inadimplência financeira

Inadimplência financeira: saiba como sair dela ainda na faculdade

Inadimplência financeira é um verdadeiro fantasma para inúmeros brasileiros hoje. No período da faculdade, em especial, ela pode assombrar muitas pessoas, pela quantidade de tempo dedicada aos estudos e à dificuldade de encontrar a vaga tão sonhada no mercado de trabalho.

Essa situação é comum, e todos os estudantes de graduação estão suscetíveis a ela. Não é raro que os futuros profissionais precisem se equilibrar entre os estudos e a necessidade de pagar as contas, levando jornadas duplas. De todo jeito, pode utilizar alguns recursos disponíveis para tentar melhorar essa situação.

Neste post, você confere dicas importantes para sair da inadimplência financeira ainda na faculdade e descobre uma possibilidade real de aumentar a renda. Continue a leitura para encontrar uma maneira eficaz e rápida de estabilizar a sua situação!

A inadimplência financeira no Brasil

Em um país como o Brasil, com um cenário político e econômico tão instável, a inadimplência é uma realidade frequente na vida de boa parte da população. As pessoas estão sujeitas a dificuldades muito variadas, como desemprego, queda na renda e inflação. Mas, afinal, o que é inadimplência?

Em meio à instabilidade social, é comum que as pessoas não consigam honrar suas dívidas no prazo. A inadimplência ocorre exatamente quando a pessoa ou a empresa não consegue cumprir seus pagamentos na data certa. As dívidas vão se acumulando, e isso pode resultar em um contexto de incerteza no futuro.

Só para você ter uma ideia, o percentual de famílias com dívidas no Brasil hoje é o maior dos últimos 11 anos. Segundo um estudo da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 70% das famílias estão com dívidas não pagas1.

A segurança oferecida pelo mercado de trabalho é muito frágil, e os itens de primeira necessidade estão mais caros. As dívidas se tornam uma solução perigosa para manter um nível básico de consumo.

Em meio a isso tudo, a educação no Brasil continua fundamental. Por isso, é importante contornar a pressão e concluir seus estudos em uma boa faculdade. Enquanto a formatura não chega, o ponto fundamental é saber se planejar e correr atrás de oportunidades de renda extra.

As razões que tornam pessoas inadimplentes

As razões que tornam as pessoas inadimplentes são muitas. Por exemplo, quem não sabe fazer um bom planejamento das finanças e manter o equilíbrio do que entra e do que sai acaba mergulhando numa situação difícil. Também aquelas pessoas que assumiram compromissos demais para pagar e agora não conseguem encontrar uma saída rápida.

No caso do Brasil, não dá para subestimar o impacto dos fatores econômicos na equação. A queda do ritmo do mercado, o aumento da inflação e do desemprego, a redução dos salários: tudo isso vai cercando o estudante, que precisará se virar.

Não se esqueça, então, que é uma situação que atinge grande parte da população na atualidade. É comum que as pessoas encontrem dificuldade para honrar seus pagamentos quando tiveram uma redução na renda.

De maneira geral, tudo aquilo que impede o cumprimento das obrigações financeiras pode levar à inadimplência. Desde a conta do celular até o cartão de crédito: você conhece bem a luta de todo cidadão do presente para pagar os famosos boletos.

Os motivos que mostram que é possível deixar de ser inadimplente

Estou inadimplente na faculdade, e agora? Os principais motivos que mostram que é possível sair dessa situação são os exemplos. Há muitas pessoas que conseguem se organizar mesmo em cenários desafiadores e manter uma saúde financeira desejável.

A melhor maneira de falar sobre o assunto é explicar como evitar que o fantasma da inadimplência persiga você. Confira agora mesmo dicas básicas para resolver a situação.

Anote seus gastos

Lembre-se de que a única maneira de saber qual é o seu problema é examiná-lo para valer. Por isso, para descobrir os motivos que levaram à inadimplência, é importante que você anote tudo o que gasta. Assim, saberá para onde o seu dinheiro vai e como pode se reorganizar.

Estabeleça metas

À medida que for entendendo melhor os seus gastos, é importante definir metas para diminuí-los. Você pode colocar tetos para cada grupo de necessidades e escolher as dívidas mais importantes para pagar logo. A cada mês, reavalie suas metas e confira se está progredindo.

Organize seu orçamento

Agora, se você quer controlar seus gastos e definir metas com eficiência de verdade, organize seu orçamento com rigor. Use uma planilha de Excel, aplicativos de celular ou até mesmo um caderno. O importante é racionalizar os seus ganhos e gastos para tomar conta do seu dinheiro.

Corte gastos supérfluos

Falar é fácil, mas não custa lembrar que economizar é a melhor maneira de sair do aperto. São aquelas dicas básicas de apagar a luz da sala ou de tomar banhos mais curtos. Avalie bem a sua situação é veja se existe algum gasto que pode reduzir ou cortar no dia a dia.

Busque renda extra

Se o controle e a redução dos gastos não forem suficientes, o melhor caminho pode ser a renda extra. Na Consultoria Educação, você pode se tornar um consultor da educação e ganhar dinheiro sem sair de casa. Vale a pena conferir como aumentar a renda mensal dessa maneira!

As estratégias para sair do vermelho ainda na faculdade 

Já que também dívida de faculdade suja nome, os trabalhos freelancers costumam apresentar ótimas saídas para sair do vermelho. As principais vantagens são ter o horário flexível e não depender de um chefe para organizar o seu ritmo. Desse jeito, você pode trabalhar para pagar a faculdade e manter os estudos em dia.

O Afiliado Digital da Consultoria Educação é responsável por revender produtos e serviços de educação. Você monta uma rede de contatos e executa as indicações online. Fazendo isso, consegue renda extra na pandemia e ainda auxilia as pessoas a se matricularem em boas faculdades.

Para começar a trabalhar de afiliado digital e virar um promotor da educação, basta preencher o formulário no site e baixar o App da Consultoria Educação. É importante, eventualmente, também ter o MEI para emitir nota fiscal. Assim, você já pode indicar alunos e ganhar muitos prêmios.

Seja um promotor da educação e saia do vermelho!

Além da oportunidade de renda extra e das vantagens do trabalho, nossos parceiros ajudam a aumentar o acesso à educação no Brasil. Os ganhos como consultor aumentam à medida que você ajuda mais alunos a entrarem nas faculdades do grupo Kroton.

E aí, gostou da ideia de ganhar uma renda extra para sair da inadimplência na faculdade? Acesse o App da Consultoria Educação e torne-se agora mesmo um afiliado digital.

1 Globo.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.