grupos de vendas telegram

Confira 6 dicas para gerenciar grupos de vendas no Telegram

Já pensou em ter um canal de integração com clientes e possíveis clientes, compartilhando dicas, divulgando seus produtos e recebendo respostas em tempo real? Saiba que você pode fazer tudo isso e muito mais com grupos de vendas no Telegram.

Assim como o WhatsApp, o Telegram é gratuito e oferece funcionalidades de envio de conteúdo multimídia, além de versões para diferentes dispositivos. Contudo, o aplicativo tem alguns diferenciais em comparação a outros apps. São recursos que podem ser úteis para quem deseja criar um canal de vendas pelo Telegram.

É sobre isso que vamos falar neste post. Continue a leitura e saiba como transformar seu grupo de vendas no Telegram em um canal sustentável de receita recorrente.

1. Saiba criar um grupo sem erros

Os grupos do Telegram permitem que você seja sociável com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Cada grupo pode ter até 200.000 membros — no Whatsapp, o limite é de 256 membros —, e o usuário do aplicativo pode participar de quantos grupos quiser.

O passo a passo para criar um grupo no Telegram tem algumas diferenças em cada dispositivo: iOS, Android e Desktop. Em todos os casos, você vai precisar entrar no aplicativo para encontrar a opção Novo Grupo e depois selecionar os participantes.

Feito isso, basta criar um nome para o grupo e escolher uma imagem para representá-lo. Você pode adicionar os membros individualmente ou compartilhar um link de convite para quem quiser entrar e participar. Viu? Simples e rápido!

2. Aprenda a gerenciar sua lista de contatos

Gerenciar grupos de vendas no Telegram é tão simples quanto criar um. Você pode gerenciar membros, mensagens e muitos aspectos da atividade de um grupo.

No menu de gerenciamento do grupo, você pode ver todas as atividades recentes, membros, administradores, usuários restritos e usuários banidos.

Para acessar o menu de gerenciamento, abra o Telegram e selecione o grupo. Em seguida, selecione o título para abrir a página de informações do grupo. Toque no ícone Caneta localizado no canto superior direito para acessar o menu principal de gerenciamento.

Por meio do menu, você também pode editar o nome do grupo, torná-lo privado ou público, mostrar ou ocultar o histórico de bate-papo.

3. Distribua os administradores adequadamente

Como os seus grupos de vendas no Telegram podem crescer até 200 mil pessoas, você precisará de ajuda para gerenciar esses grupos. A melhor maneira de fazer isso é nomeando administradores para organizar a conversa e moderar o grupo de vendas no Telegram. 

Felizmente, o aplicativo fornece vários recursos que permitem:

  • adicionar administradores;
  • personalizar permissões de cada administrador;
  • ver uma lista de ações recentes do administrador nos grupos.

Você consegue escolher se os administradores podem alterar informações do grupo, apagar mensagens, banir usuários, convidar usuários por meio de links, fixar mensagens e adicionar novos administradores.

Essas configurações são definidas individualmente. Então, se você quiser permitir que um administrador possa banir usuários, mas outro não, é possível fazer isso.

É uma funcionalidade útil quando você está trabalhando com mais de um administrador e quer delegar diferentes responsabilidades para cada um.

4. Considere usar um bot para gerenciar grupos

Além de contar com a ajuda de administradores, você pode usar perfis automáticos para interagir com os usuários e divulgar novidades, promoções ou outras informações nos grupos de vendas no Telegram.

Esses perfis automáticos são chatbots (ou apenas bots), perfis que não necessitam de número de telefone e funcionam a partir de comandos simples.

Você pode programar um bot para divulgar informações nos grupos, dar suporte e responder automaticamente dúvidas dos usuários durante 24 por dia, 7 dias por semana. 

O recurso também pode dar boas-vindas, divulgar regras do grupo e até a banir usuários inoportunos, como aqueles que mandam spam.

O melhor de tudo é que criar um bot no Telegram é simples e gratuito. Para criar um, siga o passo a passo:

  1. vá na barra de procura, como se fosse buscar um contato, e digite botfather (os bots oficiais do Telegram possuem o ícone ao lado do nome);
  2. caso seja a sua primeira vez na conversa com o botfather, aperte em Começar para visualizar a lista de comandos disponíveis. Se não for sua primeira vez, digite /help para visualizar a lista;
  3. o comando a ser digitado para criar um bot é /newbot;
  4. Siga as instruções para criar um novo nome para o bot.
  5. Pronto, o bot foi criado!

Por meio do botfather, você também pode editar a descrição, imagem e os comandos do bot.

O processo para colocar um bot em um grupo no Telegram é o mesmo da adição de um número de celular qualquer. Nas configurações do grupo escolhido, vá em Adicionar membro. Depois, coloque o nome do bot e confirme.

5. Peça feedbacks e melhore o desempenho

Você pode usar os grupos de vendas para realizar pesquisas de satisfação. As sugestões, críticas e opiniões dos usuários podem ajudar você a melhorar a rotina de publicações e até descobrir mais sobre as necessidades do seu público-alvo.

6. Tenha um planejamento para todas as ações

Estratégias de marketing promissoras podem acabar com resultados inexpressivos se não forem bem planejadas. Por isso, juntando tudo que vimos até aqui, o próximo passo para gerenciar grupos de vendas no Telegram é criar uma política com normas e um planejamento para transformar esse canal em uma máquina de vendas.

Estabeleça a finalidade do grupo e as normas que os membros devem seguir. Também é importante criar um calendário de publicação para engajar os usuários, principalmente se você trabalha com vendas digitais e tem por objetivo conduzir os usuários na jornada de compra.

É isso, chegamos ao final do conteúdo e esperamos que você tenha gostado das dicas de como gerenciar um grupo de vendas no Telegram. Essa é, sem dúvidas, uma solução, simples e gratuita para engajar pessoas interessadas em um produto ou serviço, seja você um afiliado, seja você dono de uma grande empresa.

Para utilizar melhor o Telegram para vendas, venha aprender 4 dicas de como usar o aplicativo e conquistar bons resultados.

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.