Fui aprovado no vestibular

Fui aprovado no vestibular, e agora? Veja quais passos seguir

Você se dedicou bastante aos estudos e, depois de muita disciplina e foco, pode falar a tão sonhada frase: consegui uma vaga em um curso de graduação! Após encontrar o seu nome na lista de aprovados e, com certeza, comemorar muito, é comum surgir algumas dúvidas em relação às próximas etapas e se perguntar: fui aprovado no vestibular, e agora?

Se você está preocupado com essa questão, não se apavore! Trata-se de uma fase muito comum entre os novos estudantes — afinal, é importante levar em conta diversos fatores, como matrícula, mensalidades, provas, aulas etc.

Pensando nisso, preparamos este post para ser um guia sobre o que fazer após o vestibular. Boa leitura!

Faça a matrícula

Chegou o grande momento de fazer a matrícula na faculdade particular. Aqui, a sua atenção deve ser direcionada à documentação e aos prazos necessários. Algumas instituições de ensino divulgam o cronograma para a realização da matrícula nos editais de abertura das inscrições para o vestibular.

Por sua vez, outras preferem anunciar a data apenas depois da divulgação dos aprovados. Logo, tenha atenção às redes sociais, ao site e ao manual do candidato da faculdade.

No momento de efetivar a matrícula, os alunos recebem um documento com as matérias a serem cursadas, número da sala, horário das aulas, entre outras informações. Além disso, os estudantes precisam aproveitar esse tempo para tirar as suas dúvidas. Essa é a melhor oportunidade para entender sobre os serviços oferecidos pela instituição e sua infraestrutura.

Prepare-se para o início das aulas

Após a efetivação da matrícula, chegou o momento de se preparar para o início das aulas. Confira se você tem todos os materiais para finalmente começar a vida universitária. Fazer uma graduação é bem diferente de fazer ensino médio, quando existem listas de coisas para comprar e levar para o colégio.

Nesse caso, você deve investir em itens básicos para o acompanhamento das aulas. No entanto, cada curso pode necessitar de materiais diferentes. Logo, informe-se sobre o que é preciso levar para não faltar nada.

Prepare-se também quanto ao aspecto psicológico. Começar um novo ciclo de vida requer cuidados, principalmente para que as dificuldades possam ser vencidas com tranquilidade e equilíbrio. Direcione o foco para os estudos, resgate sua motivação e cuide das expectativas. A vida universitária é muito divertida, mas lembre-se de que nem tudo é festa!

Organize a sua rotina

Outro ponto que deve ser levado em conta sobre o que fazer após o vestibular é organizar a rotina. Quais tipos de mudanças o fato de ingressar em uma faculdade devem trazer para a sua vida? É muito provável que o seu dia a dia não continue o mesmo e é importante estar ciente isso.

O primeiro passo é saber qual é o horário das suas aulas e como elas serão distribuídas ao longo da semana. Assim, elabore um cronograma para encaixar outras atividades complementares e organize as brechas disponíveis para se dedicar aos estudos.

Caso você tenha que mudar de estado ou cidade para estudar, tente encontrar o mais rápido possível uma casa ou um apartamento novo e conheça os arredores. Procure saber se será necessário usar algum meio de transporte, qual o tempo médio do trajeto, entre outras questões.

Lembre-se de que deixar tudo para depois pode aumentar as chances de ficar insatisfeito e perdido!

Comece o engajamento com a faculdade

Após a aprovação no vestibular, não é preciso esperar pelo começo das aulas para compreender como será o dia a dia universitário. Esse é um período cheio de expectativas, então, aproveite o momento para se engajar com a instituição de ensino.

Que tal ir em busca de quais são as atividades oferecidas pela faculdade, por exemplo? Explique que você é um futuro estudante e conheça os programas de entidades como diretório acadêmico, empresa júnior, atlética etc. Também é uma boa possibilidade já começar a fazer amigos e contatos.

Afinal, entrar na faculdade vai além de cursar a graduação em si: é o momento de conhecer outras pessoas e vivenciar novas experiências.

Pague a matrícula e a mensalidade

Fui aprovado no vestibular, e agora? Como pagar a faculdade e não contrair dívidas? Você provavelmente já levantou essa questão, certo? De fato, saber como quitar as mensalidades e o valor da matrícula é fundamental para manter as contas sempre no azul — e, claro, não desistir de continuar cursando a graduação dos sonhos.

Uma das formas de pagar a faculdade é por meio de uma renda extra. Que tal, então, considerar o trabalho como consultor de vendas? Essa é uma excelente alternativa para quem está em busca de um emprego que não demanda muito tempo, sendo possível conciliar trabalho e estudo.

A tarefa dos consultores é levantar as necessidades dos clientes, identificar soluções e recomendar algumas ações. Esses profissionais atuam como um guia capaz de levar a clientela até a solução que ela mais necessita.

Como consultor, você poderá organizar o próprio horário e trabalhar de maneira 100% online, conversando com o consumidor por meio de videochamadas e do chat virtual. Um dos setores mais aquecidos é o educacional e você pode exercer as atividades por meio do App da Consultoria Educação.

Essa plataforma de venda de cursos de graduação de faculdades de qualidade paga comissões em dinheiro para as matrículas realizadas com o auxílio do consultor. Quanto mais estudantes matriculados, maior é a comissão.

Para realizar o cadastro, basta preencher uma ficha de cadastro e fazer o treinamento exclusivo de vendas. A partir disso, você tem total independência para divulgar os cursos nas suas redes e conquistar os clientes — uma oportunidade e tanto para ter uma renda extra na pandemia, concorda?

Agora é com você!

Se você sempre se questionava: “fui aprovado no vestibular, e agora?”, já percebeu que existem alguns passos que devem ser seguidos após essa conquista. Lembre-se de que planejamento é algo fundamental, principalmente em relação ao pagamento das mensalidades. Portanto, considere a possibilidade de ter uma renda extra por meio do App da Consultoria Educação!

Gostou de conhecer os passos que devem ser seguidos após a aprovação no vestibular e quer ganhar um dinheiro extra trabalhando com a Consultoria Educação? Então, inscreva-se em nosso site e saia na frente!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.