independência financeira

Independência financeira: saiba como conquistar em 7 passos

O que é independência financeira para você? Para muitas pessoas, é não se preocupar com dinheiro nem serviço durante algum tempo. Para outras, é poder trabalhar com tranquilidade e, mesmo assim, alcançar os próprios sonhos. Na maioria dos casos, depende de uma estratégia para chegar a um objetivo.

Sem planejamento, é difícil alcançar uma vida mais tranquila em relação às finanças. Então, o primeiro passo dessa jornada é repensar a maneira como você gasta, economiza e investe seu dinheiro. E se você precisa de ajuda, acompanhe nosso post. Separamos 7 passos para sua estratégia rumo à independência financeira. Vamos lá!

Trace uma meta financeira

Neste passo, o seu objetivo é definir quanto você deve ganhar por mês para manter um padrão de vida com independência financeira. Tome como base o seu atual para definir uma média de gastos mensais e o rendimento que precisa alcançar para cobrir essa média.

Esse simples panorama da sua realidade pode ajudar bastante. Com base nele, defina uma meta financeira de quanto você quer/precisa ganhar por mês. Uma dica para ajudar a traçar esse valor é considerar os sonhos que você deseja realizar nos próximos anos, com viagens, compra de um carro, aquisição de uma casa nova e assim por diante.

É importante ter um direcionamento para que os seus esforços não percam sentido facilmente. Com uma meta financeira clara, fica mais simples se concentrar nas pequenas tarefas do dia a dia que ajudem a alcançá-la.

Livre-se de dívidas

A primeira independência financeira que você precisa alcançar é a curto prazo: se ver com dinheiro suficiente para viver sem salário durante alguns meses. Em outras palavras, criar uma reserva de emergência. Ela pode demorar um pouco se ainda tem muitas dúvidas para pagar.

Então, antes de pensar a longo prazo, é importante traçar uma estratégia para se ver livre de dívidas já nos próximos meses. Isso envolve mudanças de hábitos que, às vezes, são severas, dependendo de quão afundada em contas esteja uma pessoa.

Vale ressaltar que seguir hábitos saudáveis, do ponto de vista financeiro, são importantes para todos que querem a independência financeira.

A diferença é que as pessoas com poucas ou nenhuma dúvida podem manter alguns “luxos” que, em uma situação de crise completa, jamais poderiam continuar. As dicas que separamos a seguir podem ajudar você.

Controle todos os gastos

Muita gente já tem um controle rigoroso dos ganhos e de tudo que gasta durante o mês. Se esse é o seu caso, pode pular para o próximo passo. Se não é, pode ficar tranquilo, porque controlar entradas e saídas não precisa ser algo difícil.

Se você tem um smatphone, vai encontrar dezenas de aplicativos para registrar gastos. No computador, isso pode ser feito em uma planilha do Excel. Mas se prefere a moda antiga, dá para separar uma seção do seu caderno físico para registrar o controle financeiro.

O mais importante é não deixar de lado esse compromisso e registrar absolutamente tudo: desde os gastos maiores (como aluguel, conta de energia e de água etc.) até os menores (idas ao mercado, lanches na rua, fast-food, roupas novas).

Elimine gastos dispensáveis

Se você registra todas as despesas durante o mês, com certeza tem uma percepção muito realista da sua vida financeira. Isso permite organizar as despesas em gastos fixos e dispensáveis. Na seção dos dispensáveis, estão o que você pode eliminar da rotina, como TV por assinatura, roupas novas, novos acessório para casa etc.

Isso ajuda a poupar mais dinheiro e, assim, criar uma reserva de emergência para alcançar a independência financeira a curto prazo. Avalie o que pode sair da sua rotina de gastos sem impactar tanto sua qualidade de vida.

Estude a possibilidade de investir dinheiro

Para quem não é familiarizado com o mercado financeiro, pensar em investir dinheiro parece uma atividade muito distante. Mas saiba que pequenos valores podem ser aplicados em rendimentos de renda fixa, que é tipo de investimento sem grandes riscos de perda para os investidores.

Um bom exemplo é o Tesouro Direto, que permite aplicações acima de R$ 30,00. Montando uma carteira de investimentos, todo mês você consegue ver seu patrimônio aumentando aos poucos.

Desenvolva sua carreira profissional

Você precisa aumentar a renda mensal se quiser alcançar um padrão de vida melhor financeiramente. Para quem trabalha com carteira assinada, existem as opções de pedir um aumento de salário na atual empresa, ir em busca de um emprego que pague mais e até apostar na recolocação de trabalho.

O desenvolvimento da carreira pode demorar um tempo até que gere resultados expressivos, do ponto de vista financeiro. O pedido de aumento, por exemplo, pode ser concretizado depois um tempo melhorando os resultados dentro da empresa. Uma dica interessante é ir em busca de fontes de renda extras. É o que explicamos a seguir.

Tenha uma fonte de renda extra

Existem várias maneiras de ganhar dinheiro na internet e aumentar o seu rendimento mensal. Uma das mais reconhecidas é o marketing de afiliados. Trata-se de ganhar comissões de vendas ao recomendar produtos ou serviços.

Quer uma ideia para ganhar dinheiro sem sair de casa? Você pode se torna um promotor da educação superior na Consultoria Educação. Pelo aplicativo, você recomenda os cursos de graduação das faculdades da marca Kroton e ganha comissões pelas indicações que fizer (caso esses alunos se matriculem).

O melhor de tudo é que o processo para se tornar um promotor é muito fácil. Basta preencher um formulário de cadastro na Consultoria Educação e receber nossos treinamentos exclusivos de vendas. Depois de um número de indicações, é preciso fazer formalização como MEI para continuar recebendo as comissões.

Abrace essa ideia!

Se você chegou até aqui, é porque deseja alcançar a independência financeira, certo? Então, abrace a ideia de conquistar uma renda extra com o app Consultoria Educação, uma forma de ganhar dinheiro pela internet, indicando cursos de graduação e ainda transformando a vida de várias pessoas por meio do ensino.

Gostou das dicas? Aumente suas chances de conquistar uma fonte de renda extra como autônomo, tornando-se um Microempreendedor Individual. Para saber mais sobre o assunto, confira agora os benefícios do MEI para quem se registra.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.