4 vantagens de ter flexibilidade no seu trabalho

Você conhece a frase “não viva para trabalhar, trabalhe para viver”? Pois ela faz mais sentido ainda no cenário de transformação digital que vivemos hoje. O avanço da pandemia impulsionou a busca pela flexibilidade no trabalho — com a adoção do home office — ou até mesmo a possibilidade de empreender sem sair de casa.

Por ser uma modalidade bastante comum em países como Estados Unidos e em vários lugares da Europa, tem tudo para crescer de forma significativa nos próximos anos. Mesmo que o home office seja relativamente novo, ao menos no Brasil, horários flexíveis e videoconferências já faziam parte da rotina de algumas empresas. 

Além disso, as pessoas têm priorizado o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Então, vamos conhecer as principais vantagens de ter uma rotina de trabalho flexível? Boa leitura!

Aumento dos níveis de produtividade

Quanto maior é a nossa motivação, melhor tende a ser o rendimento, certo? A flexibilidade no trabalho contribui para a satisfação, o que nos torna mais produtivos. Isso significa que quando estamos dispostos, conseguimos realizar as nossas atividades com potencial máximo, além de maior comprometimento para a entrega de resultados.

Mais tempo para relaxar e aproveitar a vida

Se a produtividade aumenta, temos mais tempo para fazer pausas, buscar novas tarefas e equilibrar melhor a vida pessoal e profissional. Afinal, se o ditado diz que devemos trabalhar para viver, e não o contrário, o caminho para o sucesso em casa e no trabalho passa por uma conciliação entre esses dois universos.

Sendo assim, aproveitar a vida não significa deixar o lado profissional de lado e focar todos os esforços em casa, na família ou nos momentos de lazer. A flexibilidade no emprego representa o equilíbrio e a liberdade de desfrutar de todas as possibilidades da melhor forma.

Possibilidade de fazer o próprio horário de trabalho

Horários flexíveis e trabalhar de home office podem ser alguns dos benefícios oferecidos para quem atua em uma empresa. No caso de um profissional autônomo, a flexibilidade faz parte do seu dia a dia de atuação. Aliás, ele tem a liberdade de definir o próprio limite de acordo com o período em que se sentir mais produtivo.

Sabemos que cada pessoa rende melhor em um momento do dia. Enquanto uns trabalham bem de manhã, outros são mais criativos durante a noite ou madrugada adentro. A partir da flexibilização, você escolhe quando colocar a mão na massa.

Liberdade geográfica para trabalhar

Você já ouviu falar em nômade digital? Aí está mais uma modalidade bem difundida fora do país, mas que ainda dá os seus primeiros passos por aqui. O termo é utilizado para quem trabalha com liberdade geográfica. Isto é, de qualquer lugar — no Brasil ou em outra parte do mundo. Basicamente, basta ter um computador e uma boa conexão com a Internet.

Ter flexibilidade no trabalho requer planejamento, dedicação e, principalmente, paciência para saber criar a sua rotina profissional e usufruir ao máximo dessa liberdade. Além disso, também é importante contar com um local próprio — no conforto da sua casa, no quarto de um hotel ou em um café — para poder se concentrar melhor em suas tarefas. Afinal, cada entrega depende apenas de você e da sua organização para concluí-la. 

Por falar em emprego flexível, sabia que é possível trabalhar com vendas em casa? Confira o post que preparamos para você com todos os detalhes.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.