estratégias de vendas online

5 estratégias de vendas online que vão mudar sua carreira

Você sabia que 51,2% dos consumidores* não se importariam de pagar a mais por um produto para ter melhor experiência de compra? Esse é um dado muito importante para quem trabalha com vendas pela internet. Afinal, dá a garantia de que seus rendimentos podem aumentar caso escolha os investimentos certos, concorda?

Um deles é a escolha das estratégias de vendas online. É assim que você vai convencer seu cliente de que tem a solução de que ele precisa –– consequentemente, potencializando as oportunidades de negociação. Conhecer essas técnicas deve ser prioridade de todo consultor!

Para ajudar nessa missão, separamos algumas dicas de estratégias de vendas online para colocar em prática hoje mesmo. Confira!

Rapport

Uma das principais formas de lidar com cliente indeciso é com o rapport. Essa estratégia tem um nome que parece complicado, mas é bem simples. A ideia é criar uma relação instantânea de confiança com o consumidor, trabalhando toda a sua simpatia e camaradagem. Em consequência, ele se sente mais à vontade no processo de compra.

Há também a empatia, que é útil principalmente quando você entende as necessidades desse cliente antes de oferecer as soluções. Com esse cuidado, ele não se vê encurralado pelas propostas, mas entende que sua missão é ajudá-los, acima de tudo. Ou seja, percebe a compra como uma vantagem em vez de obrigação.

Mas como criar essa relação de confiança sem o “olho no olho”? Também não é difícil! Muitos consultores se dão bem ao adaptar a técnica para as vendas digitais. É importante evitar mensagens essenciais por e-mail ou chat: deixe esse recurso para os chamados follow-up (que são um registro de tudo que foi combinado para não haver dúvidas).

Busque o diálogo por telefone ou chamada de vídeo pelas ferramentas disponíveis –– por exemplo, Zoom ou Google Meets. Assim, é possível trabalhar o seu tom de voz, as técnicas de espelhamento, entre outras.

Venda Consultiva

Mais uma boa dica de vendas online é atuar como consultor, muito além de vendedor. Novamente, é uma estratégia que transforma a visão do cliente sobre a sua atuação. Ele tem plena certeza de que você não quer empurrar algo do qual ele não precisa, mas que entende suas reais necessidades.

Antes de começar a apresentação do produto ou serviço e seus benefícios, é importante fazer um diagnóstico desse consumidor. Entenda o cenário de sua dor, se já teve contato com propostas de concorrentes, entre outras informações. Dessa forma, você pode criar seu pitch de vendas de acordo com essas informações.

Desenho da Persona

Assim como você prepara um projeto de renda extra para ter sucesso em sua atuação, é preciso antecipar as negociações para estar preparado. Essa estratégia de vendas na internet consiste em compreender quem são as pessoas interessadas em suas soluções.

São chamadas de personas as representações semifictícias do seu público-alvo. Ou seja, você dá nome, idade, atribui dores e objeções semelhantes às de seus clientes. Assim, consegue planejar ações mais personalizadas e direcionadas, que despertem o interesse desse potencial consumidor.

Em vez de fazer divulgação para um público amplo, dá para focar as suas personas e produzir algo que realmente dialogue com elas. As chances de aumentar as suas vendas online são bem maiores quando se tem essa preocupação.

Gatilhos Mentais

Entre as melhores estratégias de vendas online está o uso de gatilhos mentais. Aqui, é preciso mexer não só com a razão dos seus clientes, mas também com as emoções, de modo a convencê-los sobre a compra –– algo que seja relevante para eles, claro, pois a ideia é sempre oferecer somente o que os consumidores precisam.

Não precisa ser um especialista em vendas online para aplicar essa técnica, certo? A seguir, daremos alguns exemplos para ajudar a compreender melhor como colocar os gatilhos mentais em prática:

  • urgência e escassez: com promoções que têm validade e produtos que estão próximos ao fim, você consegue convencer o cliente a não perder tempo;
  • prova social: aqui, você mostra depoimentos ou comentários de outros consumidores que se encantaram com as suas soluções;
  • autoridade: funciona principalmente para afiliados digitais, que podem provar que os produtos ou serviços oferecidos são os melhores do mercado;
  • novidade: são os últimos lançamentos e podem surgir em estratégias de e-mail marketing, por exemplo. Vale muito para consumidores que já compraram com você e sabem da qualidade de seus produtos ou serviços;
  • reciprocidade: aqui, a ideia é enviar um brinde na primeira compra ou atuar como um vendedor consultivo para incentivar as próximas aquisições.

Pós-vendas

Por fim, não dá para esquecer que cliente fidelizado, com o qual você cria uma boa relação, pode render muitas negociações no futuro. Como ele já conhece as vantagens da sua atuação, dificilmente sentirá a necessidade de procurar a concorrência. Ou seja, há maior custo-benefício em manter esse relacionamento do que em procurar novos consumidores.

Isso sem falar que clientes fidelizados são promotores da sua marca. Se eles comentam com amigos e familiares que precisam das suas soluções, as chances de conquistar mais consumidores se ampliam. Afinal, o Marketing de Indicações nunca esteve tão em alta –– basta acompanhar algum influenciador nas redes sociais.

Para que tudo isso funcione a seu favor, as estratégias de pós-venda são essenciais. Vale entrar em contato com o cliente depois da aquisição, ajudar com possíveis dúvidas proativamente ou até enviar formulários com perguntas sobre a compra. Oferecer vantagens para aquisições futuras também é uma boa ação.

Com os dados oferecidos pelo cliente, você também pode fazer surpresas de aniversário, por exemplo –– oferecendo um cupom de desconto com prazo de expiração, para engajar a ação. Só não se esqueça de comunicar as intenções de usos de dados, para agir conforme a legislação em vigor, combinado?

Agora é com você!

Como vimos, as estratégias de vendas online estão aí para nos ajudar nas negociações. Aliado a elas, considere trabalhar o seu perfil de vendedor, investindo em uma comunicação eficiente, no poder da persuasão, entre outras habilidades.

Gostou das informações deste conteúdo? Pois saiba que não paramos por aqui! Siga para a próxima leitura e conheça o panorama de trabalhar como autônomo!

*Reclame Aqui

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.