6 vantagens de ter flexibilidade no seu trabalho
Você conhece a frase “não viva para trabalhar, trabalhe para viver”? Pois ela faz mais sentido ainda no cenário de transformação digital que vivemos hoje. O avanço da pandemia impulsionou a busca pela flexibilidade no trabalho — com a adoção do home office — ou até mesmo a possibilidade de empreender sem sair de casa.
Por ser uma modalidade bastante comum em países como Estados Unidos e em vários lugares da Europa, cresce significativamente atualmente.
Além disso, muitas pessoas têm priorizado o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Então, vamos conhecer as principais vantagens de ter uma rotina de trabalho flexível? Boa leitura!
1. Aumento dos níveis de produtividade
A liberdade de escolher seus próprios horários pode impactar diretamente na produtividade. Cada pessoa tem um momento do dia em que se sente mais produtiva. Alguns trabalham melhor de manhã, enquanto outros são mais eficientes à noite.
Estudos indicam que a flexibilidade no trabalho pode aumentar a produtividade em até 30%. Isso acontece porque as pessoas tendem a ser mais focadas quando trabalham em um ambiente e horário que favorecem seu rendimento. Além disso, a autonomia pode estimular a criatividade, permitindo que novas ideias fluam com mais naturalidade.
2. Economia de tempo e dinheiro
Trabalhar de forma flexível pode gerar economias significativas. Com menos deslocamentos, você reduz gastos com transporte, alimentação fora de casa e roupas para o trabalho.
Além disso, a eliminação do tempo gasto no trânsito pode significar horas adicionais no seu dia para atividades mais produtivas ou momentos de lazer.
3. Mais tempo para relaxar e aproveitar a vida
Se a produtividade aumenta, temos mais tempo para fazer pausas, buscar novas tarefas e equilibrar melhor a vida pessoal e profissional. Afinal, se o ditado diz que devemos trabalhar para viver, e não o contrário, o caminho para o sucesso em casa e no trabalho passa por uma conciliação entre esses dois universos.
Sendo assim, aproveitar a vida não significa deixar o lado profissional de lado e focar todos os esforços em casa, na família ou nos momentos de lazer. A flexibilidade no emprego representa o equilíbrio e a liberdade de desfrutar de todas as possibilidades da melhor forma.
4. Possibilidade de fazer o próprio horário de trabalho
Horários flexíveis e trabalhar de home office podem ser alguns dos benefícios oferecidos para quem atua em uma empresa. No caso de um profissional autônomo, a flexibilidade faz parte do seu dia a dia de atuação. Aliás, ele tem a liberdade de definir o próprio limite segundo o período em que se sentir mais produtivo.
Sabemos que cada pessoa rende melhor em um momento do dia. Enquanto uns trabalham bem de manhã, outros são mais criativos durante a noite ou madrugada adentro. A partir da flexibilização, você escolhe quando colocar a mão na massa.
5. Liberdade geográfica para trabalhar
Você já ouviu falar em nômade digital? Aí está mais uma modalidade bem difundida fora do país, mas que ainda dá os seus primeiros passos por aqui. O termo é utilizado para quem trabalha com liberdade geográfica. Isto é, de qualquer lugar — no Brasil ou em outra parte do mundo. Basicamente, basta ter um computador e uma boa conexão com a Internet.
Ter flexibilidade no trabalho requer planejamento, dedicação e, principalmente, paciência para saber criar a sua rotina profissional e usufruir ao máximo dessa liberdade.
Além disso, também é importante contar com um local próprio — no conforto da sua casa, no quarto de um hotel ou em um café — para poder se concentrar melhor em suas tarefas. Afinal, cada entrega depende apenas de você e da sua organização para concluí-la.
6. Maior oportunidade de trabalhar com o que ama
A flexibilidade no trabalho também permite explorar diferentes áreas e descobrir qual nicho combina realmente com você. Muitas pessoas utilizam essa liberdade para testar novos mercados, iniciar um negócio próprio ou atuar em projetos variados.
Ter um trabalho flexível pode significar mais chances de encontrar uma carreira que traga satisfação e sentido, tornando a jornada profissional mais prazerosa.
Como encontrar trabalhos flexíveis?
Se você deseja conquistar mais flexibilidade no trabalho, algumas estratégias podem ajudar:
- Plataformas e sites: existem várias plataformas que conectam profissionais a vagas flexíveis, como Upwork, Fiverr, Workana, 99Freelas e LinkedIn.
- Adapte seu currículo e perfil: destaque habilidades que sejam valorizadas em trabalhos remotos e flexíveis, como gestão de tempo, autonomia e organização.
- Negocie com seu empregador atual: se você já está empregado, pode propor um modelo híbrido ou remoto para melhorar seu desempenho e qualidade de vida.
Caso queira saber mais sobre onde encontrar serviços para que você possa trabalhar home offices e conquistar a tão sonhada flexibilidade no trabalho, leia nosso artigo: “Serviços home office: 6 oportunidades para começar a trabalhar”.
Veja também: conheça como funciona a Consultoria Educação!
Agora é com você!
A flexibilidade no trabalho oferece uma série de vantagens, desde maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional até aumento da produtividade e satisfação. Com a tecnologia e as mudanças no mercado, essa tendência se torna cada vez mais acessível para diferentes profissionais.
Agora, a pergunta é: será que um trabalho flexível pode ser a chave para sua realização profissional?
Se você deseja conquistar essa liberdade e ainda gerar uma renda extra, clique aqui e se torne um consultor da Consultoria Educação. Comece hoje mesmo a transformar sua carreira!