guardar dinheiro

Guardar dinheiro: passo a passo para começar

Guardar dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para quem ainda não sabe como começar. Se você é uma dessas pessoas que não têm o hábito de economizar, mas gostaria de ter tranquilidade no sentido financeiro, saiba que este post será como um guia para ajudar na jornada!

Antes de tudo, é preciso entender que administrar suas finanças não precisa ser um bicho de sete cabeças, pelo contrário. O segredo está na organização e na mudança de certos hábitos de consumo. Foi por isso que, a seguir, preparamos algumas dicas de atitudes para seguir desde já. Vamos acompanhar?

Comece a anotar seus gastos

Todos nós temos despesas: alimentação, financiamentos, aluguel, mensalidades, saúde, lazer, entre outras. Mas será que, em meio a tantos gastos, ainda dá para guardar dinheiro no final do mês — mesmo que um pouquinho?

Colocar na ponta do lápis (ou em uma planilha no computador) tudo aquilo que sai da sua renda é o primeiro passo para guardar dinheiro. Isso porque, além de ser uma forma de organizar as finanças, a ação ainda permite que você visualize com mais atenção tudo aquilo que é considerado supérfluo. Lembrando que esses gastos “picados” atrapalham seu caminho rumo à economia.

É verdade que esse processo é delicado, já que envolve um senso de prioridade e requer algumas renúncias. No entanto, tenha sempre em mente que o dinheiro guardado servirá para um bem maior, como a estabilidade e a possibilidade de realizar sonhos, como adquirir um bem ou investir em uma formação.

Tenha uma fonte de renda extra

Tendo você uma renda fixa ou não, sabemos que todo dinheiro que entra para o seu orçamento é muito bem-vindo, não é mesmo? Sendo assim, encontrar formas de obter renda extra vale muito a pena. Além de garantir tranquilidade financeira, essa ajuda encurta a trajetória rumo à estabilidade.

A renda extra depende de alguns fatores, como o volume de trabalho e o tempo que tem disponível para se dedicar à atividade. Aqui, uma notícia boa é que existem formas de ter renda extra online, por exemplo. A vantagem é que você pode trabalhar de qualquer lugar, sem a necessidade de se deslocar.

Para saber como ganhar dinheiro na internet, continue acompanhando o post. Mais adiante, explicaremos direitinho uma maneira eficiente de garantir renda extra dessa forma.

Tenha metas de motivação

Falar sobre metas é essencial quando o assunto é guardar dinheiro. O primeiro tipo de meta é estipular um valor mensal para juntar. Isso ajuda você a desenvolver senso de disciplina, indispensável para quem quer começar a se organizar financeiramente.

Vale lembrar que ter um fundo guardado para lidar com imprevistos — uma conta inesperada, uma despesa relacionada à saúde, o conserto do carro, algo que quebrou em casa etc. Se você não tiver de onde retirar o dinheiro para cobrir essas despesas, provavelmente acabará recorrendo a ferramentas que custarão caro.

Agora, vamos falar sobre o segundo tipo de meta: aquela que envolve os seus sonhos e desejos. Viajar, entrar para a tão sonhada graduação ou até mesmo comprar algo que você desejou por anos… tudo isso só é possível quando se tem dinheiro guardado, certo? Por isso, utilize metas como incentivo para alcançar seus objetivos.

Use cupons de desconto

Os cupons de desconto, como o próprio nome já indica, são códigos especiais disponibilizados pelos negócios para dar um desconto ao consumidor.

Hoje, estabelecimentos de todos os tipos, como restaurantes, mercados, postos de abastecimento, lojas de departamento e e-commerce, oferecem essa ferramenta ao público. Sendo assim, por que ficar de fora? Aproveitar as pequenas vantagens é uma ótima atitude para guardar dinheiro.

Os cupons de desconto são ofertados online. Existem várias plataformas que reúnem as melhores ofertas, promoções e descontos para o consumidor, por exemplo, Méliuz e Cuponeria,

Estude educação financeira

Uma das dicas para guardar dinheiro é se educar financeiramente. Essa é uma atitude que trará muitos benefícios. Além de aprender conceitos que até então pareciam complexos, você conhecerá as melhores formas de organizar despesas e lucros.

Se antes o acesso a esse tipo de aprendizado era mais restrito, hoje, é possível encontrar muitos conteúdos interessantes na internet. Basta procurar por esse nicho para descobrir influenciadores digitais e canais no YouTube dedicados ao tema.

O melhor de tudo é que a maioria desses produtores de conteúdo dialoga com a audiência utilizando uma linguagem descomplicada, de forma que todos (até mesmo os leigos) possam entender sobre educação financeira. Interessante, não é mesmo?

Trabalhe como afiliado

Lembra que comentamos como é possível ter uma renda extra trabalhando online? Pois saiba que a rede de afiliados é um dos melhores trabalhos autônomos que dão dinheiro.

Ao se tornar um afiliado, você trabalha com a divulgação dos produtos de uma empresa em troca de comissões de vendas. Em alta, a carreira vem atraindo cada vez mais interessados, já que as oportunidades são amplas, e as remunerações, atrativas, sem falar na possibilidade de trabalhar de onde quiser.

Aqui, na Consultoria Educação, você ganha comissão sempre que uma indicação de curso superior é efetivada. O trabalho é divulgar as graduações nas redes sociais, de modo a alcançar clientes em potencial e a aumentar suas chances de uma venda bem-sucedida.

Não é necessário fazer nenhum investimento inicial. Para trabalhar como afiliado da Consultoria Educação, basta se inscrever na plataforma e participar dos treinamentos de vendas — passar por essa capacitação é fundamental para que você obtenha sucesso nessa profissão.

Sendo assim, se quer ganhar uma boa quantia extra e potencializar suas chances de guardar dinheiro, tornar-se um afiliado não poderia ficar de fora da nossa lista.

Agora é com você!

Essas foram as nossas melhores dicas para você, que quer guardar dinheiro e aproveitar os benefícios dessa prática. Afinal, o valor poupado hoje certamente fará toda a diferença no seu futuro, seja para garantir melhor qualidade de vida, seja para investir em sua carreira e sucesso profissional. Por isso, não deixe de colocar em prática os hábitos listados e ingresse agora mesmo no mercado de afiliados!

Que tal aproveitar que está aqui para entender com mais detalhes como se ganha dinheiro como afiliado? Esperamos por você em nosso blog.

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.