lista de transmissão

O que é lista de transmissão e como usar para vendas?

Já imaginou enviar mensagens para centenas de clientes em poucos segundos? É isso que você pode fazer ao usar a lista de transmissão, um recurso do WhatsApp disponível para todos os usuários do aplicativo.

Se você deseja informar os clientes sobre um desconto, promover um novo produto ou enviar uma atualização, chegou a hora de usar a lista de transmissão na sua estratégia de marketing digital. Continue a leitura e entenda mais sobre como funciona esse recurso!

Como funciona uma lista de transmissão no WhatsApp?

Uma lista de transmissão permite que você envie mensagens para múltiplos contatos ao mesmo tempo, mas de forma individual. Ou seja, cada pessoa receberá a mensagem como se fosse uma conversa privada, sem saber que outras pessoas também estão recebendo o mesmo conteúdo.

Isso é possível porque o recurso funciona como uma espécie de “grupo oculto”, onde os contatos não conseguem visualizar quem mais está recebendo a mensagem ou responder para todos. Dessa forma, é ideal para enviar informações importantes e promover produtos sem expor o contato dos clientes uns aos outros.

Quando seus contatos responderem, você receberá uma mensagem de cada um deles, como mensagens individuais.

Quem recebe as mensagens?

A lista de transmissão envia mensagens apenas para os números que você possui salvo em sua agenda de contatos. Isso significa que todos os contatos da sua lista receberão a mensagem, desde que tenham seu número registrado.

Portanto, se um contato não recebeu sua mensagem de transmissão, você precisará pedir a ele para verificar se seu número está salvo.

Quantas pessoas pode ter na lista?

O WhatsApp tem um limite de até 256 usuários para cada lista de transmissão. Já a quantidade mínima é de 2 usuários por lista.

Como se faz uma lista de transmissão?

De acordo com o site oficial do WhatsApp, as etapas para criar uma lista de transmissão são estas:

  1. abra o WhatsApp;
  2. vá nos três pontinhos no lado direito superior da tela;
  3. aperte em Nova Transmissão;
  4. selecione ou busque os contatos para adicionar à nova lista.
  5. por fim, toque na marca de confirmação.

Fácil, não é? Não é preciso aderir a uma conta comercial para criar a lista, embora esse tipo de conta ofereça recursos adicionais que podem ser interessantes para quem usa o WhatsApp para vendas, como é o caso do afiliado digital.

No Iphone

Como a usabilidade do WhatsApp no Iphone é um pouco diferente, o processo para a criação da lista de transmissão muda um pouco. Confira o passo a passo:

  1. clique no ícone de configurações no canto inferior direito do WhatsApp;
  2. clique em “Listas de transmissão”;
  3. no canto inferior, clique em “Nova lista”;
  4. adicione os contatos e clique em “Criar”.
Lista de transmissão no WhatsApp: print da tela mostrando como fazer.

Pronto! Agora é só começar a enviar as mensagens.

Como enviar mensagem para uma lista de transmissão?

Após criar a sua lista de transmissão, acesse as configurações do WhatsApp e, então, a opção “Listas de transmissão”. Lá estará a lista que você criou. Selecione a lista para a qual deseja mandar a mensagem e, depois, é só digitar o que deseja e enviar normalmente.

Como saber se a pessoa recebeu a mensagem na lista de transmissão?

Para confirmar se sua mensagem de transmissão foi de fato recebida pelos destinatários, você pode seguir um processo simples. Após o envio, pressione e segure a mensagem enviada e então selecione a opção “Dados” que aparecerá. Isso abrirá uma seção onde é possível visualizar quais contatos receberam a mensagem, identificados na área chamada “Entregue para”.

Caso algum dos destinatários da sua lista não apareça nessa seção, isso indica que a mensagem não foi entregue a essa pessoa.

Como usar a lista de transmissão para vender no WhatsApp?

Agora, vamos ao que interessa! Separamos algumas dicas que podem ajudar você a usar a lista de transmissão para vender pelo WhatsApp.

