Gatilho de curiosidade: fotografia de uma senhora olhando para o seu notebook com expressão de curiosidade.

Descubra o que é e como usar o gatilho de curiosidade para atrair mais clientes

Você já começou a assistir um filme, ler um livro ou ouvir uma história que não conseguia abandonar antes de saber o final? A sensação de buscar e encontrar respostas é uma das mais desconcertantes do nosso cérebro — e é justamente nela que mora a ideia central do gatilho de curiosidade.

Mais do que uma forma de engajar e atrair clientes, esse gatilho mental faz com que a sua marca seja vista como uma referência na solução de problemas do seu nicho. Afinal, ao despertar a curiosidade dos seus clientes, você também mostra que domina o assunto e pode apresentar respostas de forma rápida e eficaz.

Para quem nunca ouviu falar sobre o termo, não precisa se preocupar: neste artigo, você descobre tudo o que precisa saber sobre o gatilho de curiosidade e como usá-lo para atrair mais clientes. Confira!

O que é o gatilho de curiosidade?

O gatilho de curiosidade diz respeito ao uso de técnicas que despertam esse sentimento nas pessoas, levando-as a querer saber mais sobre um determinado assunto. Ele pode ser ativado de diferentes formas, como imagens, perguntas, desafios e até uma boa história.

Este é um dos mais importantes gatilhos mentais, uma vez que aposta em um sentimento que é instintivo: a vontade de ter suas dúvidas respondidas. Isso significa que com um pouco de criatividade e foco no seu objetivo, você pode atrair um grande número de clientes. 

Qual a relação entre gatilho de curiosidade e vendas?

No universo das vendas, o despertar da curiosidade de um cliente é uma forma de motivá-lo a saber mais sobre o seu produto ou serviço. Uma vez que você mostra ter as respostas de uma pergunta ou de um problema, é natural que os seus futuros clientes se interessem ainda mais pela sua empresa.

Os diferentes tipos de gatilhos mentais são usados para provocar uma ação. Isso porque eles partem do princípio de que nosso cérebro pode ser estimulado a partir de fatores que são, em geral, inconscientes. Com o gatilho da curiosidade, não é diferente.

Como explicamos, esse tipo de gatilho mental apela para um instinto humano: a necessidade de obter respostas. Por isso, no mundo das vendas, basta deixar o seu cliente com aquele gostinho de “preciso saber mais”.

Leia também: Gatilho mental de urgência: como usar

Como usar o gatilho de curiosidade para atrair clientes?

O gatilho de curiosidade pode parecer difícil de provocar, mas a verdade é que estamos expostos a ele todos os dias: as manchetes de jornal, os posts nas redes sociais e até os outdoors das ruas estão sempre despertando a nossa vontade de buscar um pouco mais de informações ou conhecer melhor um produto. 

Para usar o gatilho de curiosidade para atrair clientes, portanto, você deve conseguir responder algumas perguntas. Mas, primeiro, você deve implantá-las na mente dos seus clientes. A seguir, nós te mostramos o passo a passo para fazer isso. Confira:

1. Conheça as necessidades do seu cliente

No universo das vendas, é muito comum nos referirmos às “dores” dos clientes. Essas dores nada mais são do que as necessidades que eles apresentam e que o seu produto ou serviço busca sanar

A partir do momento que você identifica e conhece a fundo quais são essas necessidades, fica mais fácil entender como ajudar o seu cliente. E, consequentemente, fica mais fácil identificar quais gatilhos podem atraí-lo para o seu negócio.

Fotografia de uma mulher olhando para o seu celular com expressão de curiosidade.

2. Deixe o seu cliente curioso para saber a sua solução

Uma vez identificado o problema do seu cliente, é a hora de mostrar que você sabe como solucioná-lo. Para isso, você pode usar os seus canais de comunicação e tocar em pontos sensíveis a esse cliente, indicando que tem a resposta para os problemas.

Por exemplo: imagine que você é um vendedor de carros usados. Um dos problemas frequentes dos seus clientes pode ser a ausência de conhecimentos sobre o que buscar em um veículo usado de qualidade. Por isso, você pode abordá-los apresentando uma possível solução para esse problema, dizendo algo como: “Descubra como comprar um carro usado sem ser passado para trás!”

Mas lembre-se: o gatilho de curiosidade parte do princípio de que o seu cliente vai mesmo aprender algo com você. Por isso, só ofereça soluções que você já sabe que realmente funcionam.

3. Não tenha medo de usar gatilhos de impacto

Apesar de polêmicos, os gatilhos de curiosidade de impacto geram uma reação automática no seu cliente. Ou seja: eles criam um interesse imediato, que faz com que aquela pessoa pare tudo para procurar as respostas da pergunta incitada. 

No exemplo de um vendedor de carro, esse tipo de gatilho poderia ser algo como: “Parei de pagar meu streaming e comprei um carro em X meses!”

Se feitos de forma responsável, portanto, os gatilhos de impacto podem ser ótimas formas de atrair clientes para o seu negócio. 

Leia também: Saiba como usar o gatilho de autoridade

5 exemplos de gatilhos de curiosidade que funcionam

A seguir, você conhece 5 exemplos de gatilhos de curiosidade usados para vendas que funcionam e te ajudam a atrair mais clientes. Confira!

1. Conheça X verdades difíceis de engolir sobre…

As “verdades difíceis de engolir” costumam ser um gatilho eficiente para despertar a nossa curiosidade. Afinal, talvez a gente nem concorde com elas, mas dá aquela vontade de descobrir quais são.

2. Descubra X motivos para…

Quando falamos em dores de clientes, o “Descubra X motivos para…” é uma técnica que também tem bons resultados. Afinal, você tem a oportunidade de se dirigir diretamente ao problema em questão — e mostrar como resolvê-lo.

3. Top 3 melhores…/Top 3 piores…

Quem não gosta de uma lista de melhores e piores? Mesmo que o assunto nem seja do nosso interesse, é sempre instigante ver uma competição acontecendo bem diante dos nossos olhos.

4. Os X maiores segredos de…

Os segredos e a curiosidade andam juntos. As listas de “X maiores segredos” funcionam, portanto, que nem aquela fofoca entre amigos: cativantes e muito, muito eficazes na hora de despertar o nosso interesse!

5. Aprenda X formas de…

Quando queremos nos livrar de um problema, aprender “X formas” de fazer alguma coisa também é um ótimo caminho. Assim, você mostra para o seu cliente que sabe como ajudá-lo diante de um desafio que, até então, ele não fazia ideia de como contornar!
Agora que você já sabe como usar os gatilhos emocionais para atrair mais clientes, que tal começar a fazer uma renda extra? Baixe o aplicativo Consultoria Educação e veja como ganhar comissões trabalhando de casa e com um horário flexível!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.