live afiliado

Lives para afiliados: como usá-las estrategicamente?

Desde o início da pandemia, as lives foram um grande sucesso entre o público. Dentro de casa, sem poder ir a shows e eventos, as pessoas adotaram esses momentos para se entreter e matar a saudade de seus artistas preferidos. Quem apostou que essa seria apenas uma fase passageira não imaginava o potencial para outras áreas além da artística.

Bom exemplo disso são as lives para vendas. Diversas grandes empresas do mercado já tiveram retornos com essa estratégia — é o caso do Magazine Luiza e das Lojas Americanas, que trouxeram influenciadores e artistas para aumentar as oportunidades de negócio. Mas saiba que afiliados também podem alcançar esses benefícios.

A seguir, trouxemos boas dicas de lives para afiliados. Confira!

Por que fazer lives para vender?

As lives geralmente são feitas pelas redes sociais, certo? Esse é o local mais indicado para encontrar seus clientes, que gastam longos minutos de seus dias navegando pelo feed. De acordo com o relatório NuvemCommerce, as vendas que passam por essas plataformas cresceram 34% — sendo o Instagram a principal aposta dos empreendedores.

É justamente no Instagram que as lives mais acontecem. Com tamanho potencial de mercado e a visibilidade que esses vídeos ao vivo têm, as chances de aumentar as vendas são imensas. Para quem comercializa roupas, por exemplo, é a oportunidade de mostrar os tecidos e cortes, solucionando dúvidas em tempo real.

Outra das vantagens da live é o senso de urgência que ela proporciona. Ainda nesse exemplo da venda de roupas, dá para mostrar uma peça, falar que ela é a última em estoque e, com isso, motivar a ação do cliente interessado.

Qual é a importância das lives para afiliados?

Um afiliado digital também pode aproveitar esse momento de ganhar dinheiro nas redes sociais. Como essas plataformas são seu principal meio de divulgação, a ferramenta surge como boa aposta. Marcando a data e o horário, é a chance de reunir um grande número de consumidores no mesmo local para mostrar os seus produtos ou serviços.

Em vez de ir de um a um para convencer sobre os benefícios da compra, basta falar diretamente com a câmera e solucionar as dúvidas que aparecerem. Lembrando que mesmo os que não interagem aproveitam esse momento, pois seus questionamentos podem ser respondidos por ali.

Agora, só falta saber como fazer uma live de sucesso, certo? Siga para o próximo tópico para descobrir.

Como fazer uma boa live?

A seguir, confira as principais dicas para fazer lives para apresentar seus produtos e conquistar mais vendas!

Entenda os objetivos com a live

Existem diferentes tipos de live: para apresentar produtos e lançamentos e até somente de perguntas e respostas. Você deve entender qual o seu objetivo com essa estratégia para montar um roteiro ideal.

Quer um exemplo? Se a ideia é ganhar visibilidade nas redes sociais, dá para introduzir explicando sua atuação, tirar dúvidas e, ao fim, fazer alguma promoção, pedindo para que o público marque amigos e siga a página.

Conheça o seu público

Pergunte a qualquer especialista em vendas online qual o melhor investimento para ter sucesso. A maioria vai responder que é entender para quem você deseja oferecer seus produtos. Isso permite adaptar a sua linguagem para ser mais acessível ao seu público e oferecer uma experiência personalizada.

Antes de planejar a live, pergunte os melhores horários para seu público, duração ideal, principais dúvidas e assim por diante. No Instagram, dá para fazer isso pelos stories, tanto por enquetes quanto pela caixinha de sugestões.

Faça a divulgação da live

Para vender como afiliado pelas lives, tenha certeza de que a sua audiência sabe da data e do horário desse evento. Assim, os consumidores podem se programar para participar, combinado? Já comece a informá-los uma semana antes, com lembretes em diferentes momentos para ninguém esquecer.

Interaja com a audiência

Mesmo que não seja uma live de dúvidas, é importante ficar de olho nas perguntas da sua audiência. Se achar que responder à medida que chegarem pode confundir o seu roteiro, abra um momento especial para isso assim que terminar a apresentação. Caso precise, conte com a ajuda de outra pessoa para separar os melhores comentários.

Suas vendas online serão garantidas se você mantiver o interesse do público do início ao fim. Quando puder, separe algum produto para sortear ao final da live. Isso ajuda a deixar os consumidores atentos o tempo todo.

Publique uma versão editada no perfil

Assim que finalizar a live, você pode publicá-la no feed das redes sociais. Dessa forma, quem não conseguiu participar não perde as informações. É importante editar e selecionar os melhores momentos, pois quem assiste aos vídeos depois não tem a mesma motivação que os consumidores online em tempo real.

Pense também no tráfego pago para afiliados. Ao impulsionar esse conteúdo, você pode instigar o interesse dos consumidores para as próximas lives e ainda metrificar o engajamento com esse formato.

O que você não pode fazer em uma live para vendas?

O primeiro cuidado para fazer uma boa live como afiliado é a conexão com a internet. Imagina só: você se planeja, cria um roteiro empolgante para chamar a atenção de clientes, está com as falas na ponta da língua… Mas a imagem trava o tempo todo. Na sua própria experiência, dá para entender por que os espectadores não terão paciência de continuar online, concorda?

Nesse sentido, descuidar do cenário e da iluminação também é um grande erro para quem deseja fazer lives de sucesso. O Instagram, principalmente, é uma rede social que preza pela qualidade de imagens e vídeos, em busca das melhores experiências aos usuários. Não dá para colocar um conteúdo escuro e confuso no feed depois, certo?

E se você começa a live, apresenta os produtos e, quando vai interagir com os clientes, percebe que o áudio não funciona? Outro erro que não pode acontecer! Essas questões técnicas exigem muitos cuidados — ainda mais se vai usar outras tecnologias, a exemplo do QR Code com o link de compra.

Por fim, falar demais sem mostrar valor à sua audiência também pode ser um tiro no pé. Você não gostaria de ficar por mais de meia hora ouvindo alguém fazer longos discursos sem interações, não é? O roteiro é essencial, assim como ensaiá-lo antes de ir para frente da câmera.

Trabalhe o seu destaque no mercado!

As lives para afiliados são uma excelente aposta para aumentar as suas vendas. Mas lembre-se de que, mais importante do que falar, é importante ouvir o que a sua audiência tem a dizer. Torne esse momento ainda mais estratégico ao solucionar dúvidas sobre os produtos e se colocar à disposição para o diálogo.

Gostou das dicas? Então, continue por aqui com a gente. Conheça, agora, outras técnicas de redes sociais para afiliados!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.