Segmente os usuários que receberão as mensagens

Você precisa ter em mente quais contatos devem estar em cada lista de transmissão. Isso significa que você deve criar várias listas, segmentando os contatos de acordo com seus interesses ou estágio no funil de vendas.

Digamos que você é um consultor de vendas independente e decidiu segmentar os seus contatos de acordo com o estágio do funil de vendas. Agora, será necessário planejar conteúdos para três listas de transmissão diferentes: topo, meio e fundo do funil. Veja os detalhes:

  • na primeira lista (topo), estão usuários que conhecem pouco sobre o que você faz e o produto/serviço que você oferece;
  • na segunda lista (meio), estão os leads qualificados, ou seja, usuários que sabem o que você faz, mas ainda precisam enxergar valor no seu produto para fechar negócio;
  • na terceira lista (fundo), estão os usuários prontos para comprar e que precisam receber uma proposta de venda atrativa a fim de fechar negócio.

A segmentação por estágio no funil é um bom jeito de começar! Mas você também pode segmentar os usuários a partir de outros critérios, como localização e interesses específicos.

Estabeleça uma periodicidade para o envio das mensagens

Manter a constância no envio das mensagens permitirá que você e sua marca dificilmente caiam no esquecimento do público. Porém, lembre-se de evitar o excesso de mensagens, pois isso seria prejudicial para o relacionamento com o usuário.

Caso seu contato sentir que está recebendo mensagens frequentes e desnecessárias, ele não pensará duas vezes antes de excluir o número.

Pense em conteúdos relevantes e atrativos

É essencial planejar as mensagens e até as possíveis respostas que você receberá de seus contatos da lista de transmissão. A grande vantagem do WhatsApp é poder enviar diferentes tipos de conteúdo, como vídeos, links e documentos.

É recomendável usar mensagens interativas que despertem o interesse e facilitem o início de uma conversa. Portanto, aproveite para explorar as diferentes mídias disponíveis!

Ofereça para a sua persona conteúdo criativo e pensado para que ela avance no funil de vendas. Assim, cada comunicação se transformará em uma oportunidade de conseguir um novo cliente.

Até quando você enviar conteúdos com uma abordagem educativa ou informativa, é importante que as informações das mensagens sejam úteis ao segmento do usuário.

Quais erros não cometer ao usar a lista de transmissão para vendas?

A lista de transmissão pode ser um recurso sensacional para vendas digitais se usado da maneira correta!

Em um mercado tão competitivo quanto o de afiliados, aprender a usar os recursos dos aplicativos de mensagens já é um passo à frente dos concorrentes. Com o recurso da lista de transmissão, você pode economizar tempo e esforço, além de evitar errinhos nas mensagens que colocariam em risco a credibilidade com os clientes.

No entanto, existem regras para a lista de transmissão e para todos os outros recursos do WhatsApp que precisam ser seguidas. Veja logo abaixo!

Usar listas de contatos que não são suas

Jamais compartilhe números de celular sem o consentimento dos proprietários, ou use dados de fontes ilícitas para enviar as mensagens no WhatsApp.

Enviar mensagens indesejadas

Se um usuário solicitar que sua conta pare de enviar mensagens, simplesmente remova-o da sua lista de contatos e evite contatá-lo de novo.

Automatizar o envio de mensagens em massa

Não envie mensagens em massa ou automáticas no WhatsApp. O aplicativo usa tecnologia e relatórios de usuários para banir contas que enviam mensagens indesejadas.

Usar de forma excessiva as listas de transmissão

Lembre-se de que o uso excessivo de mensagens de transmissão pode levar as pessoas a denunciar as mensagens. Isso coloca em risco sua própria conta no aplicativo, porque o WhatsApp bane contas que são relatadas várias vezes.

O sucesso com a lista de transmissão do WhatsApp depende do nível de profissionalismo de quem usar o recurso. Então, garanta a privacidade dos contatos e evite exageros em suas mensagens. Fazendo isso, seu Whats se transformará em uma máquina de gerar clientes!

E aí, gostou do conteúdo e quer diversificar seus canais de vendas? Saiba como trabalhar o email marketing par afiliados!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.