Gatilho de confiança: fotografia de uma pessoa lendo as avaliações de um produto no celular.

Conheça o gatilho de confiança e saiba como usá-lo

Imagine o seguinte cenário: você vai adquirir um produto em um site. Além de encontrar todas as informações de que precisa, vê ótimas avaliações, tira as suas dúvidas, consegue fazer a compra de forma simples e ainda recebe o produto em boas condições e no prazo certo. As chances de você comprar de novo aumentaram, né?

É assim que funciona o gatilho de confiança. Se você ainda não conhece esse conceito e ainda não está usando no seu negócio, continue lendo e descubra como usá-lo para melhorar as suas vendas e fidelizar clientes! 

O que é gatilho de confiança?

O gatilho de confiança é um dos gatilhos mentais usado para mostrar que um consumidor pode confiar no seu serviço ou produto. Essa confiança é construída seja porque outras pessoas atestam a qualidade da sua empresa, seja porque você se consolida no mercado como um especialista no assunto.

Apesar de ser bastante similar à prova social, o gatilho de confiança também é construído ao longo do tempo. Ou seja: mais do que mostrar para o consumidor que outras pessoas aprovam aquele produto ou serviço, é ideal mostrar que a sua empresa vai estar ali para auxiliá-lo durante todo o processo.

Por que o gatilho de confiança ajuda nas vendas?

Pergunte-se: você voltaria a comprar com uma empresa que prestou um serviço ruim? O gatilho de confiança parte dessa premissa para auxiliar nas vendas, uma vez que entende que um consumidor só se mantém fiel quando é convencido de que está criando um relacionamento com alguém com quem ele pode contar.

Esse gatilho mental é, portanto, o principal responsável quando o assunto é fidelizar clientes. Quanto melhor o processo de compra e quanto mais apoio a sua empresa oferece para o consumidor, mais ele entende que pode confiar no seu negócio, e, portanto, maiores são as chances de ele voltar.

Leia também: 5 exemplos de gatilho de exclusividade para usar em suas vendas

Fotografia de uma pessoa fazendo uma avaliação de um produto pelo celular.

Como usar o gatilho de confiança? Veja 4 exemplos!

De modo geral, o gatilho de confiança é ativado sempre que você mostra que um cliente pode contar com você. Isso significa que ele pode ser usado de algumas formas diferentes. Abaixo, você confere as 4 principais.

1. Use a opinião de outros clientes

Assim como o gatilho de prova social, o gatilho de confiança pode se basear na opinião de outros clientes para convencer um novo consumidor a confiar no seu negócio. Seja através de reviews no site, seja por meio de depoimentos, materializar a confiança dos outros é uma forma prática de se destacar.

Por exemplo: em um e-commerce, como você avalia de quem comprar um produto? Sem conhecer a empresa, o jeito é confiar na classificação atribuída por outros clientes — e, se possível, ler todos os comentários com avaliações.

2. Mostre que você domina o assunto

Nós temos a tendência natural de confiar em quem efetivamente sabe do que está falando. Por isso, na hora de vender um produto ou serviço, não deixe de mostrar toda a sua pesquisa por trás, bem como o seu conhecimento na área. Dessa maneira, você aumenta as chances do seu consumidor acreditar na sua palavra e, portanto, apostar no seu negócio.

Leia também: Saiba como usar o gatilho de autoridade

3. Facilite o processo de compra

Você já parou para pensar no processo que o seu cliente precisa fazer para adquirir o seu produto ou serviço? Quanto mais claro e simples ele for, mais transparente a sua empresa parece e, portanto, mais o seu cliente cria confiança naquilo que ele está fazendo.

Por isso, nada de usar letras miúdas, asteriscos e um monte de “condições” escondidas na página: seja direto e torne o processo de compra o mais fácil possível.

4. Preste um serviço excelente

Para ativar o gatilho de confiança e efetivamente fidelizar um cliente, é preciso mostrar que a sua empresa vai ajudá-lo mesmo nos momentos complicados. Por isso, foque em prestar um ótimo serviço de atendimento ao cliente, facilitando a comunicação e tirando todas as dúvidas.

No caso de problemas mais graves, como clientes verdadeiramente insatisfeitos, você também pode apostar em uma boa comunicação e em priorizar a satisfação daquele consumidor. Ao mostrar que você se importa com aquela pessoa e é capaz de assumir erros, o relacionamento de vocês passa para “a próxima fase”, se tornando mais consolidado e, é claro, mais frequente.

Agora que você já sabe como usar o gatilho de confiança para fidelizar clientes, que tal começar a fazer uma renda extra? Baixe o aplicativo Consultoria Educação e veja como ganhar comissões trabalhando de casa e com um horário flexível!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.