google ads para afiliados

Google Ads para afiliados compensa? Tire suas dúvidas

As estratégias de Marketing Digital são elementos cruciais para gerar receita e alcançar sucesso online como afiliado. Mas, em meio a tantas opções, é normal ficar em dúvida sobre a eficácia de uma ou outra ferramenta. Por isso, a nossa missão neste post é mostrar se o Google Ads para afiliados vale realmente a pena.

O Google Ads é uma solução bem conhecida de anúncios pagos. Muitas pessoas já ouviram falar, mas não sabem ao certo como funciona e quais são as melhores maneiras de gerar receita por essa plataforma.

Se você também tem dúvidas sobre o Google Ads, acompanhe nosso post e entenda se essa é a solução para seu trabalho como afiliado.

O que é Google Ads?

O Google Ads é uma plataforma de publicidade online para criar anúncios de produtos e serviços. Esses anúncios podem aparecer no topo dos resultados de busca na primeira página do Google, em sites parceiros do mecanismo de busca e em outras plataformas.

O Google Ads gera resultados para pessoas com diferentes níveis de orçamento que querem investir em anúncios pagos, desde as grandes empresas até os microempreendedores e afiliados, por exemplo.

Como funciona o Google Ads?

O Google Ads funciona de uma maneira pré-paga. Você determina o valor máximo que deseja pagar por cada clique no seu anúncio durante 1 mês. O Ads desconta a quantia de um cartão de crédito cadastrado na plataforma ou faz a cobrança por boleto bancário.

Feito esse orçamento, você escolhe as palavras-chave nas quais deseja inserir seus anúncios. Assim, quando um usuário do Google pesquisar a palavra-chave selecionada, ele poderá encontrar o anúncio que você criou.

No entanto, o preço por clique para cada palavra-chave é definido com base na oferta e na demanda. Algumas palavras-chave podem variar de alguns centavos até mais de $20. A “compra” da palavra é feita por meio de um sistema de leilão.

Se você apostar acima de sua concorrência por determinada palavra-chave, seu anúncio aparecerá em primeiro, em segundo e assim por diante.

Em seguida, você pode segmentar seu anúncio de acordo com seus objetivos. Existem várias opções de segmentação no Ads: palavras-chave, assuntos específicos, público-alvo, área geográfica, idade, idioma, programação (dias, horários e frequência) e tipos de dispositivos.

Em vez de criar um único anúncio, também é possível criar uma campanha, que é um conjunto de anúncios coordenados para o mesmo objetivo.

Dentro da campanha, você cria um anúncio para responder a uma palavra-chave diferente, mas que está relacionada às necessidades de um público-alvo. Isso permite cobrir diferentes intenções de pessoas interessadas no mesmo produto ou serviço.

Por que usar o Google Ads para afiliados? Vale a pena?

A principal vantagem do Google Ads para um afiliado digital é que os anúncios pagos funcionam mais rápido do que as estratégias para conquistar tráfego orgânico.

Uma campanha do Google Ads bem-feita pode funcionar em algumas horas, enquanto as estratégias para conquistar visibilidade nos resultados de busca (sem pagar nada) pode levar alguns meses.

Isso significa que você pode alcançar seus primeiros clientes de forma muito mais rápida anunciando no Google Ads.

Um erro de vários profissionais que atuam em plataformas de afiliado é se esquecer de que é preciso gerar tráfego para alcançar os clientes. Sem estratégias para ampliar a visibilidade do seu produto, sua comunicação na internet atingirá poucas pessoas e, dentre as atingidas, é bem provável que poucas terão o real interesse em fazer negócio.

Além de ampliar a visibilidade do seu produto de forma precisa por usuário, o Google Ads permite que o afiliado avalie seu desempenho e o retorno obtido com os anúncios a partir de gráficos e tipos variados de análises.

Como começar a criar anúncios para afiliados?

Agora que você já conhece as vantagens do tráfego pago para afiliados, vamos às dicas de como dar os primeiros passos no Google Ads. Confira logo abaixo.

Defina seu objetivo com os anúncios no Ads

Os seus objetivos com os anúncios no Google Ads determinam qual é o formato de campanha mais eficaz.

Por exemplo, se você busca atrair os usuários para um site específico, o link patrocinado ajuda a obter melhores resultados. Se o seu objetivo for atrair público para um produto específico, pode gerar melhores resultados a rede de display.

Nas campanhas por link patrocinado, os anúncios aparecem para os usuários no formato de links no topo dos resultados de busca do Google. Já na rede de display, os anúncios aparecem como banners em sites parceiros do mecanismo de busca.

No entanto, você também tem a opção de usar os dois formatos de anúncios para otimizar sua campanha.

Trace um orçamento

Não existe um valor fixo: a partir de R$ 5,00 por dia, já é possível investir no Google Ads. Por outro lado, é importante que você tenha um planejamento para investir em anúncios de forma regular e conseguir obter um bom retorno com as comissões.

Selecione suas palavras-chave

As palavras-chave ajudam o Google Ads a identificar do que se trata o anúncio, além de apresentá-lo para o público certo e na hora certa. Então, esse é um elemento crucial para o sucesso de uma campanha no Ads.

A própria plataforma oferece a ferramenta gratuita Planejador de Palavras-chave para auxiliar os usuários a encontrar termos relevantes para um público-alvo.

A dica mais importante para definir os melhores termos por anúncio é se colocar no lugar do potencial cliente. Reflita sobre as palavras-chave que caracterizam o seu produto e imagine quais delas seu cliente digitará no Google para encontrar o que você oferece.

Como acompanhar os meus resultados no Google Ads?

Para saber se os anúncios estão alcançando as pessoas certos, avalie o número de conversões dentro do Google Ads. A conversão ocorre quando o usuário clica no anúncio e realiza uma ação que você considera valiosa, como a compra de um produto ou o preenchimento de um formulário.

Outra maneira de acompanhar os resultados obtidos no Google Ads é analisar os relatórios emitidos pela própria plataforma.

Por exemplo, o relatório de campanha apresenta uma visão geral sobre o desempenho dos seus anúncios, oferecendo informações como o número de cliques por anúncio, o valor desembolsado por cada clique e quantos cliques geram conversões.

No Ads, você também tem acesso ao relatório de palavras-chave, termos de pesquisa, estatísticas sobre leilão e funis de pesquisa.

Invista nessa solução!

O Google AdWords permite que pessoas com vários níveis de orçamentos anunciem para milhões de usuários na internet, além de oferecer uma incrível variedade de análises e de gráficos. Com os anúncios da plataforma, você começa, para e ajusta seus lances a qualquer momento. Portanto, o Google Ads para afiliados vale a pena!

Aproveite e aprenda outras estratégias lucrativas para o marketing de afiliados: confira nosso conteúdo sobre 5 estratégias de copy para conquistar o público.

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.