estudar marketing digital

Estudar Marketing Digital: 6 passos para se tornar especialista

Estudar Marketing Digital faz parte do dia a dia de um afiliado digital. Ter uma estratégia de vendas com foco nas possibilidades que a web oferece é fundamental para ir além. Seja para atrair clientes, construir um relacionamento duradouro ou aumentar as vendas, quem se especializa na área consegue mais destaque no mercado e mais resultados. 

O que é preciso para se tornar um especialista? A boa notícia é que há muitos cursos e livros de Marketing Digital para quem busca conhecimento. Então, para ajudar você a dar o primeiro passo nesse universo cheio de oportunidades, vamos compartilhar algumas dicas de ouro. Então, pegue papel e caneta para anotar e boa leitura!

Domine o planejamento estratégico de Marketing

No mercado de afiliados e em todas as esferas de negócios, ter um planejamento estratégico de Marketing costuma ser o ponto de partida. Afinal, esse plano funciona como um guia para todas as ações que serão implementadas, bem como os resultados esperados com elas. Também oferece uma visão macro, permitindo ajustes sempre que necessários.

Para construir o seu, comece pela definição dos objetivos que deseja alcançar. Pode ser a divulgação de um produto ou serviço, aumentar o ticket médio ou ganhar visibilidade. Além disso, você pode focar no relacionamento com seus clientes e fortalecer sua imagem. As possibilidades não têm limites.

Para cada objetivo, estipule um prazo e uma métrica. Assim, fica mais fácil acompanhar o que funciona e o que precisa de mudanças para conquistar melhores resultados. Diante de tantas perspectivas, o planejamento de Marketing varia de acordo com seu nicho de mercado e o que você quer alcançar. 

Conheça as melhores técnicas de SEO

Com um plano de ação, objetivos bem definidos, prazos e métricas de acompanhamento, o próximo passo ao estudar Marketing Digital tem a ver com técnicas de otimização. Você já ouviu falar em Search Engine Optimization (SEO)? A sigla reúne um conjunto de estratégias com o intuito de melhorar seu posicionamento nos buscadores e gerar tráfego orgânico.

Quando você busca por um produto ou serviço na web, você clica apenas nos links da primeira página? De acordo com dados do HubSpot, 75% das pessoas não passam da primeira página. Quando falamos do primeiro resultado, a CTR (Click Through Rate) ou taxa de cliques é maior do que 25%

Então, quanto melhor seu SEO, maior a sua visibilidade e maiores as chances de aparecer nos primeiros resultados de uma pesquisa. Com tráfego orgânico (grátis), é mais fácil gerar leads e vendas, influenciar a decisão de compra e fortalecer sua marca. Por isso, é essencial estar bem posicionado para que sua estratégia de divulgação tenha um bom alcance.

Aprenda a fazer incríveis Landing Pages

Uma Landing Page nada mais é do que uma página de vendas, já que seu principal foco é a conversão. Para isso, ela tem uma composição bem diferente das páginas tradicionais, com menos elementos para evitar distrações dos visitantes que chegam até ela. Geralmente, tem um texto para apresentar a oferta com título e subtítulo, imagem, formulário e CTA.

Na web, há várias plataformas que ajudam a criar uma Landing Page sem a necessidade de saber códigos. A estratégia de Inbound Marketing serve para coletar informações de leads em troca de materiais ricos (e-book, webinar, planilha, infográficos etc.). Portanto, ajuda a entender quem são seus clientes e a construir um bom relacionamento com eles.

Saiba como gerenciar suas listas de contatos

Ao coletar os dados dos seus clientes em potencial, você pode começar a gerenciar as listas de contatos. Embora parece simples ou até mesmo óbvia, é tão importante quanto as dicas de Marketing Digital anteriores. Afinal, é por meio delas que você fará a comunicação com toda a sua base. E cada grupo de clientes tem suas necessidades únicas.

Não basta ter um cadastro único com todas as pessoas que passaram seus dados, nem as imagens mais caprichadas para chamar a atenção no e-mail. As listas servem para segmentar sua base de acordo com os interesses de cada uma. Faz parte das boas práticas do Marketing Digital e ajuda a manter um relacionamento duradouro. 

Você conhece o conceito do funil de vendas? Com a ferramenta, é possível acompanhar toda a jornada de compra e a etapa em que cada lead se encontra. As listas ajudam a organizar a comunicação conforme o momento dos seus visitantes e clientes.

Pratique as ferramentas de automação

Entre as principais tendências de Marketing Digital, as ferramentas de automação facilitam, e muito, a vida de quem precisa automatizar algumas rotinas do dia a dia. Além de otimizar seu tempo, contribuem para aumentar o ROI e melhorar o relacionamento com seus clientes. Também melhoram a eficiência do funil, preparando o lead para a decisão de compra. 

Por isso, nossa recomendação é que você pesquise as opções disponíveis no mercado de acordo com as suas necessidades e faça testes. A melhor forma de descobrir a melhor para o seu negócio é colocar seu uso em prática e avaliar os resultados. Portanto, conheça as ferramentas de Marketing Digital que podem melhorar sua produtividade.

Foque o desenvolvimento contínuo

Estudar Marketing Digital significa investir parte do seu tempo para o seu desenvolvimento profissional. E isso deve ser feito de forma contínua. Seja qual for sua área de atuação como empreendedor, afiliado ou produtor de conteúdo, o mercado está em constante movimento. Ou seja, as coisas mudam o tempo todo e de um jeito muito rápido.

A busca por conhecimento é um processo constante que exige dedicação, resiliência e vontade de aprender. Ajuda a desenvolver novas habilidades ou aprimorar as que você já sabe, além de preparar para funções mais desafiadoras, como autônomo ou contratado. Com o tempo e após alguns cursos de Marketing Digital, você pode se tornar especialista.

Portanto, estudar Marketing Digital não apenas contribui para o seu crescimento profissional, como também melhora sua atuação no mercado e abre novas oportunidades. Sem contar que ao se tornar um especialista, suas chances de ganhos aumentam. Afinal, nada melhor do que saber o que você está fazendo para potencializar o negócio. Então, investir em conhecimento por meio de cursos, livros ou como autodidata é a chave para boas vendas.

Quer mais dicas para se desenvolver? Assine a nossa newsletter e receba mais insights na sua caixa de entrada!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.