ferramentas de marketing digital

8 ferramentas de Marketing Digital que você precisa conhecer

As ferramentas de Marketing Digital se tornaram grandes aliadas de empreendedores, afiliados e produtores de conteúdo.

Por meio delas, é possível automatizar tarefas que, se fossem feitas de forma manual, tomariam muito tempo e dificultariam a priorização de atividades estratégicas. 

O melhor de tudo é que existem ferramentas para gerenciar vários aspectos do Marketing Digital. Para os afiliados, são instrumentos essenciais de trabalho para aumentar os ganhos. Confira a lista abaixo e aproveite as sugestões!

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que permite o monitoramento de sites, blogs e outras páginas indexadas ao mecanismo de busca, oferecendo dados sobre conversões e comportamento dos visitantes.

Por meio do Analytics, você consegue, por exemplo, saber a origem das visitas no seu site, conhecer melhor as características dos visitantes e identificar os canais digitais que mais geram conversão, bem como descobrir os melhores conteúdos do site e a velocidade de carregamento das páginas.

Todos os gráficos e relatórios dessa plataforma de Marketing Online apresentam dados sobre o desempenho das páginas em tempo real. Para produtores de conteúdo, afiliados e outros profissionais que vendem pela internet, o Google Analytics tem várias finalidades úteis para mensurar a performance dos canais e descobrir como atrair mais usuários.

CRM

O CRM é a tecnologia de automação usada para gerenciar o relacionamento de uma empresa com seus vários contatos, como fornecedores, parceiros, leads e clientes. É uma ferramenta crucial para todos que querem ganhar dinheiro na internet com vendas de forma organizada e eficaz.

A sigla CRM se refere à expressão Customer Relationship Management que, em português, significa Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente.

Por meio do CRM, você vai centralizar várias atividades, como rastrear informações relevantes para encontrar potenciais clientes, criar o engajamento de leads, fechar negócios, estabelecer relações mais sólidas com clientes e criar um serviço ao cliente mais personalizado.

Resumindo, um CRM funciona como uma plataforma onde dados dos clientes podem ser organizados de forma centralizada, segura e prática.

Ubersuggest

Você já deve saber que a etapa de pesquisa de palavras-chaves é crucial para obter bons resultados com Marketing Digital. É por meio desses termos que seu conteúdo pode aparecer para o público certo nas pesquisas do Google.

Mas, para realizar a etapa de pesquisa das palavras-chave, existem várias ferramentas disponíveis na web. Uma das mais completas é o Ubersuggest.

Com ela, é possível saber informações sobre o volume e a relevância das palavras-chave, além de ver sugestões de termos atrativos em determinado segmento.

Você também consegue no Ubersuggest acessar dados específicos sobre a performance dos sites, como estimativa de tráfego orgânico, backlinks e dados sobre os visitantes. O Ubersuggest é uma plataforma paga, mas oferece várias funcionalidades gratuitas.

Canva

Se você sente falta de um programa de edição para criar artes de forma rápida e fácil, saiba que o Canva pode ser a solução ideal. Essa é uma ferramenta que permite a criação de artes em poucos cliques. É possível usar modelos prontos ou layouts do zero.

O Canva é a ferramenta preferida de produtores de conteúdo para a criação de posts nas redes sociais e anúncios, além de materiais físicos, como cartazes, folders, cartões para impressão e até currículos. Você pode usá-lo de forma gratuita na versão desktop, mas também acessar a ferramenta via aplicativo para iOs e Android.

O Canva tem sua versão paga para assinantes, o Canva Pro, que oferece funcionalidades adicionais para a criação de artes profissionais.

Pipedrive

O Pipedrive é um CRM com o diferencial que foi criado por vendedores e para vendedores. Por meio dele, é possível visualizar todos os processos de vendas e conseguir fechar novas oportunidades com mais rapidez.

Dentre as principais funcionalidades do Pipedrive, estão o planejador de eventos e reuniões no calendário, sem o risco de entradas duplicadas, e as possibilidades de integração com outros canais de comunicação de vendas para captar e organizar melhor os seus dados. Além disso, essa plataforma de Mkt Digital emite relatórios com várias métricas de desempenho.

Análise SWOT

A análise SWOT é um sistema para fazer uma análise estratégica do negócio. Embora muitas plataformas permitam que essa análise seja feita de forma automática, o SWOT funciona, na verdade, como um método que pode ser feito de forma offline.

A análise SWOT também é conhecida pela sigla FOFA (tradução para português): Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Cada fator que compõe a análise representa um ponto que merece atenção no ambiente externo e interno da empresa para, no geral, obter uma análise integral do seu desempenho.

O objetivo final é criar um documento ou uma matriz visual com todas as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da empresa descritas.

Sales Cloud

O Sales Cloud é o CRM de vendas criado pela empresa Salesforce, desenvolvido para tornar os processos de vendas de empresas e vendedores mais práticos e centralizados. As funcionalidades mais famosas da ferramenta são previsão de vendas, colaboração, gerenciamento de contatos e relatórios com métricas de desempenho.

Apesar das funcionalidades, é preciso saber que a plataforma do Salesforce cobra taxas adicionais para oferecer um ambiente de funcionalidades profissional aos seus usuários, o que pode ser um impeditivo para alguns vendedores.

Hootsuite

Um dos maiores desafios de todo vendedor é não deixar o cliente na mão quando ele mais precisa, o que pode acontecer se você tem uma gestão descentralizada dos seus perfis nas redes sociais. Mas, para evitar que isso aconteça, existe a ferramenta Hootsuite.

Trata-se de um gerenciador de redes sociais que permite rastrear todas as atividades das suas redes em tempo real. É uma ótima ferramenta para poupar tempo e cliques para fazer postagens, entrar em contato com clientes e realizar outras atividades.

Dentre as principais funcionalidades do Hootsuite, está a possibilidade de agendar postagens, usar recursos de imagem no painel da plataforma e conferir o resultado das suas ações nas redes em tempo real a partir de estatísticas e de gráficos intuitivos.

Para aumentar suas oportunidades de vendas, as ferramentas são cruciais, mas elas não fazem todo o trabalho sozinhas. Conte com bons parceiros para crescer e aumentar sua lucratividade.

Conheça a Consultoria Educação e a oportunidade de promover cursos de graduação em troca de comissões em dinheiro. É sua chance de trabalhar em casa, criar seus próprios horários e, quem sabe, conseguir uma nova fonte de renda.

Aumente o poder das suas campanhas!

Chegamos ao final do conteúdo e esperamos que você tenha gostado de conhecer as principais ferramentas de Marketing Digital. Agora, o mais importante é ver qual delas pode contribuir com sua rotina de vendas e usá-las na prática.

Gostou do conteúdo? Quer empreender na internet e ainda não sabe por onde começar? Aproveite e confira 5 formas de ganhar dinheiro na internet!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.