imprevistos financeiros

Saiba como lidar com imprevistos financeiros ainda na faculdade

Você reviu algumas contas, acertou o orçamento e, finalmente, começou a investir na sua qualificação em busca do diploma do ensino superior. De fato, uma graduação pode transformar a sua carreira, atraindo vagas nas melhores empresas do país e salários bastante atrativos.

Mas e quando imprevistos financeiros acontecem? O que fazer para não prejudicar esse momento tão importante em que está na faculdade? É sobre isso que vamos falar neste conteúdo. Continue com a gente para traçar estratégias de sucesso e completar sua formação sem problemas!

O que define um imprevisto financeiro?

Um imprevisto financeiro é aquela situação que foge dos planos e acontece quando menos se espera. Com isso, o dinheiro que já tinha seu destino precisa ser desviado para cobrir essa demanda, causando prejuízo ao seu orçamento. Um exemplo que pode acontecer é você ficar em atraso com a mensalidade do seu curso.

Se você chegou a essa situação de “estou inadimplente na faculdade e não sei o que fazer”, o primeiro passo é manter a calma. Tenha em mente que só vai encontrar boas soluções para problemas quando analisa as possibilidades atentamente — isso para qualquer cenário da sua vida.

Quais os imprevistos financeiros mais comuns? 

É muito provável que você já se viu diante de um imprevisto financeiro ou conhece alguém que passou por situações do tipo. Se não, veja quais são os mais comuns:

  • problema de saúde repentino, como uma dor no dente que necessita de extração ou canal;
  • defeitos em alguma peça ou equipamento do veículo, que o deixa sem funcionar;
  • avaria na casa que precisa de reparos urgentes, como um cano estourado ou pane na geladeira;
  • demissão de qualquer pessoa da família que contribua para o orçamento da casa, incluindo você.

Como fugir de imprevistos financeiros na faculdade?

Bem sabemos que não há fórmulas ou mágicas de como controlar imprevistos financeiros. Mas é possível, ao menos, colocar algumas estratégias em prática para reduzir os prejuízos e não passar tanto sufoco. Confira!

Tenha um planejamento financeiro

Você tem ideia do quanto entra e sai do seu orçamento? Pois deveria! Esse é um grande investimento que podemos fazer para a nossa saúde financeira. Afinal, quando falta esse conhecimento, fica difícil controlar as possíveis dívidas — quem dirá, então, ficar longe dos imprevistos financeiros.

Por isso, mãos na massa! Tome notas de tudo que ganha e gasta, inclusive as compras que parecem pequenas. Escolha uma planilha a mão, por aplicativos, no Excel ou o que funcione melhor para seu planejamento. A prática ajuda principalmente a localizar aquelas despesas supérfluas, que podem ficam para depois ou desaparecer.

Se você tem um cartão de crédito (ou mais de um), vale a dica: cuidado com os seus gastos. É comum a gente se jogar nas parcelas sem pensar no amanhã. Mas esse é um bom palco para os imprevistos financeiros. Então, nada de dar chance para eles tomarem o protagonismo na sua história, certo?

Mantenha uma reserva de emergência

Para controlar as dívidas, é sempre bom incluir a reserva de emergência no seu planejamento financeiro. Essa quantia que você tem guardada pode ser a salvação das mensalidades da sua faculdade, entre outros gastos essenciais. Mesmo que consiga juntar pouco a princípio, pense em estratégias para aumentar os valores mês a mês.

Mas nada de deixar esse dinheiro debaixo do colchão ou parado na conta-corrente, combinado? Como é uma quantia que você não pretende mexer enquanto não tiver necessidade, uma dica é aplicá-la em algum investimento — já ouviu falar daqueles em que você tira quando quiser, sem prazo de espera? Eles são os mais indicados!

Pense em ter um plano de saúde

Como os problemas de saúde estão entre os principais imprevistos financeiros para as pessoas, é interessante adquirir um plano com boa cobertura. Se você está em busca de um emprego, vale ficar de olho se há a oferta desse benefício. Mesmo que seja de coparticipação, descontando algum valor do seu salário, não fique de fora dessa oportunidade.

Enquanto está se dedicando somente à faculdade, pode buscar um plano universitário. Algumas opções no mercado oferecem mais de 25% de desconto na mensalidade. Verifique a cobertura dos serviços de saúde, para você não passar aperto quando houver algum imprevisto.

Busque a renda extra

A última alternativa é ampliar a renda que entra no seu bolso todo mês. Isso ajuda a aumentar suas economias para não passar sufoco durante os imprevistos financeiros. Mas, afinal, como ganhar dinheiro na crise, sendo que tantos profissionais estão sendo demitidos?

Veja o que você pode fazer para pagar a dívida da faculdade:

  • vender comida na faculdade a preços acessíveis. Pode ser bolo, doces, tortas, lanches naturais, salgados, e assim por diante;
  • desapegar do que você não usa mais, desde roupas e calçados a eletrônicos, e colocar à venda pelas redes sociais ou plataformas próprias;
  • fazer artesanatos de acordo com suas habilidades e fazer renda extra na faculdade;
  • dar aulas, mentorias ou consultorias de temas que você domina.

Como o trabalho freelancer pode apoiar você a se livrar das dívidas?

Uma dessas formas de aumentar a renda mensal e quitar todas as dívidas é por meio do trabalho freelancer. Nesse caso, você não tem vínculo com a empresa que contrata seus serviços. Assim, pode fazer os seus horários e conciliar as tarefas com os outros compromissos do seu dia.

Existe oportunidade para todo tipo de talento. Alguns dos freelas mais procurados no mercado são para desenvolvimento de Apps ou sistemas, construção de sites, gestão de redes sociais, revisão ou redação de conteúdo e locução para produções de vídeo. Mas se suas familiaridades estiverem em outra área, vale buscar oportunidades nessa modalidade de trabalho.

Se a sua praia é o ensino, temos uma boa dica! É possível vender cursos de graduação de grandes marcas brasileiras, levando mais pessoas à qualificação profissional. Em troca das matrículas, você recebe comissões bem atrativas. Gostou? Então, conheça a Consultoria Educação.

Para ser um consultor, basta se inscrever no portal, participar dos treinamentos exclusivos e colocar em prática as suas habilidades de vendas. Essa é uma grande oportunidade de ganhar dinheiro sem comprometer os estudos, tendo em vista a flexibilidade dessa atuação. É você quem faz seus horários!

Agora é com você!

Os imprevistos financeiros são mais comuns do que a gente imagina, e é bom estar preparado para eles. Para que não fiquem entre você e o seu sonho de conquistar o diploma do ensino superior, coloque em prática as dicas deste post! Aproveite esse momento em que está na faculdade para ampliar suas oportunidades e ganhar uma renda extra.

Gostou das dicas? Temos mais algumas para você! Saiba como conciliar trabalho e estudo para não ter o orçamento impactado pelos imprevistos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.