Gatilho de novidade: fotografia mostrando uma pessoa segurando o notebook e um cartão de crédito.

Entenda o que é e como funciona o gatilho de novidade

Você se lembra da sensação de se deparar com uma coisa nova e aproveitá-la pela primeira vez? Uma viagem, uma roupa que você queria muito, aquele videogame lançado há pouco tempo, aquela atualização de aplicativo que finalmente ficou disponível no seu telefone: todas essas coisas geram uma sensação de felicidade imediata, quase incompreensível.

É sob essa lógica que opera o gatilho da novidade. Essa ferramenta é a chave para gerar no seu cliente uma sensação incrível e intrinsecamente associada ao seu produto ou serviço. Por isso mesmo, tem um ótimo potencial de aumento de vendas. Quer saber mais? Continue lendo para entender o conceito e saber como aplicá-lo!

O que é gatilho de novidade?

O gatilho de novidade é o gatilho mental responsável por despertar nas pessoas a curiosidade associada ao prazer de descobrir algo novo. Por isso, é uma técnica frequentemente usada no marketing para atrair e fidelizar clientes à sua marca.

Em termos práticos, poderíamos dizer que o gatilho de novidade é uma mistura de dois outros: o de curiosidade e o de urgência. A diferença, neste caso, é que o cliente recebe a “recompensa” antes de adquirir o seu produto ou serviço, e satisfaz a urgência construída ao aproveitá-lo.

Um exemplo muito comum são as empresas de smartphones. Ao comprar um telefone novo, você já sabe exatamente quais são as melhorias que ele apresenta — e é justamente por isso que se interessa em adquiri-lo. 

Como o gatilho de novidade impulsiona vendas?

De acordo com diversas pesquisas científicas, nosso cérebro experimenta uma sensação prazerosa sempre que nos damos algo que queremos muito. Mais frequentemente reconhecida como “sensação de recompensa”, ela está associada à liberação de dopamina (o hormônio do prazer!).

É com base nessa relação que o gatilho de novidade se estabelece: ao anunciarmos uma inovação ou algo que nossos clientes ainda não viram, isso desperta a curiosidade e os leva a adquirir o produto ou serviço. Depois, ao aproveitar essa novidade, eles se sentem “recompensados”.

Nesse sentido, o gatilho de novidade é uma ferramenta interessante para atrair novos clientes, fidelizar os antigos e ainda se manter relevante no mercado. Além de ser uma forma de competir ativamente com os seus concorrentes, quando bem aplicado ele pode ser o fator que trás ainda mais pessoas para a sua marca.

Fotografia de uma mulher feliz enquanto mexe no celular.

Como usar o gatilho de novidade?

A forma mais simples de usar o gatilho de novidade é manter uma frequência de atualizações nos seus produtos e serviços. Isso significa que o seu negócio deve estar sempre pensando em maneiras de se reinventar e de oferecer coisas diferentes para o seu público.

Em empresas de tecnologia, essa mudança costuma ser mais frequente e mais visível: novas funcionalidades em aplicativos, aparelhos mais modernos, câmeras que conseguem uma resolução melhor, estruturas mais resistentes… A lista é infinita. Mas não são apenas elas que ganham com esse gatilho mental.

Uma marca de moda pode usar o gatilho de novidade sempre que lança uma nova coleção. Um restaurante pode fazer uma nova sobremesa. Uma instituição de educação superior pode atualizar seu acervo da biblioteca, construir novos prédios e oferecer mais cursos. O importante, em todos os casos, é não deixar de inovar.

E se o meu negócio não tiver atualizações constantes?

Para se manter competitivo no mercado atual, as atualizações de produtos e serviços são indispensáveis. Afinal, com as novas tecnologias e a mudança no perfil de consumidores, nós precisamos ser cada vez mais criativos e despertar o interesse das pessoas na nossa marca.

Ainda assim, é compreensível que você não consiga fazer um lançamento a cada três meses. Nesses casos, a melhor opção é preparar um lançamento muito bem organizado, que não passe despercebido pelos seus clientes e por outras pessoas do seu nicho, deixando-as ansiosas para o momento em que o novo produto estará, enfim, disponível.

Nesse sentido, vale a pena lançar mão de outros gatilhos mentais, como o da curiosidade e mesmo o da exclusividade. Assim, apesar de não estar sempre fazendo lançamentos e apresentando novidades, você ainda consegue se destacar e chamar a atenção dos clientes.

Agora que você já sabe como usar o gatilho de novidade para atrair mais clientes, que tal começar a fazer uma renda extra? Baixe o aplicativo Consultoria Educação e veja como ganhar comissões trabalhando de casa e com um horário flexível!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.