foco no objetivo

Saiba como ter foco no objetivo para conquistar seus sonhos

Muito se fala em objetivos de vida, que podem ser pessoais, profissionais ou uma combinação desses dois âmbitos. Eles nada mais são do que propósitos, ou seja, algo que você deseja realizar nos próximos anos. Algumas pessoas utilizam o termo como sinônimo de metas, mas essas, na verdade, são etapas e condutas para alcançar os objetivos.

A grande questão é: como realizar os seus sonhos no menor tempo possível? A resposta está em ter foco no objetivo. Isso significa traçar um planejamento com base no que deseja realizar e seguir os passos indicados nesse sentido. E é sobre isso que falamos neste conteúdo.

Saiba como ter foco para alcançar os seus sonhos, seja quais forem eles!

Estabeleça os seus objetivos e metas

O primeiro passo é entender, de fato, quais são os seus propósitos. Deseja comprar um carro ou um imóvel? Quer viajar para algum país ou região brasileira longe da sua cidade? Tem o sonho de se formar ou ajudar familiares a se graduarem? Existem diversos exemplos e, provavelmente, você tem vários deles.

Claro, queremos realizar tudo isso. Mas ter um objetivo principal é o melhor caminho para direcionar o seu foco. Por isso, defina-o quanto antes. Em seguida, pense em quais são os passos para alcançar esse sonho, ou seja, as metas. É bem provável que guardar dinheiro seja uma delas, certo?

Para não ficar só na ideia, é importante anotar todas essas definições. Assim, dá para priorizar algumas metas, estipular prazos e indicadores, além de visualizar melhor o seu progresso até então. Uma planilha bem organizada ajuda bastante, principalmente quando atrelada a uma lista de atividades a serem feitas.

Entenda a importância do foco

Paralelamente a esse primeiro passo, vale trabalhar a sua mente para compreender a importância de ter foco no objetivo. Como vimos, é com isso que você se planeja, prepara ações e elimina distrações para chegar ao que deseja. Ou seja, evita aqueles chamados “tiros no escuro” e frustrações.

Se você já teve um sonho que demorou muito para se realizar, vai entender bem o que estamos falando. Muitas vezes, prorrogamos os objetivos com a desculpa de “na hora certa vai acontecer”. São diversos os empecilhos que surgem sem necessidade nesse caminho –– e o foco nos lembra que é possível sim alcançar esse planejamento.

Pense nas consequências e nos impactos da falta de foco

Também é importante se lembrar do que pode acontecer se você não tiver foco no objetivo. O maior dos problemas é, justamente, deixar para depois e não investir nas metas que o aproximem dos seus sonhos. Isso significa que algumas pessoas podem nunca realizá-los por falta de planejamento.

Mas ainda há consequências mais graves. Quer um exemplo? Vamos supor que seu objetivo é ter 1 milhão na conta (ou em investimentos) no prazo de 3 anos. Se não traça as metas, gasta com compras desnecessárias e investe mal o seu dinheiro, existem riscos até de inadimplência financeira –– ou seja, o oposto do que você pretendia.

Aprenda a dizer não e a delegar tarefas

Existem algumas distrações que aparecem no meio do caminho da realização de um objetivo. Por exemplo, se você deseja ser promovido no emprego e, para isso, algumas metas são fazer entregas 100% aproveitáveis e eliminar atrasos. Nesse caso, assumir mais tarefas do que pode fazer entra como desafio.

O foco depende muito dos esforços que você deposita na atividade. Se precisa se desdobrar para realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, é grande a possibilidade de alguma delas não ser feita da melhor forma. Assim, vale dizer não ou reorganizar os responsáveis por sua realização.

Comemore as pequenas vitórias

Além de pensar nessas estratégias de como focar no objetivo, é importante continuar se motivando. Como frustrações e desânimos são grandes inimigos nesse sentido, você pode comemorar as pequenas vitórias para driblá-los. Considere que é um jeito de se sentir ainda mais próximo dos seus sonhos.

Então, se você conseguiu juntar uma quantidade X de dinheiro para guardar, se arrumou um trabalho freelancer para fazer renda extra ou se encontrou uma passagem com desconto para a grande viagem, comemore. Presenteie-se com um jantar legal ou um passeio, por exemplo. Mas sem se distanciar das suas próximas metas, combinado?

Pratique exercícios

Você pode pensar o que essa dica tem a ver com ter foco no objetivo, ainda mais quando ele não envolve questões de saúde. Mas calma! A ideia aqui é promover outras formas de trabalhar o seu foco. Os exercícios físicos são um excelente investimento nesse sentido, pois ajudam a recarregar as energias, a extravasar frustrações e a blindar a sua mente. Que tal começar agora?

Conte com a ajuda da tecnologia

Com tantos aplicativos e ferramentas disponíveis na internet, pagos ou gratuitos, existem diversas alternativas para ajudar você a ter foco no objetivo.

Para isso, tenha em mente qual é o seu, como já vimos. Por exemplo, se você deseja ser médico, e o grande empecilho é pagar a faculdade de Medicina, pode contar com apps de gestão financeira, como:

  • Mobillis;
  • Organizze;
  • GuiaBolso;
  • Money Lover.

Já se o objetivo é ganhar dinheiro nas redes sociais, ferramentas de analytics serão suas melhores companheiras. Também vale ficar de olho em apps que permitem programar publicações, configurar fluxos de produção e assim por diante. Separamos alguns exemplos:

  • Hootsuite;
  • Sprout Social;
  • BuzzSumo;
  • SocialBakers;
  • Keyhole.

Nesse sentido, ainda existem os apps que você pode usar para ter uma renda extra. Como ter dinheiro é requisito para diferentes objetivos, essa é uma excelente opção. E já imaginou aumentar seus ganhos sem sair de casa, somente por indicações a cursos de graduação? Isso é possível com a Consultoria Educação.

A cada indicação sua que faz a matrícula, você ganha uma boa comissão de vendas. Tudo isso com o apoio da Consultoria Educação, que oferece treinamento gratuito e exclusivo para aumentar as suas oportunidades de negociação.

Agora é com você!

Ter foco no objetivo não é impossível, como vimos. Eliminando as distrações e se recordando da importância dessas metas na sua vida, os bons resultados são consequências certeiras! Então, sempre que bater o desânimo, lembre-se de que os sacrifícios de agora serão bem recompensados em pouco tempo!

E se você gostou das oportunidades que a Consultoria Educação tem a oferecer para o seu futuro, preencha este cadastro para se tornar um consultor!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.