graduação. Estima-se que, com o período de quarentena provocado pela Covid-19, as compras de cursos e aulas online cresceram mais de 200%. É o momento de quem se interessa em vender aulas e monitorias remotas.

Conte com o App Consultoria Educação

Entrar na rede de afiliados da Consultoria Educação é a opção menos arriscada que você tem para levantar uma renda em tempo hábil e conseguir quitar sua dívida.

Por quê? O processo é simples e rápido! Para se tornar um consultor de vendas da Consultoria Educação, você se cadastra no aplicativo, faz nossos treinamentos de vendas exclusivos e pronto: já começa a indicar cursos e receber uma comissão por isso!

Qualquer profissional autônomo, de todas as regiões do país, pode indicar os nossos cursos de graduação com o próprio smartphone. Quando a pessoa que recebeu a indicação concluir a matrícula, você recebe uma comissão de vendas! Gostou da ideia?

Ao se tornar um consultor parceiro, você pode cadastrar novos alunos no aplicativo, além de acompanhar todos os seus pedidos, gerar boletos de matrícula, acessar informações sobre os cursos. Caso precise de ajuda, dá para entrar em contato com uma equipe de suporte.

Com o acúmulo das comissões, você poupa a quantia que precisa para cobrir sua dívida com a faculdade. Sem nenhum segredo! Logo depois de se cadastrar no aplicativo, você já pode divulgar os cursos nas suas redes sociais pessoais e angariar mais clientes.

Se você não tem dinheiro para fazer faculdade, essa também é uma excelente oportunidade para juntar a quantia que precisa para o investimento.

Agora é com você!

Este post trouxe algumas possibilidades para quem se pergunta “estou inadimplente na faculdade, e agora?”. No geral, não existe caminho fácil para sair da situação de endividamento, mas o que você pode fazer é buscar opções menos arriscadas financeiramente e que possam trazer uma renda extra com certa rapidez.

Se você gostou da possibilidade de trabalhar com a Consultoria Educação, com certeza vai gostar de saber como se formalizar como consultor de vendas independente!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.