juntar dinheiro para pagar faculdade

7 dicas para juntar dinheiro para pagar faculdade

Quem sonha em fazer uma graduação ou já está no ensino superior costuma ficar, muitas vezes, preocupado em relação às mensalidades do curso. Como ter estabilidade financeira para concluir os estudos com tranquilidade? Você provavelmente já se fez essa pergunta, certo?

A boa notícia é que existem várias maneiras de juntar dinheiro para pagar faculdade. Para isso, é fundamental saber como gerir o próprio bolso e adquirir mais controle sobre os gastos.

Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas valiosas de como você pode economizar para a faculdade e não passar aperto durante os semestres. Confira!

Tenha um planejamento financeiro

O primeiro passo para economizar dinheiro é fazer um planejamento financeiro pessoal. Assim, antes de buscar por algum trabalho, é importante saber quanto vai gastar durante a faculdade. Converse com parentes que já cursaram uma graduação, pesquise com amigos e veja quais são os gastos mais comuns no dia a dia de um estudante, como eventos, alimentação, transporte, material didático etc.

Após o levantamento dessas informações, crie uma planilha com uma estimativa de gastos mensais e evite despesas extras para conseguir juntar uma boa grana. Também é possível aproveitar vantagens oferecidas pela vida de universitário, como descontos em teatros e shows para economizar enquanto se diverte.

Desfaça-se das coisas que você não usa mais

Você alguma vez já pensou: “não tenho dinheiro para fazer faculdade, e agora?” Deixe esse pensamento de lado e tente se programar agora! Que tal dar uma olhada no seu armário e guarda-roupa e procurar por roupas, calçados, acessórios e outros itens que não usa mais?

Logo, uma boa dica é montar um brechó online e comercializar esses objetos que podem ser muito úteis para outras pessoas. Tire um fim de semana para realizar esse levantamento, organizar as peças e colocá-las à venda. Outra opção é conversar com amigos e utilizar um espaço maior para montar uma feira de roupas usadas.

Procure por um estágio na área

É impossível listar algumas dicas de como economizar dinheiro para pagar a mensalidade da faculdade sem mencionar o estágio remunerado. Afinal, além de receber uma renda extra, você também ganha experiência profissional e tem a possibilidade de fazer networking.

De maneira geral, a carga horária costuma ser reduzida, e é possível conciliar estudos e estágio, o que garante seu rendimento ao final do mês. Outra vantagem é que várias empresas preferem efetivar o estagiário que faz um bom trabalho do que contratar um profissional que não tem experiências naquele ambiente — muito bom, não é mesmo?

Procure por uma colocação em home office

Já pensou em trabalhar no conforto de casa e ganhar uma grana por isso? Saiba que esse sonho pode se tornar realidade! Por conta do distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas resolveram aderir ao trabalho freelancer para receber um dinheiro extra.

Mas não é só isso: qualidade de vida, flexibilidade e possibilidade de economizar com alimentação e transporte estão entre as vantagens de optar pelohome office. Por mais que pareça difícil, existem diversas plataformas disponíveis que facilitam essa fonte de renda. Algumas opções são:

  • hospedar animais em casa;
  • atuar como design gráfico;
  • fazer redação e revisão de textos;
  • preparar marmitas;
  • apostar nas vendas e-commerce;
  • formatar trabalhos nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
  • dar aulas particulares.

Opte por atividades econômicas

Lazer e descanso são tão importantes quanto ter uma rotina de estudos. O problema é que, caso não tenha um controle rigoroso, é provável que você fique no prejuízo ao optar por atividades comuns de um universitário, como saídas noturnas, festas e bares.

Mas isso não quer dizer que essas atividades não precisam mais fazer parte da sua vida, ok? Na busca de como juntar dinheiro para pagar a faculdade, defina prioridades e aceite que precisará abrir mão de algumas coisas.

Em vez de celebrar o fim de um semestre em restaurantes ou bares, que tal preparar um jantar em casa e convidar os amigos? Do mesmo modo, vale a pena deixar um passeio no shopping de lado e fazer um piquenique, por exemplo.

Dê monitorias para estudantes

Uma excelente maneira de ganhar dinheiro sem precisar se preocupar com os gastos com transporte é dar aula de monitoria para estudantes de semestres anteriores. O interessante dessa alternativa é que, além de ajudar nos ganhos mensais, pode ser uma ótima oportunidades para aprofundar o conhecimento em uma matéria com a qual você tenha afinidade.

Para atuar como monitor, você tem duas opções. A primeira delas é entrar em contato, na sua faculdade, com o responsável pelo campo das monitorias. Nessa situação, provavelmente será preciso provar que tem boas notas na disciplina que pretende ensinar.

A alternativa é oferecer ajuda diretamente aos alunos com dificuldade na matéria. Para isso, divulgue em grupos de WhatsApp e Facebook e invista no “boca a boca”.

Busque por oportunidade no mercado de afiliados

Uma das principais dicas para ganhar dinheiro para a faculdade é a alternativa de atuar como afiliado digital. Nesse caso, não é preciso produzir itens para vender, fazer investimentos ou manter estoques: basta encontrar um produto de qualidade, afiliar-se a uma marca ou empresa e iniciar a divulgação.

A melhor opção é aquele de comissão por venda. Aqui, o afiliado ganha dinheiro por indicar pessoas e recebe uma ótima comissão a cada venda. Sabia que esse modelo é o usado por nós da Consultoria Educação?

Assim, você receberá o valor de uma mensalidade da graduação selecionada por cada matrícula feita. A sua margem de lucro aumenta com o número de estudantes indicados por você que se matriculam em uma das faculdades mais reconhecidas do país. Logo, além de receber um bom dinheiro, você também ajuda a transformar a vida das pessoas por meio da educação!

Agora é com você!

Após conhecer algumas dicas de como juntar dinheiro para pagar faculdade, saiba que economizar e investir em trabalhos freelancers são excelentes alternativas. E que tal considerar o campo da educação, principalmente o de vendas de cursos de graduação? Aproveite que ele é promissor e rende ótimas comissões!

Gostou das nossas dicas e quer complementar a sua leitura? Então, saiba como lidar com imprevistos financeiros ainda na faculdade!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.