ferramentas de marketing digital

Aprenda como usar ferramentas de marketing digital para vendas

Empreendedores bem-sucedidos usam não apenas uma, mas um conjunto de ferramentas de marketing digital para alcançar novos clientes e fidelizar os antigos. Então, se você depende do marketing digital para melhorar os resultados do seu negócio, vale a pena conhecer algumas ferramentas que podem facilitar as coisas.

A boa notícia? Não há escassez de ferramentas de marketing digital por aí para fazer o trabalho pesado no seu lugar.

Neste post, vamos explicar como funcionam as ferramentas para automatizar o marketing digital e apresentar uma lista com as principais ferramentas e como usá-las. Confira!

Como funcionam as ferramentas de marketing digital para vendas?

As ferramentas de marketing digital são ótimas para simplificar e automatizar uma série de atividades que você realiza na internet, como enviar propagandas via e-mail, criar formulários na web, fazer análises de dados e pesquisar palavras-chave.

Algumas ferramentas oferecem planos pagos, mas a maioria delas possui versões gratuitas que você pode usar e, consequentemente, economizar dinheiro. Ao testar a versão gratuita, quem sabe, no futuro, você não adere à versão premium e conta com um número maior de funcionalidades.

Se você está começando, compilamos algumas das melhores ferramentas gratuitas para executar uma campanha de marketing digital bem-sucedida. Continue a leitura e aproveite!

Quais são as melhores ferramentas de marketing digital?

Aqui está uma lista de ferramentas de marketing digital que podem ajudar seu negócio com vendas digitais, incluindo ferramentas gratuitas para quem tem um orçamento apertado. Confira!

WordPress

Um site é a primeira coisa que você precisa para melhorar seus resultados com vendas digitais. O WordPress é um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais famosos e acessíveis para fazer isso.

Se você é novo na criação de um site, ele também tem muita documentação útil que você pode usar para começar. A plataforma é gratuita, tornando seus custos de inicialização notavelmente baixos.

O WordPress tem uma infinidade de opções de personalização do site. Também existem milhares de plugins para estender a funcionalidade do seu site para criar seu programa de marketing.

Mailchimp

Mailchimp é uma plataforma de e-mail marketing que você pode usar para coletar e criar uma lista de assinantes. O e-mail marketing é um canal de comunicação eficaz para incorporar em sua estratégia geral de marketing digital.

O Mailchimp tem uma versão gratuita que permite automatizar o envio de boletins informativos direcionados a um grupo de assinantes. Você pode usar esses boletins para programar o envio de promoções de produtos e brindes gratuitos, como download de e-books.

Semrush

Quando você começa com o marketing de afiliados, é importante aprender sobre seus concorrentes. O Semrush pode ajudar seu negócio com esse desafio.

Essa ferramenta fornece informações sobre as campanhas de média de outras empresas. O Semrush pode ajudar você a descobrir tendências e padrões relevantes em seu setor. Com essas informações, você pode ajustar suas próprias promoções e gerar ideias para criar conteúdos otimizados para Search Engine Optimization (SEO).

Você tem acesso a muitos outros serviços com a ferramenta. O Semrush tem uma versão paga e gratuita. Dentre os serviços disponíveis na conta gratuita, destacam-se:

  • acesso à ferramenta análises de backlinks;
  • pesquisa de concorrentes ou palavras-chave (até 10 novas consultas por dia);
  • criação e gestão de um projeto da Semrush;
  • monitoramento de 10 palavras-chave;
  • auditoria de 100 páginas do seu site.

Esses serviços podem ajudar você a usar dados sobre o comportamento dos clientes e da concorrência a seu favor.

Planejador de palavras-chave do Google

Se você está procurando uma alternativa gratuita para pesquisa de palavras-chave, pode usar o Planejador de palavras-chave do Google.

Ele é totalmente gratuito e existe há quase duas décadas. O Planejador de palavras-chave do Google conta com informações precisas e atualizadas, pois trabalha com os dados obtidos diretamente das buscas realizadas no próprio Google.

Google Analytics

Hoje em dia, é difícil operar com o marketing digital se você não tiver algum nível de conhecimento do Google Analytics.

Em seu nível básico, o Google Analytics pode mostrar o histórico detalhado de quem está acessando seu site, de onde e em quais páginas eles passam a maior parte do tempo.

Você também pode definir metas para acompanhar conversões, criar uma configuração de comércio virtual aprimorada e acompanhar eventos para saber mais sobre o envolvimento do usuário.

Como usá-las?

Agora que você conhece algumas ferramentas de marketing digital, veja como usá-las a favor dos seus resultados.

Saiba como automatizar o seu marketing digital

Que tipo de atividade pode ser automatizada? Bom, é certo dizer que há mais espaço para automação no seu negócio do que nunca.

No geral, podemos dividir as tarefas automatizáveis em automação externa voltada para o cliente e automação interna, que otimiza os fluxos de trabalho internos ao negócio.

Exemplos de automação de marketing externo incluem mensagens SMS automatizadas, e-mail marketing e agendamento de publicação em redes sociais.

Já exemplos de automação de marketing interno incluem pontuação e qualificação de leads e encaminhamento de leads qualificados entre aplicativos, como do seu CRM para sua plataforma de marketing por e-mail,

Saiba como coletar os dados certos

Antes mesmo de começar a coletar dados, determine que tipo de dados você deseja e para qual finalidade. Quais são seus objetivos e o que você deseja realizar depois de acumular os dados? Responder a essas perguntas para decidir em quais dados você deve se concentrar na coleta.

Por exemplo, se você estiver procurando por um tipo específico de público para comercializar seu produto, precisará coletar informações sobre os interesses e necessidades de um público que compra regularmente esse produto, a fim de construir uma persona.

Lembre-se de estabelecer um objetivo claro por trás da coleta de dados para obter resultados satisfatórios.

Aprenda a fazer análises estratégicas

Essa parte do processo é crucial, pois permitirá que você transforme dados brutos em insights valiosos. Você também poderá aprimorar as estratégias de marketing que usou até agora e mudar a direção do seu negócio.

Graças a esses insights, você poderá conduzir de forma estratégia os clientes no funil de vendas e oferecer produtos ainda melhores. Além disso, você terá mais chances de atrair clientes importantes que ajudarão a fazer sua empresa crescer.

Para fazer essa análise, descubra os padrões do que faz o seu produto se destacar de todos os outros. Isso fará com que você implemente suas descobertas o mais rápido possível para fortalecer seus negócios.

As ferramentas de marketing digital são projetadas para manter as coisas organizadas, permitindo que você faça o mínimo de esforço para executar tarefas complexas. Agora, o mais importante é usar aquelas que mais vão ajudar seu negócio.

Para receber mais dicas sobre estratégias de marketing digital, assine a newsletter da Consultoria Educação e tenha acesso às nossas novidades por e-mail. Vamos nessa?

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.